ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Canário apresentando chiado.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Canário apresentando chiado.

Mensagem por harpzz.renan em Seg 27 Jan - 18:24

Olá, amigos.

(O TEXTO FICOU GRANDE, MAS É QUE NÃO QUIS OMITIR NADA DOS AMIGOS, PARA QUE POSSAM TER TODOS OS ELEMENTOS POSSÍVEIS PARA AJUDAREM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL)

Sou novo no fórum, então não sei se estou postando no lugar certo. Caso não seja, fique o moderador a vontade para alterar para o local adequado.

No final de dezembro adquiri um canário belga em um pet shop em Santos. O estabelecimento é de meu cunhado, que é veterinário.

Após adquirí-lo, trouxe-o para Campinas, cidade onde moro. Aqui ele ficou alguns dias sem qualquer problema. Como precisei voltar para Santos novamente, e como ficaria alguns dias lá, sendo que não haveria ninguém para cuidar do canário em Campinas, acabei levando-o junto. A viagem foi tranquila, apesar do calor, pois não quis ligar o ar condicionado com medo de prejudicar o bixinho. Deixei frestas dos vidros abertas de modo a entrar bastante ar no carro, e cobra o canário com a capa da gaiola, deixando um espaço considerável aberto para que pudesse circular ar em seu interior.

Pois bem. Isso foi numa 4a feira. No sábado percebi que o canário apresentava um chiado baixinho. Algo parecido com um choro ou algo do tipo. Preocupado liguei para meu cunhado (o veterinário, claro) e relatei o ocorrido. Ele disse que iria vê-lo naquele mesmo dia, mas não foi. Então, no domingo, levei o canário até a loja dele para que ele pudesse analisar a situação. Após ouvir o tal chiado, disse que poderia ser algo pulmonar, e mandou eu dar Garasone (colírio humano), duas gotas no bico, e Norkill  (antibacteriano de largo espectro), 5 gotas em meio bebedouro), sendo ambas as medicações por 5 dias. No domingo ele mesmo deu a medicação.

Na segunda voltei para Campinas, da mesmo forma que havia ido para Santos. Ar desligado, fresta dos vidros abertas... Continuei dando a medicação. No domingo mesmo o pássaro já não apresentava mais qualquer barulho. Estava bem. Tendo isso em vista, fiz o tratamento por apenas 4 dias, uma vez que como ainda sou inexperiente, tenho um pouco de dificuldade de pegá-lo na gaiola (a gaiola que comprei é 5), e achei que estava o estressando muito com isso. O canário ficou bem por alguns dias, e na segunda seguinte voltou a chiar. Imediatamente liguei para o meu cunhado, que me deu uma bronquinha por não ter terminado e tratamento e mandou que eu fizesse novamente, agora por 7 dias. Assim o fiz. Logo nas primeiras horas do primeiro dia o pássaro já não fazia mais barulho. Estava bem, pulando de um poleiro para outro, como se nada estivesse acontecendo.

Acabei o tratamento em uma 5a feira. No entanto, novamente fui obrigado a deslocar o canário até Santos, pois lá ficaria 4 dias e não teria ninguém para cuidar dele por aqui. Assim que cheguei lá, deixei ele em uma das lojas do meu cunhado, e o bixinho cantou literalmente a manhà inteira. Estava super feliz. Depois levei para casa de minha namorada, onde ele também cantou muito. Na segunda-feira trouxe ele de volta para Campinas. No caminho, parei no frango assado da bandeirantes e, enquanto tomava uma coca e comia um pao de queijo, deixei ele em cima do carro. Em prazo de segundos ele estava cantando muito. Todos que viam paravam para falar comigo de tanto que o bixinho estava cantando.

Pois bem. Cheguei em casa por volta de umas 11 da manhã e tudo estava bem. Sai de casa para estudar e quando volto, por volta das 18h, ele estava com o maldito chiado novamente. Mas estava ainda mais alto do que das outras vezes, e toda vez que eu chegava perto parecia que piorava, que o bixinho se assustava.

Novamente falei com meu cunhado, e ele falou para eu nao dar mais nada, pois era muita medicacao e isso iria prejudice-lo. E assim eu tentei.

Digo tentei, pois depois de dois dias o bixinho estava amoado, quase não se mexia mais na gaiola, cheguei a vê-lo parado no poleiro, mais cheinho do que o normal (não sei se era apenas as penas ou se ele estava mais cheinho msm), e as vezes os olhos fechavam, como se fosse dormir naquela posição. Percebi que ele estava comendo menos que o normal. O giló que eu dei, que antes seria praticamente destroçado, ele apenas chegava perto, dava algumas bicadas e saia. A mesma coisa com a maça. Comia, mas bem menos que o normal.

Falei novamente com meu cunhado e ele falou para eu dar um jeito de conseguir azitromicina para misturar no garasone e ministrar ao bixinho. No entanto, não sou medico, nem veterinário, e não consigo essas coisas facilmente. Como estava precisando ir para Santos no fim de semana, acabei levando o pássaro para lá mais uma vez. Na 5a dei o garasone no bico e o norkill na bebida. E novamente houve melhora imediata. Na sexta, durante a viagem, ele ficou bem, piou bastante, ameaçou cantar algumas vezes. Quando cheguei na avenida onde meu cunhado tem o pet shop, ele comecou a chiar bastante. Ate acelerei um pouco para chegar logo. Assim que cheguei tirei a gaiola do carro e coloquei em cima do gaiolao onde ele tem os canaries à venda. A chiadeira parou imediatamente. Ele viu os "amiguinhos" e começou a cantar. Foi para o fundo da gaiola e tentava colocar a cabeça para fora da gaiola, como em uma tentativa de tocar os amigos canários.

Meu cunhado demorou um pouco para chegar na loja, e quando chegou deu ivomec. Deu uma gota no bico e três gotinhas no pescoço. A ministração se deu com uma agulha bem fininha, então as gotas foram bem pequenas, menores do que aquelas do conta-gotas do garasone.

No final da tarde ele deu garasone misturado com azitromicina no bico, e a partir de então está dando apenas no bebedouro. Hoje foi o 3o dia desse novo tratamento.

O que os amigos acham que pode ser? Por favor, ajudem, pois estou um pouco perdido, mesmo com a ajuda do meu cunhado, que reitero, é veterinário (especialista em aves, por sinal).

Apenas para completar, algumas coisas que acabei não encaixando no texto acima. Com o passer dos dias percebi todos esses "sintomas" que passo a listar:

- Chiado
- Pássaro quieto e comendo menos quando não estava no tratamento
- Pássaro passava muito o bico no poleiro
- Pássaro abria a boca frequentemente e mexia a lingua (não sei se para esfregá-la no bico ou apenas a mexia, pois algo o incomoda)

Bom amigos, aparentemente esses foram os sintomas.

Pesquisei bastante e achei duas possibilidades: doença respiratória crônica (inclusive foi mencionada pelo meu cunhado) e ácaros de traqueia.

O que vocês acham amigos? Independente do que acharem... se este tratamento que está sendo feito no momento não der resultado, eu tenho mais alguma esperança?

Desde já imensamente grato pela ajuda dos amigos (e principalmente pela paciência de lerem este texto imenso que escrevi).

Abraços.

harpzz.renan
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/01/2014
Localização : Campinas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Canário apresentando chiado.

Mensagem por Huenio Barreto em Seg 27 Jan - 18:39

Bom...
seu canario apresenta sintomas de acaros na traqueia!!
tem esperança sim porém o caso pode se agravar! procure com urgência um médico veterinario especializado em aves! ele irá fazer um analise e medicar sua ave!
estou deixano abaixo um link de um artigo que fala sobre rouquidão e acaros!
você deve evitar os seguintes fatos até achar o veterinario
☻Correntes de ar
☻Alimentos gelados
Leia mais >>>
O que fazer quando o canario está com chiado ,rouquidão ou até com acaros na traqueia!

Sintomas e tratamentos!
123por Huenio Barreto


[i]Huenio santos[/i]









Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪

Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 4201
Pontos : 4806
Reputação : 233
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 17
Localização : Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum