ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Desejo aprontar para fibra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desejo aprontar para fibra

Mensagem por rafamed em Ter 26 Ago - 0:09

Prezados amigos.
Tenho um curió que já está próximo dos 2 anos de vida, há 1 comigo. Já tem o praia definido. Nessa época ele está bem quente, cantando o dia todo, mas na semana passada eu o coloquei de frente com o curió de um amigo e ele afinou, não deu um pio. 
O problema é que eu não tenho tempo nenhum desenvolver a fibra dele, trabalho o dia todo e só aos finais de semana que tenho tempo para passear, levá-lo a algum lugar diferente para ele ir ficando mais 'esperto'.

Eu gostaria de perguntar aos amigos entendidos no assunto, se tem algo que eu possa fazer ao longo da semana (quando não posso sair com ele) para deixá-lo mais desinibido? Já deixo ele pegar sol, banho todos os dias, deixo ele ouvindo o curió do vizinho de longe e ele responde, mas quando boto próximo ele não dá um pio.

E por outro lado, quando for passear com ele: é melhor ir com ou sem capa? E quanto tempo de passeio é ideal? Passear de carro adianta? Eu gostaria muito que ele cantasse a minha mão, como fazer?

Lembrando que a minha intenção não é participar de torneio nem nada, apenas curtir o meu pássaro. Um abraço a todos.

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 122
Reputação : 0

Re: Desejo aprontar para fibra

Mensagem por Carlos woody em Ter 26 Ago - 11:06

Amigo da uma olhada neste topico

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Moderador do Fórum Criadores de Pássaros

CRIADOR DE CANARIOS DA TERRA  

CRIADOR DE CANARIO DE COR

CRIADOR DE SANHACO DE COLEIRA                                                                                                                                                                                      
                          DONO DE CANARIOS DA TERRA

CARECA (USA) NUMERO 1456

SANTINO (USA) NUMERO 2564

Carlos woody
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 3084
Reputação : 197

Mensagem por Dougl@s em Ter 26 Ago - 18:59

Já que você não quer participar de torneios não aconselho você tá mostrando seu curió a outro, pois ele pode se intimidar e parar de cantar por um tempo, como já aconteceu com o seu. Se seu objetivo é apenas apreciar o belo canto do curió, faça o manejo que você vem fazendo, com banhos de sol e banheira, forneça jiló e milho verde pois esquentam o pássaro. Passeios de carro ajudam muito, podendo fazer sem capa. Passeios com a gaiola na mão também ajudam. Mude sempre de prego pois ele acostuma cantar em qualquer lugar. Mesmo você fazendo essas coisas não quer dizer que ele vai cantar na mão, pois muitos pássaros não cantam na mão e cantam muito no prego. Outra coisa: curió geralmente não é criado para fibra pois seu canto é muito melodioso e longo. São pássaros de torneio de canto ou simplesmente para serem ouvidos em casa, como no seu caso. Curiós são pássaros muito sistemáticos e mudam de repente de atitude. Tenha paciência que ele volta a cantar e não fique mostrando ele para outro. Boa sorte.

Dougl@s
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 258
Reputação : 40

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Dom 31 Ago - 19:20

Douglas falar que curió não pode ser criado para fibra é brincadeira, procure saber o que vc escreve pq leigos vão ler e achar que isso é verídico...

Esse é o mais próximo de sua cidade que achei video....

Qualquer ave treinada canta na mão...

Rafamed primeiro tem que saber se na genética do seu pássaro é portador de fibra, existe pássaros ótimos cantores mas não carregam a fibra e valentia de características.

Ainda está chegando a época do pássaro aprontar e cantar bem, passeios ajudam a pé de carro de qualquer maneira seu pássaro irá curtir, quanto a capa ou sem capa o ideal e começar com a capa para a ave ir se acostumando ao balanço, barulhos e etc...

Após vai muito do mantenedor , tem que avaliar o que seu pássaro gosta e se sente melhor e proporcionar isso a ele...

Fêmeas deixam a ave mais dispostas, basta apenas deixa la piando em casa que o pássaro já irá estar mais disposto a cantar para atrair uma parceira na época de acasalar....

Isso também é opção do mantenedor...

Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 803
Reputação : 63

Mensagem por Dougl@s em Dom 31 Ago - 21:59

Acho que não vale a pena criar um curió para fibra. Seria um desperdício.  Mas cada um pensa o que quer.

Dougl@s

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Dom 31 Ago - 22:05

Exatamente....

Poderia ter deixado claro isso, tem que ter a noção que o que posta aqui, um universo tem acesso...

Outra coisa: curió geralmente não é criado para fibra pois seu canto é muito melodioso e longo.

Fibra  de curió é importante que seja cantos longos e com boa retomada...não é por numero de cantos que se marca hj, é através de tempo cantado dentro dos 10 e depois dentro dois 15 minutos de bateria...

Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por Dougl@s em Dom 31 Ago - 22:26

Eu tenho noção do que posto sim. Mas fique a vontade para fazer seus comentários. Não comecei a criar curió ontem não.  Tenho vários troféus e excelentes pássaros. Mas o problema maior aqui entre criadores de curiós é a valorização de um único canto, o praia. Está se criando uma indústria de curió praia e a consequência disso são pássaros fracos em canto que são disseminados Brasil a fora, pois os bons ficam na origem. Então para não decepcionar os clientes criam-se rodas de curió que ninguém sabe o que cantam. Mas aquele que segurar o gogó por mais tempo ganha.

Dougl@s

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Seg 1 Set - 21:10

Mais uma vez está equivocado...

Mas o problema maior aqui entre criadores de curiós é a valorização de um único canto, o praia. Está se criando uma indústria de curió praia e a consequência disso são pássaros fracos em canto que são disseminados Brasil a fora, pois os bons ficam na origem. Então para não decepcionar os clientes criam-se rodas de curió que ninguém sabe o que cantam. Mas aquele que segurar o gogó por mais tempo ganha.

Participa de torneios de PGC onde?

Parece que é veterinário né? gostaria de contatos com vc....tenho algumas duvidas...vc pode tirar?

Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por Dougl@s em Ter 2 Set - 11:01

Sou veterinário sim desde 2010. Mas não venha tentar esnobar ninguém aqui. Quanto às dúvidas é melhor tirar com alguém mais experiente.

Dougl@s

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Ter 2 Set - 15:48

Nunca esnobaria ninguém, caso quisesse não estaria aqui...
Se entendeu dessa maneira me desculpe, só não concordo com certas afirmações e brigo por elas, doa a quem doer...

Não posso aceitar alguém ainda mais um veterinário falar que é desperdício criar curió para fibra, faria a afirmação inversa se tratando de trinca ferro?

O tópico não é nosso, não acho que seja por esse o caminho...aqui é pra somar e não o inverso...

Se me entendeu errado mais uma vez me desculpe, agora se quer brigar ou aparecer não vai ser nas minhas costas...fica com Deus,  abraço!

Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por rafamed em Qui 4 Set - 21:27

Pessoal, obrigado pelas respostas e atenção à minha duvida. Na verdade gostaria de retomar o assunto original do tópico e aproveitar para fazer um adendo aqui. 

Eu já criei pássaros há cerca de 10 anos atrás, apenas por hobby, mas parei. No ano passado, resolvi retomar o hobby e comprar um curió pardo de um bom criadouro. Para isso pesquisei bastante, estudei sobre o manejo da ave, aprendizado do canto e etc por quase um ano antes de comprar.

Depois de ler vários artigos, sites e afins, percebi que pouca atenção se dá àquele criador que apenas deseja ter um curió (ou outra ave qualquer) como animal de estimação, para apreciar seu canto, tê-lo como companhia, etc. Quase que só encontro sites voltados para o hobbysta que deseja reproduzir a ave (em teor comercial) e/ou participar de torneios (competitivo), o que acaba deixando meio perdido aquele mantenedor que apenas deseja ter uma ave dócil, com um belo canto (não necessariamente o clássico e repetidor), que cante em sua mão, cante nos passeios, etc. Sei que esse criador não é o foco, nem deveria ser, mas convenhamos que é boa parcela dos mantenedores (e compradores) hoje em dia. 

Minha dúvida, portanto, se encontra nessa esfera. Não desejo, pelo menos por enquanto (pela falta de tempo, mas no futuro sim), competir e direcionar meu pássaro para a fibra propriamente dita, dos torneios de fibra. A fibra a que me referi é apenas torná-lo mais valente para cantar mais em casa, em lugares desconhecidos e até na minha mão, ou vez ou outra mostrá-lo para um curió de um vizinho e ver o que acontece.  Esse foi o intuito do tópico e peço desculpas por não ter sido claro a princípio!

O meu por exemplo, canta um canto "quase clássico" em casa (que me agrada muito!), chega a dar 6 repetições quando está muito quente, mas quando está fora de casa fica meio 'tímido' e canta menos. Mas quando está no campo de visão de outro cantando, "entopeta" fica MUDO! Apesar disso, quando escuta outro de longe, fora do campo de visão, ele fica estimulado a cantar mais.

Pela experiência de vocês com esta ave, o que acham que posso fazer para melhorar a sua valentia? Passeios devem durar quanto tempo mais ou menos e quantas vezes na semana seria o ideal? No meu caso, moro sozinho em apartamento e trabalho o dia todo. Sei que não é esse o ideal, mas o que pode ser feito para eu pelo menos tentar atingir esse objetivo?

Muito obrigado!

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 122
Reputação : 0

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Qui 4 Set - 21:51

Gostaria de pedir desculpa pela bagunça que virou seu post, mas é difícil tolerar algumas coisas, enfim errei e peço desculpas a vc que é criador do tópico.

Passeios sempre que for possível, a pé, de carro, com capa, sem capa, vai vendo o que ele gosta mais e vai dando a ele isso.

Aqui no Rj temos a felicidade de não fazer tanto frio e ter como começar a puxar o curio ja em julho, mas o ideal é só a partir de setembro.

Vai na padaria leva o bicho, vai dar uma volta leva, vai sair de carro leva e assim até ele estar bem quente...nesse início tente não colocar ele próximo a outro sem capa se isso não faz ele cantar...faça só o que percebe q a ave gosta...vai dando ritmo a ele, deixando o bicho a vontade, proporcionando a ele o que mais ele quer...

O mais importante é a observação o pássaro mostra o que quer, com atenção aprendemos a lidar com ele, entupetar é o sinal mais claro que ele não quer duelar...como se rendesse para não apanhar...por isso que uma ave canta melhor com outra que tbm está quente, quando pega um frio rende menos, pq vê que o outro não quer briga....por isso nos torneios procuramos colocar a ave do lado de outra que conhecemos e canta bem, briga, é valente....

Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: