ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
PESQUISE SOBRE ESPECIES
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT
ATUALIZAÇÕES
Loading...

ASPERGILOSE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ASPERGILOSE

Mensagem por lempickamayumi em Seg 31 Mar - 23:01

Olá Doutor, 

     Foi-nos doado por uma criadora de periquitos, cuja higiene do criadouro era péssima, dois machos. Por dó, ficamos com eles. Na época, tinham 3 meses de idade cada um. Estranhei os espirros constantes e a respiração ofegante e pedi um checkup de fezes na S. Camilo Biotec e deu positivo para "Aspergillus spp." 
     Iniciamos o tratamento com Nistatina na água de beber por 3 meses. Mas eles bebem muito pouco. Como persistiam os sintomas o veterinário prescreveu mais 3 meses de Cetoconazol na água. 
     Devido ao calor do final e início de ano, achei que morreriam de tão ofegantes. 
     Ao refazer a radiografia, constatou-se que os pulmões de ambos estavam praticamente 100% contaminados pelo fungo.  
     Decidiu-se então por Anfotericina B 50mg a administrar por nebulizador ultrassônico a cada 12hs por 5 dias. Entretanto, não encontrei farmácia que saiba manipular a medicação para administrar desta forma. Encontrei uma que não me deixou receosa, porque o farmacêutico deixou claro que nunca fizeram dessa maneira e vão me mandar em pó para diluir com soro na hora da inalação. 
     Minha calopsita (1 ano e 5 m de idade) vai passar pelo mesmo tratamento, adquiri-a com aspergilose, mas quando fui devolvê-la ao criador, eu percebi que já tinha me apegado a ela.... 1/3 dos pulmões opacos na radiografia, espirra muito com secreção e ofega às vezes.
     Ante ao todo exposto e a sua experiência com aves, a Anfotericina B é realmente a mais recomendada e, se sim, qual a forma, o qsp recomendado?  Qual tratamento contra aspergilose tem sido mais eficaz em suas experiências?        Apesar de eu ser leiga, estou achando a Anfotericina muito agressiva para a Calopsita que não se encontra num estado tão crítico como os periquitos. Ou este método é seguro, eficaz e posso ficar tranquila? 
     É extremamente difícil encontrar veterinários que são especialistas ou especialiados em aves em São Paulo... O senhor conhece alguém para me indicar por aqui com larga experiência com aves? Fico mais segura ouvindo mais opiniões.
Muito obrigada pela atenção
Erika
avatar
lempickamayumi
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 10
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Brazil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASPERGILOSE

Mensagem por Dr Felipe Bath em Ter 1 Abr - 14:14

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] como citou nomes, laboratorios e ja tem acompanhamento prefiro me abster, ok.
avatar
Dr Felipe Bath
Veterinario

Mensagens : 1168
Pontos : 1281
Reputação : 100
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

http://www.niaas.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum