ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Gostaria de saber se isso e possível

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gostaria de saber se isso e possível

Mensagem por thiaginho em Ter 19 Ago - 17:41

Tenho uma canaria excelente reprodutora já tirei vários filhotes com ela pois um desses filhotes hoje se encontra se adulto  e cantando um belo dia esse filhote cantou na cara da mãe dele e ela pediu gala para eles sera que eu posso colocar eles juntos para tirar filhotes com eles ? estudar

Última edição por thiaginho em Qua 20 Ago - 8:09, editado 1 vez(es) (Razão : DUVIDAS)

thiaginho
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 25
Reputação : 0

Re: Gostaria de saber se isso e possível

Mensagem por Carlos woody em Qua 20 Ago - 10:16

Sim pode Amigo sendo seu primeiro filho

Moderador do Fórum Criadores de Pássaros

CRIADOR DE CANARIOS DA TERRA  

CRIADOR DE CANARIO DE COR

CRIADOR DE SANHACO DE COLEIRA                                                                                                                                                                                      
                          DONO DE CANARIOS DA TERRA

CARECA (USA) NUMERO 1456

SANTINO (USA) NUMERO 2564

Carlos woody
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 3084
Reputação : 197

Mensagem por João Pereira em Qua 20 Ago - 11:01

acho que pode  sim amigo 

só nao pode entre irmão se nao me engano 

vamos aguardar os mais experientes com canarios 
para sanar essa duvida 

João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 9306
Reputação : 557

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Qua 20 Ago - 11:58

Bom dia Thiaguinho.
Se você quer predominar caracteristicas paternas cruze a filha com pai, quando predomina caracteristicas maternas filho com mãe.
Isso pode ser feito sim, como disse o João o que não pode ser realizado é entre irmãos.
Abraços.

“Muitos homens ficam de mãos vazias porque não conhecem a arte de repartir.” (Charles Haddon Spurgeon)

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 813
Reputação : 56

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qua 20 Ago - 15:09

Thiago, eu pessoalmente não recomendo cruzamentos consanguíneos (entre parentes próximos), isso por que a diversidade genética dos filhotes é baixa, isso quer dizer que os mesmos ficam sujeitos a anomalias físicas, assim como doenças hereditárias.

Realizado por uma, ou duas gerações, pode ser que não surjam problemas, e muitos criadores utilizam para reforçar determinada característica, como o amigo Bartolomeu disse.

Eu, pessoalmente prefiro não arriscar.

Ricardo Ronsini
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 478
Reputação : 39

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Qua 20 Ago - 15:39

Nunca tive problemas Ricardo. Eu não realizo o cruzamento de filhos dos filhos. Exemplo cruzei o pai com a filha, eu não realizo mais o cruzamento com os filhotes deles com o pai.
Pode ser que alguém que crie aqui no forum possa ter tido problemas, porém eu nunca tive. Pelo contrario tenho machos aqui que se tornaram cantores melhores que o próprio pai.
Em contra partida conheço pessoas que cruzaram canarios sem parentesco o nascer filhotes com má formação.
Mas há pessoas que não cruzam e preferem não arriscar.
Abraços.

“Muitos homens ficam de mãos vazias porque não conhecem a arte de repartir.” (Charles Haddon Spurgeon)

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qua 20 Ago - 16:03

Hé, Bartolomeu, como eu disse, os problemas derivados de cruzamentos consanguíneos raramente surgem na primeira ou segunda geração.

O que não se deve fazer são cruzamentos consanguíneos sucessivos, pois a cada geração a variedade gênica é mais comprometida.

Realmente, os cruzamentos entre parentes reforçam características desejadas, como cor, porte ou canto, mas infelizmente isso também ocorre com as características indesejadas, como má formações estruturais, ou imunológicas.

Mas é como foi dito, um ou dois cruzamentos consanguíneos consecutivos, raramente resultam em danos a prole, e é uma estratégia muito comum entre criadores de raça.

Eu, pessoalmente os evito, até por que não curto muito padronização de raças, gosto mesmo é da mistura Very Happy

Ricardo Ronsini

Mensagem por RONZONI em Ter 26 Ago - 22:28

os cruzamentos sanguinios nos carios sao usados por todos os criadores de canarios de cor pricipalmente ate a quinta geracao pois  so assim o criador consegue fixar sua propria genetica

CRIADOR DE CANARIOS DE COR :
AMARELOS :INTENSO, MARFIM,NEVADO
AMARELOS MOSAICOS
VERMELHOS MOSAICOS
VERMELHO : INTENSO,MARFIM,NEVADO
VERDE:INTENSO,NEVADO,MARFIM,MOSAICO
ISABEIS VERMELHO MOSAICO
GLOSTER
TOPETE ALEMÃO
YORK

RONZONI
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2402
Reputação : 168

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qua 27 Ago - 11:03

Como eu disse, cruzamentos Consanguíneos reforçam características fenotípicas sim ! Mas também resultam em maiores probabilidades de mutações e deficiências.

Não é uma suposição, é um fato ! Assim funciona a genética, pode dar certo e não acontecer nada, mas quanto mais são feitos cruzamentos entre indivíduos com material gênico semelhante, menor é a diversidade de genes das gerações subsequentes, e maior a probabilidade do surgimento de anomalias.

"Pô, mas os criadores de canários de cor fazem isso todo o tempo, e nunca deu problema"

Legal, mas é brincar com a sorte, genética não é uma ciência exata, pois depende de fatores biológicos e do acaso, o que existem são os riscos, e cabe a cada criador decidir se vão assumi-los ou não.

Ricardo Ronsini

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Qua 27 Ago - 11:15

Como eu falei em outro post não apenas criadores de canarios mais criadores de qualquer tipo de animal (exemplo de raças de cachorros, cavalos, vacas), há esse tipo de cruzamento para estabelecer caracteristicas únicas de determinado animal diferenciando assim sua criação. Os riscos são menores do que se comparado aos resultados (Não estou ausentando os problemas que podem surgir).
Mas como o nosso amigo Ricardo disse que é algo perticular de cada um entre fazer ou não.
Abraços.

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qua 27 Ago - 11:31

Exatamente Bartolomeu, falando em cães de raça, existe um documentário bem interessante sobre o assunto, acho que essa é uma parte:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Se tiverem tempo deem uma olhadinha.

Isso apenas demonstra o que acontece quando o homem prioriza a "estética" ao bem estar animal.

Acontece com cães, gatos, bovinos, pássaros, peixes e muitos outros animais de raça "pura".

Por isso é tão importante ter os conhecimentos sobre genética e os perigos relacionados a sua manipulação.

Abraços !

Ricardo Ronsini

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Qua 27 Ago - 12:33

Amigos em termos de canário não posso opinar....

Mas como biólogo e criador de algumas espécies darei minha opinião...

Cruzamentos direto com o msm sangue não gera problemas, pelo contrário fortalece características e saúde animal, quem diz o contrário ta desatualizado ou mal informado.

Fazemos cruzamentos de Pai X filho, Pai X neto, pai X tataraneto e assim em diante até atingir o f5(5 geração onde se obtém o sangue puro) usamos o termo fechamento de raça.

Igualmente com a mãe...

Sem ter problemas de formação óssea ou saúde.

Entre irmãos deve saber o que fazer, pq geralmente acentua se os defeitos, mas sem problemas de saúde ou defeitos.

Apuramento genético só é feito dessa maneira, não existe outra forma, pode pegar o melhor macho e a melhor fêmea do mundo e fazer um cruzamento que vai portar defeito de ambos, para se limpar vai até a 5 geração do que quer acentuar...

Na natureza é comprovado geneticamente que os casais formados possuem mesmo dna, ou seja são parentes, irmãos.
Filhos desses irmãos tbm formarão casal e assim consequentemente...alguém já viu na natureza pássao com defeito genético?

Deformações, problemas de formação, animais ou nós humanos com debilidade  pode acontecer e acontece sem ter sangue conjunto(cosanguínio), acontece por defeito na formação do embrião, seja por problema paterno ou materno.

Crio curiós a mais de 10 anos tenho gerações e gerações passadas dentro do mesmo sangue...nunca tive anomalia...nunca tive reclamação de filhote debilitado...

Antigamente quando se usava muito medicamento existia o problema de filhote resistente ao medicamento e por isso se perdia sem saber pq, se medicava e não tinha resultado....

Além das aves crio cão da raça Dogo Argentino, meus melhores filhotes vieram ano passado , exatamente a 4 geração passada no pai...8 filhotes e todos com padrão internacional.

Esse ano fiz cruzamento de irmãos de 2 a 3 geração, uma fêmea nova de primeira ninhada deu 4 filhotes fêmeas, 3 dentro do padrão.

Normalmente na primeira ninhada menos de 50% da raça vem dentro do padrão....

Pra mim sabendo fazer não existe tal problema....

Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 803
Reputação : 63

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qua 27 Ago - 13:30

Márcio, também sou biólogo, e conheço conceitos básicos de genética e hereditariedade;

O fato é, cada indivíduo possui um material genético único, e na reprodução sexuada, ocorre a fusão desse material por parte de ambos os sexos, mãe e pai,  (nos humanos são 23 pares de cromossomos de cada, formando um zigoto com 46 cromossomos), correto ?

E é o material genético que vai definir todas as características do individuo gerado, correto ?

A diversidade de genes, contribui para a formação de características diversas, a ausência dessa diversidade vai restringir a diversidade dessas características, concorda ?

Pra encurtar a história, quanto maior for a mistura genética, maior será a diversidade das características, quanto menor a mistura, menor a diversidade das características, são conceitos bem simples, não acha ?

O fato é, ao restringir a diversidade genética de um ser vivo, você consegue sim, padronizar uma raça, mas ao mesmo tempo que fixa as características desejadas, faz o mesmo com as indesejadas.

Por que a reprodução sexuada é tão comum entre as formas de vida ?

Por que não nos reproduzimos por mitose, ou fragmentação ?

Seria muito mais simples, não.

A resposta é, para a manutenção da diversidade genética !

Por que programas de reprodução em zoológicos monitoram e selecionam indivíduos reprodutores de acordo com a menor proximidade genética entre estes para o processo de reprodução ?

Por que mesmo os criadores de canários aqui citados, depois de sucessivos cruzamentos consanguíneos necessitam injetar "sangue novo" no plantel ?

Por que animais evitam acasalar com integrantes da mesma família, sendo comum nas espécies coloniais, como; Cavalos, Elefantes, Macacos, Golfinhos, Lobos e muitos outros, que ao atingir a maturidade sexual o indivíduo seja banido do grupo ?

Mais uma vez, diversidade genética é a resposta !

Acho que você se confundiu um pouco, o que está em pauta é a saúde física desses animais, e não se estão dentro de padrões de competições, ou se ganharam prêmios ou concursos e etc.

Isso não é relevante, pois estão sendo julgadas características morfológicas que de nada refletem na saúde.

Um animal pode ser campeão do mundo em um concurso de raças, e ainda sim apresentar problemas genéticos, como o próprio documentário que eu compartilhei reflete.

Bom, sem mais delongas; O fato inegável é:

Quanto menor a diversidade genética de um indivíduo, menor diversidade de características ele vai possuir, em consequência disso, mais acentuadas serão as características presentes nesse indivíduo, sendo estas desejáveis ou não.

Simples assim.

Cruzamentos consanguíneos podem ser realizados sem problemas ? Sim é claro, contanto que a pessoa por trás seja responsável, e priorize o bem estar animal acima de tudo !

Mas dizer que eles não podem gerar problemas de origem hereditária, é um insulto as próprias leis da genética.

Última edição por Ricardo Ronsini em Qua 27 Ago - 19:08, editado 1 vez(es)

Ricardo Ronsini

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Qua 27 Ago - 15:31

Concordo em grande parte de suas colocações...

Problema pode existir em qualquer situação...

A pergunta do amigo é muito simples não entendo o motivo de tanta dificuldade, não digo em relação  só a sua resposta Ricardo....

Características acentuadas e indesejáveis se tem no F1 tbm...

Disse tudo, saiba fazer e faça com responsabilidade...

O tópico é sobre mãe X filho....

A resposta para o amigo é ... sim pode fazer o cruzamento...

Querendo alongar abrimos um tópico para isso e falamos sobre...

Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qua 27 Ago - 19:20

Legal, é importante esclarecer alguns pontos que estavam um pouco confusos sobre o tema, pra que não fossem perpetuadas informações errôneas.

Por isso é sempre construtivo discutir assuntos de grande importância como esse.

Abraços.

Ricardo Ronsini

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Qui 28 Ago - 17:45

Muito simples a resposta hahahahahah
Mas o debate esta de alto nivel e todos aprendem e é claro a verdade é uma só, problemas podem surgir em qualquer tipo de reprodução em todos os niveis de parentesco ou não.
Como eu disse, tem os que apoiam e fazem a reprodução entre pais e filhos e aqueles que não fazem.
Os beneficios geneticos existem assim também como os maleficios, a questão é.....O aprimoramento da raça vale ou não a pena?
Pra mim, uma opinião minha...vale muito e para isso eu prefiro correr o risco e ter o melhor de uma raça.
Abraços.

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Qui 28 Ago - 18:02

Bartolomeu acho que poderíamos abrir um outro tópico, ficaria mais bacana e com o assunto concentrado...

Concordo com o Sr em partes tbm...sabendo fazer não tem riscos...rs

O vídeo dos cães ao meu ver não se compara com aves...em cão para se chegar numa raça específica se funde Raça X raça(Ex; para se chegar no dogo argentino foi usado, dog alemão, buldog ingleses,bull terriers,mastin,pointers ingleses e galgo) para se ter o melhor de cada raça e fazer esse cão espetacular)

Todos são cães beleza, só que de tamanho, peso, ossos, formação de crânio, musculatura enfim tudo de características bem diferentes uns dos outros...

Aí quando se chega ao padrão que querem começam a pegar o melhor de cada individuo e acentuar....aí chega ao ponto dos problemas...

Nas aves não tem como se fazer isso, nem com hibridismo, por ser impossível cruzar um trinca ferro com um curió por exemplo....

Faço e aprovo, só se chega a perfeição assim...

Respeito quem não faça da mesma forma que respeito quem sabe fazer...

Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Sex 29 Ago - 12:09

Márcio eu criei um tópico na parte de assuntos gerais sobre isso.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Agora poderemos ter um debate centrado exatamente sobre genetica e cruzamento para aperfeiçoamento genetico.
Abraços.

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: