ANUNCIOS
Últimos assuntos
» DESAFIO QUE PASSARINHO É ESSE ?
por Julio Cezar Della Torre Hoje à(s) 0:36

» FILHOTES NÃO EMPENAM
por Bruno Machado Ontem à(s) 19:55

» Coleiro muda
por dagner Ontem à(s) 11:01

» Diga não ao PL 3264
por santosSSt Ontem à(s) 6:49

» Aniversariantes do dia 02/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Ontem à(s) 0:40

» Aniversariantes do dia 01/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Ontem à(s) 0:38

» Filhote de Trinca Ferro
por Eduardo Machado Qui 1 Dez - 7:22

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Macho e Fêmea sem interesse

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Macho e Fêmea sem interesse

Mensagem por Marcus santos em Qui 14 Ago - 13:49

Olá Amigos, 

Pela primeira vez estou tentando tirar uma cria de canários belgas, porém estou com uma certa dificuldade e algumas duvidas, 
primeiro de tudo investi numa gaiola apropriada de criação com divisórias e tudo, junto comprei uma fêmea, fiz uma analise simples de como está seu "abdomem" e aspectos de saude, todos aparentemente ok. O macho eu ja tenho a um tempo, o grande problema é que esse macho nunca foi um belo cantador, acredito que este esteja com mais ou menos 1,5 anos de idade. Antes da fêmea chegar ele até cantava, baixo, porem cantava e somente quando eu colocava ele no corredor da minha casa (área aberta), quando ele esta na sala que é seu local de costume ele não canta, segunda feira cheguei com a gaiola nova e a fêmea, coloquei um de um lado e outro do outro lado, separados pela divisória e desde então estou tratando a base de Avitrin E, giló, ovo cozido, farinhada, e bastante higiene no manejo do casal, porém estou achando os dois um pouco apagados, agora ele parou de cantar de vez, ela não entrou no ninho ainda e nem se interessou pelos fios de Juta que disponibilizei para a confecção do ninho, os dois aparentão estar saudáveis, até vejo sinais de comunicação entre os dois, porem nada de canto do macho, e nada de interesse pelo ninho da femea, o que acham que devo fazer, deixar os dois na mesma gaiola e esperar mais ou separar o macho colocando-o em outra gaiola e esperar que ele volte a cantar ?

Abraços.

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 101
Reputação : 3

Re: Macho e Fêmea sem interesse

Mensagem por william alves santos em Qui 14 Ago - 14:38

Olha separa eles mas pode deixar eles se verem e a femea nao esta pronta ainda e o macho existi a ipotese de ser uma femea ou ter algum poblema pra nao cantar trata eles com vitamina E e continue com esta alimentacao que logo estarão prontos para o acasalamento.olha lembrando que a femea tambem pode cantar eu por exemplo tenho uma otima femea que canta parecido com o macho.

william alves santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 53

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Qui 14 Ago - 17:05

Boa tarde Marcus. É o seguinte não deixe eles se verem, deixe a femea ir escutando ele. A femea estará pronto quando ela deitar no ninho, abaixar quando ouvir ele cantar, ela dará sinais que esta pronta. Continue dando Avitrin E e uma boa alimentação, antes de deixar eles se verem deixe primeiro eles se escutando, isso vai estimulá-los.
Nos mantenha informado as evoluções.
Boa sorte.

“Muitos homens ficam de mãos vazias porque não conhecem a arte de repartir.” (Charles Haddon Spurgeon)

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 813
Reputação : 56

Mensagem por Marcus santos em Qui 14 Ago - 22:58

M
Olá amigos, 
Fiz conforme vocês me orientaram, separei o macho da fêmea, notei algumas coisas após isso:

- o macho ficou bastante elétrico, como se estivesse procurando a fêmea dentro da gaiola, pulando de um lado para o outro e piando bastante ...

- o macho passa constantemente o seu bico no poleiro, porém não percebi rouquidão ou chiado, apenas o fato de esfregar o bico no poleiro já é o suficiente pra diagnosticar uma possível doença ? 

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Obrigado

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por marcosvpb em Sex 15 Ago - 2:31

amigo tente estimular seu canario com um canto de belga e veja se ele responde

marcosvpb
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 131
Reputação : 0

Mensagem por marcosvpb em Sex 15 Ago - 2:35

tive um canario q só cantava qnd ouvia outro macho cantando mais como eu só tinha ele colocava canto de belga pra ele ouvir no computador

marcosvpb
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 131
Reputação : 0

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Sex 15 Ago - 9:12

Pois é, eles agora vão se conhecer ouvindo um ao outro, isso vai estimular e aprontar eles mais rapido.
Diga-me uma coisa Marcus, o macho ele esfrega o bico constantimente como se estivesse agoniado querendo tirar algo do bico e fica abrindo o bico sem sair som como se estivesse engasgado?? 
Percebeu se ele tosse ou espirra??
 Ele por ter quase 2 anos deveria já estar com canto aberto, cantando alto e com vigor.

obs: Nem sempre para haver problemas precisa estar com algum chiado ou rouco. No meu caso percebi quando ele do dia pra noite não cantava mais só piava e de repente nem piou mais, por isso a necessidade de estarmos atentos.
Aguardamos respostas.
Abraços.

“Muitos homens ficam de mãos vazias porque não conhecem a arte de repartir.” (Charles Haddon Spurgeon)

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Marcus santos em Sex 15 Ago - 10:11

Olá Sr Bartolomeu, de ante mão muito obrigado pela ajuda e preocupação, assim como todos que aqui me ajudaram até o momento, é imensamente estimulante perceber o interesse do próximo em nos ajudar ...  Very Happy  Very Happy 

Bom, reparei que ele está fazendo isso apenas ontem, a aparência que da é como se ele estivesse com as laterais do bico sujo e estivesse passando o mesmo no poleiro pra limpar, não reparei até o momento a questão de abertura do bico, neste momento estou trabalhando, mas assim que chegar em casa vou coloca-lo próximo de mim e ficar observando-o.
Isto que estranhei também, o fato dele não cantar muito, só de vez em quando, e bem baixo e um pouco embolado.

Hoje durante a noite passo mais informações sobre ele, mas acham interessante já comprar algum tipo de remédio e deixar guardado caso haja necessidade de usar ?

Abraços e muito obrigado.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Sex 15 Ago - 11:16

Não compre remedio algum, até porque não sabemos se ele esta doente, o fato dele cantar embolado e baixo pode ser que ele não tenha tido em seu crescimento um canario professor, ou seja, um canario maduro que ensinasse o canto pra ele.
Não automedique seu passaro, ninguém toma remedio de gripe sem estar gripado, então vamos analisando seu problema deste casal e vamos que vamos que tudo se resolverá.
Abraços.

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Marcus santos em Seg 18 Ago - 11:13

Bom dia amigos,

Estive acompanhando meu alado, e não percebi mais o fato dele estar passando o bico com frequência no poleiro, apenas o que percebi é que o danado se coça bastante, geralmente antes de dormir, mas isso acredito que eu resolvo com algumas gotas de vinagre de maçã na banheira dele ao longo da semana...  rs'  Very Happy 

Este fim de semana acredito ter sido um dos melhores na minha pequena experiencia como criador, meu canário parece que perdeu a timidez de cantar na frente da fêmea e de cantar dentro de casa, que é onde a gaiola dele fica, apesar de ainda estar cantando meio embolado e baixo, ja foi um grande avanço ...  E para outra surpresa minha a fêmea começou a se interessar pelo ninho, percebi que ela ja levou alguns fios de juta pra dentro dele, e já flagrei ela umas 3 vezes deitada dentro do ninho ...
Acho que agora vai ein ....   dabce  dabce 

Vou continuar acompanhando, qual o melhor momento para coloca-los na mesma gaiola separados pela divisória ?? E quando posso abrir a divisória ?

Obrigado amigos ...

Abraços.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Seg 18 Ago - 12:38

Boa tarde Marcus. Muito legal ver essa evolução, quando esperamos o tempo deles as coisas simplesmente acontecem. Agora perceba se quando ele canta ela meio que faz uma "dança" no puleiro e fica meio que abaixando.
Coloque ele na divisoria e eles se vendo e vai reparando o que acontece, repare se ele começa alimentar ela pela grade.
Voce esta fazendo tudo certinho e em breve terá a recompensa desse bele trabalho.
Não abra a divisoria ainda, dexa eles se verem e darem uma namorada.
Aguardamos as evoluções.
Abraços

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Marcus santos em Seg 18 Ago - 13:35

Com certeza Sr Bartolomeu, tomara que continue evoluindo ...  rs 
Vou acompanhar a reação dela quando ele cantar, e se perceber que ela esta meio que dançando vou coloca-los na mesma gaiola separados pela divisória, e quando eu perceber os dois namorando pelo vão abro a grade ...

Abraços e obrigado pela ajuda, 
Qualquer novidade informo ...

Tudo de bom !

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Seg 18 Ago - 15:04

Coloque ele na divisoria já, deixe eles já próximos e vai acompanhando, eu tenho um casal que estão na mesma situação que os seus, é a primeira postura dela, o que estou te passando é o que exatamente estou fazendo com uma canaria nova que tenho no meu plantel.
Ela esta piando, abrindo as asas, pulando no puleiro de um lado para o outro, o macho tem chamado também, se penerando todo, mais uma semana vou coloca-los. Tudo questão de tempo.
Boa sorte irmão.
Abraços.

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Marcus santos em Ter 19 Ago - 0:27

Olá amigos, 

Infelizmente acredito que não tirarei filhotes tão cedo, hoje passei boa parte da noite olhando meu casal, e tenho quase certeza que a fêmea está doente, ou ácaros de traquéia ou problemas respiratórios, a impressão que da é que ela está sufocada e não consegue respirar, fiz um vídeo para vocês olharem, nota-se um leve "assobio" quando ela respira, e percebi uma respiração ofegante tbem, meu medo agora é juntar o casal na mesma gaiola e o meu alado ficar doente tbem ... Sad Sad 

Poxa só porque o ninho já está bonitinho quase pronto e meu alado cantando cada dia mais forte ... Sad

Há algo que eu possa fazer para tentar que ela melhore rápido sem perder a época de criação ?  Ela já está quase pronta para a postura ... Não queria interrompe-lá ...  

Abraços

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Ter 19 Ago - 1:10

Ela ja estava assim ou foi piorando??

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Marcus santos em Ter 19 Ago - 6:57

Olá Sr Bartolomeu, 

Comprei esta fêmea recentemente, ontem completou-se 1 semana que ela esta comigo, comprei-a num Pet Shop, e acredito que me atentei mais em querer saber se ela já estava pronta para a postura do que saudável ...   Nos primeiros dias que observei ela, notei uma rouquidão ao piar, porém depois não ouvi mais, então ontem tirei boa parte da noite apenas para ficar observando ela, e foi ai que percebi esse chiado e uma sensação de "nariz entupido", acredito que desde de quando comprei-a ela piorou, pois eu teria percebido facilmente nos primeiros dias se ela já estivesse assim ....  

Será que posso dar prosseguimento na reprodução dela com meu alado ?  Devo medica-la ?

Abraços e obrigado.

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Marcus santos em Ter 19 Ago - 9:46

Amigos, estive até agora lendo muuuuito sobre esse problema e as melhores soluções, e cheguei a um caminho e gostaria da ajuda de vocês ... 

Estou pensando em administrar Allax + Enro Flec ...

3 gotas de Allax na nuca e 3 dias de Enro Flec na agua, 3 gotas para cada 100 ml ....

O que acham ?  isso pode atrapalhar a reprodução ?

Abraços.

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Ter 19 Ago - 10:58

Boa dia Marcus. É o seguinte quando algum alado esta doente melhor trata-lo primeiro depois coloque para reproduzir.
Esse problema pode passar para seu outro passaro, interrompa o namoro e medique seu alado depois retome quando o passaro estiver saudavel.
Abraços.

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Marcus santos em Ter 19 Ago - 11:01

Olá, 
Perfeito Sr Bartolomeu, acha que a intervenção que sugeri seja uma boa ideia ?  

3 gotas de Allax na nuca e 3 dias de Enro Flec na agua, 3 gotas para cada 100 ml .... ?

Abraços

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Ter 19 Ago - 12:22

Não sou veterinario e nem nada na área, acho que você deveria "se puder" levar para um profissional examinar.
Abraços e boa sorte.

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Marcus santos em Ter 19 Ago - 13:10

Entendi, vou tentar levar, apesar de achar difícil pelo pouco tempo que tenho, mais provável que eu arrisque a medicação, novidades informo vocês ...

Abraços e obrigado.

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Sr. Bartolomeu em Ter 19 Ago - 17:07

posi1

Sr. Bartolomeu
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagem por Marcus santos em Qua 20 Ago - 16:06

Olá amigos,

Ontem dei início a medicação da minha fêmea, mais ou menos ás 17:00 administrei as 3 gotas de Allax na nuca dela e acrescentei 3 gotas de enro flec em seu bebedouro, não sei se é possível ou se é mera coincidência, mas ao dormir aproximadamente 00:00 fui visitar a gaiola dela e aproveitei para observar como ela estava, e incrivelmente o chiado e sensação de narina entupida tinha diminuindo bastante em relação a noite anterior, será que o efeito do remédio já iniciou em tão pouco tempo ?    

Outro fato que me deixou contente é que ontem ao chegar ela estava no ninho, e pra minha surpresa ja tinha colocado nele toda a juta que disponibilizei, o ninho está lindooo !  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  rsrs    Estou torcendo para até sexta que é o ultimo dia de antibiótico ela ja estar melhor, para poder junta-la com meu alado ...

Abraços e obrigado.

Marcus santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: