ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Ovos Galados Duvidas Futuras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ovos Galados Duvidas Futuras

Mensagem por Marcus santos em Seg 29 Set - 16:10

Olá amigos, 
Hoje tive a imensa felicidade de realizar a ovoscopia dos 4 ovos que minha femea botou e confirmar que os 4 estão galados, acredito então que mais uns 8 dias os filhotes estarão saindo do ninho, com isto me gerou algumas duvidas de coisas que ouvi falar por ai e gostaria da ajuda de voces:

Banheira com água - É realmente eficaz fornecer a banheira pra femea tomar banho mesmo chocando ?  Isso não pode atrapalhar em algo ? E posso colocar todos os dias ou só a partir de uma data até que os ovos eclodirão ?

Alimentação - Preciso mudar alguma coisa na alimentação ? ou só continuar com a farinhada, mistura pra canario, legumes e etc e vitaminas na agua ?

Ninho - Posso abaixar um pouco o ninho depois de uns dias de vida dos filhotes para evitar que se algum tente sair do ninho o tamanho da queda seja menor ?

Valeu galera 

Abraços.

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 101
Reputação : 3

Re: Ovos Galados Duvidas Futuras

Mensagem por Diego Maestro em Seg 29 Set - 23:23

Olá,

Vou dizer como experiência própria.

Faço da seguinte maneira: separo um casal saudável para criação, e quando junto na criadeira evito ao máximo ficar mexendo na gaiola, deixo o dia inteiro em um lugar tranquilo e luminoso, manuseio apenas para limpeza e troca de alimentos. Fêmea tem que evitar stress (perturbação) a grosso modo, agora claro que existe fêmeas diferentes, isso vai do conhecimento entre o criador e os casais, se for um casal maduro a chance de ocorrer falhas é pequena, mesmo você deixando a gaiola num lugar talvez que não seja tranquilo, por exemplo. 

Você pode dar banhos de sol caso queira, mas não pratico esse tipo de comportamento, mesmo tendo ovos galados. Prefiro voltar com a banheira ao separar os filhotes dos pais. 

Alimentação costumo fornecer almeirão, couve, agrião, laranja, jiló, farinha de pão com ovos (cozido e peneirado), papa para filhotes (até os 30 dias), alpiste, níger, colza e osso de siba. As folhas costuma trocar de semana para semana, laranja uma vez a duas vezes por semana, jiló todos os dias e o restante também. Uso a boa água filtrada. 

Eu deixo o ninho como está, caso tenha problemas com o filhote eu mesmo o alimento. Se isso ocorrer já vai estar quase na fase deles saírem normalmente do ninho e começar a beliscar a alimentação, não gera tantos problemas. Se o casal alimentar seus filhotes e não tiver problemas com piolhos na gaiola, muito raramente filhotes irão sair do ninho antes da hora, por simples "experiência". 
Mas não vejo que tenha problemas caso queira abaixar o ninho. 

Não vi nenhum problema em sua mensagem, só complementei como é meu manuseio, talvez lhe ajude. 

GAbraço.

Diego Maestro
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 212
Reputação : 17

Mensagem por Marcus santos em Ter 30 Set - 10:20

Maravilha Diego, 

Muito obrigado pelas informações ..

Abraço.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Cesar Douglas dos Santos em Ter 30 Set - 10:22

Marcus bom dia!

Faço minhas as palavras do nosso amigo Diego!

Por volta do 10º, 11º dias de choco, costumo colocar uma banheira com água para ajudar na umidade dos ovinhos, facilitando assim o nascimento dos filhotes. Lembro que isso é o meu manejo, talvez os amigos não façam dessa forma!

Marcus, tire fotos do casal e coloque aqui para apreciarmos!

Grande Abraço!

César Douglas

Cesar Douglas dos Santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 92

Mensagem por Marcus santos em Ter 30 Set - 20:19

Ola Cesar, 
Esta era a minha maior duvida, ouvi falar sobre esse fato de usar a banheira para umedecer os ovos, certamente seguirei esta dica ! Muito obrigado !   dabce dabce

Segue as fotos do casal .. hahaahah 
Não tirei muitas pra não pertubar demais a femea ... 

Abraço ...

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Cesar Douglas dos Santos em Qua 1 Out - 8:48

Marcus bom dia!

Que linda!!! Sairão lindos filhotes!!

Só mais uma dica... Você, utiliza o " saco"  abaixo da Gaiola, para amenizar a "sujeira" no chão, esse vermelho da foto... Eu TAMBÉM UTILIZO, mais já tive problemas no passado com piolhos e ácaros. Continue usando, mais compre um pó chamado PIOLHAVES, e aplique pelo menos 2 vezes por mês na parte interna do "saco" (onde fica a sujeira), e bacana colocar no ninho também, aproveite que os filhotes não nasceram ainda. Atenção! Piolhaves é um Veneno, não deixe o pó atingir os comedouros e a água.

Lembro que esse é o meu manejo, talvez alguém possa te dar uma dica diferente da minha, porém funcional.

Qualquer dúvida é só perguntar amigo. 

Grande Abraço.

César Douglas

Cesar Douglas dos Santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Marcus santos em Qua 1 Out - 9:23

Poxa, a foto não ficou legal, uma pena, ficou muito grande e não consegui arrumar rs 

Obrigado pela dica, certamente irei usar sim este pó, porém posso aplicar no ninho com os ovos dentro ?  Não pode gerar algum problema será ?  ou retiro os ovos para fazer a aplicação ?   

Abraços e muito obrigado pelas dicas ...

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Cesar Douglas dos Santos em Qua 1 Out - 11:51

Marcus, 

O ideal seria tirar os ovos e aplicar o pó... na próxima ninhada, aplique quando o ninho estiver pronto, antes dela começar a botar! Eu ja tive um infestação de piolhos em um casal e filhotes, e morreram todos os filhotes! Foi horrível! Mais não se apavore! São somente algumas dicas de PREVENÇÃO, não é uma regra!

Atenciosamente.

César Douglas

Cesar Douglas dos Santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Marcus santos em Qua 1 Out - 12:09

Legal amigo,  mas com certeza é melhor prevenir né .. haha
Agradeço de coração pelas dicas e com certeza vou usa-las ..

Abração ...

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Diego Maestro em Qua 1 Out - 22:59

Não estou conseguindo mesmo ver a imagem legal. 

Quando os filhotes tiver empenado tire outra e mostre para gente. 

GAbraço.

Diego Maestro
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 212
Reputação : 17

Mensagem por Marcus santos em Qui 2 Out - 8:58

Pode deixar Diego, 
Amigos aproveitando o forum, ontem aconteceu algo estranho e que me chateou um pouco, adquiri uma nova femea pronta, e a levei pra casa normalmente, coloquei ela perto das outras gaiolas normal, até ai tudo certo, porem hoje de manha o macho começou a bater na femea no ninho, e os dois começaram a brigar, sem perder tempo ja separei os dois pela divisória, mas fiquei com algumas duvidas:

Será que pode ter ligação com a nova femea que chegou ? Ela está piando bastante ...

Será que terei algum problema mantendo o macho separado ? Será que só a femea consegue cuidar dos filhotes queestão para nascer ? 

Abraços.

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Qui 2 Out - 9:50

Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Marcus,

Quando adquirir um novo pássaro novo, o correto é coloca-lo em quarentena , esse procedimento evitará focos de doenças e você conseguirá observar melhor se o pássaro está saudável.

A Fêmea precisará do macho para ajudar a alimentar os filhotes na terceira semana.

As primeiras semanas a fêmea terá o dever de alimentar os filhotes, depois o macho também irá alimenta-los.

A fêmea se tiver mais de dois filhotes, já fica cansativo para alimentar sozinha os filhotes, por isso é importante manter o macho junto.
Não deve mudar a gaiola de lugar com a fêmea que está chocando, coloque um pano em cima tampando a lateral da gaiola para evitar que o casal veja outros canários. 

Tente deixar o casal junto, se perceber que o canário está batendo na canária, coloque a divisória para separar, acredito que assim que nascer os filhotes, o canário ficará mais próximo da canária para alimenta-la e assim ela começará alimentar os filhotes.

Espero que tudo ocorra bem !

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Pontos : 8191
Reputação : 523

Mensagem por Marcus santos em Qui 2 Out - 12:07

Célia, a Femea que comprei está em quarentena, numa gaiola só dela, sem contato com nenhum passaro que eu ja tinha antes.

O grande problema é que a briga dos dois hoje foi feia rs E a femea está nos ultimos dias do choco, estou com medo de abrir a divisória e acabar tendo brigas de novo e resultar em algum ovo quebrado ou a femea machucada ... Será que não há este risco ?  Trabalho fora, não consigo acompanhar o dia todo se eles estão se dando bem de novo ou brigando outra vez ... 

Acha válido tentar deixar os dois juntos novamente ? 

Obrigado ...

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Qui 2 Out - 18:43

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Marcus,

Eu faria o seguinte, deixaria a canária chocando, e colocaria a divisória para deixar o macho separado.

Quando possível deixaria juntos, mas observando o macho.

Pode deixar a canária sozinha chocando, depois tente colocar junto, já com os filhotes nascidos.

Espere os filhotes nascerem, não é viável a fêmea e o macho, ficarem  juntos , e fique observando e evite deixar o macho bater na fêmea.

Se não for possível o casal ficar juntos, você pode ajudar a fêmea tratar dos filhotes.

Quantos ovos a fêmea está chocando ? 

Se tiver dúvidas fique à vontade para perguntar!

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Pontos : 8191
Reputação : 523

Mensagem por Marcus santos em Sex 3 Out - 11:07

Olá Celia, primeiramente obrigado pelas informações, acho válido as suas idéais, assim corro menos risco de ter algum tipo de problema com o nascimento dos filhotes ou stress da canaária.

Para ajuda-la só tenho entre as 06:00 e 07:00 da manha, antes de ir trabalhar e novamente umas 21:00 que é a hora que chego do serviço, esse é o grande problema ...

A canaria está chocando 4 ovos, todos galados ...

Muito obrigado por tudo !
Abraços.

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: