Reprodução - Identificando problemas !!
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Filipe Bonifácio
Filipe Bonifácio
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 319
Pontos : 416
Reputação : 9
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 37
Localização : Ubaitaba

Reprodução - Identificando problemas !! Empty Reprodução - Identificando problemas !!

Ter 17 Dez - 18:34
A reprodução é visto pela maioria dos criadores como a melhor época de todas. Sem dúvidas que é muito emocionante ver todo o processo se desenrolar e ter resultados surpreendentes depois de tanta dedicação e cuidados. Porém não podemos esquecer que é uma época também que requer muita atenção e cuidados especiais, pois os pais tornam-se mais vulneráveis a doenças devido ao gasto de energia.

Aqui vão algumas dicas, cuidados e situações que devemos ficar de olho.
 » Ovo rachado ou perfurado
No processo de choca pode acontecer de um ovo ser rachado ou perfurado pelos pais. Isso muitas vezes acontece devido a unhas muito pontiagudas. Esse ovo não se desenvolverá. É muito raro que o ovo seja bicado pelos pais, e quando isso acontece eles acabam comendo o ovo. Para que isso não aconteça indico cobrir os poleiros com lixas bem fininhas. Isso acaba desgastando moderadamente as unhas, não deixando-as crescerem demasiadamente.
» É preciso retirar os ovos e depois devolve-los ao ninho?
Alguns criadores costumam tirar os ovos do ninho que vão sendo postos até o terceiro, até então devolve-los novamente. A medida que vao tirando, vão sendo substituídos por ovos artificiais chamados de INDEZ. Isso é feito para que os filhotes nasçam todos na mesma época, diminuindo chances de o mais novo ou quem nascer por ultimo morrer. O filhote nascido por ultimo frequentemente é abandonado pelos pais ou não conseguem se desenvolver na mesma velocidade por não alcançar os alimentos dados pelo pais.

Experiência tem mostrado que a fêmea move os ovos regularmente. Isso pode ser verificado pela marcação suave com um lápis. Deslocando-se os ovos ela permite uma incubação regular: os ovos situados na periferia recebem menos calor que aqueles do centro do ninho o que poderia acarretar uma demora no seu desenvolvimento. A fêmea muda então os ovos do centro para a periferia e vice-versa. Alguns casais de aves parecem poder avaliar o grau de desenvolvimento do embrião, seja pelo
equilíbrio do ovo, seja pelos primeiros gritos dos filhotes prestes a nascerem.
 
A movimentação dos ovos pode ser necessária quando a ninhada chega de 4 a 6 ovos ou mais. Ela tem a finalidade de assegurar a eclosão agrupada. No ovo, o futuro embrião fica admiravelmente suspenso, de tal modo que esteja no alto, sobre a gema. Em seguida as ligações embrionárias protegem o embrião e o sustentam. O embrião pode correr o risco de colar na casca. Num ovo gorado pode-se observar um embrião imperfeito, colado na casca; isto ocorre após a morte do embrião. Ela pode ser acidental (resfriamento), genética (tara) ou microbiana.

» Encubação dos ovos


O tempo da encubação dos ovos é de 13 a 14 dias, contados a partir do fim da postura, ou seja, depois de ser colocado o último ovo da postura que pode ser de 3, 4, 5 ou até mesmo 6 ovos.

» Os recém nascidos são jogados para fora do ninho


A eclosão geralmente ocorre pela manhã e é quando o criador encontra 1 ou 2 filhotes fora do ninho, já frios. Se eles ainda se movem, pode-se aquecê-los com um bafejo antes de retorná-los ao ninho. Porém deve-se ter mais atenção e revê-los sempre, pois correm o risco de serem novamente jogados para fora. Aí surge uma dúvida; foi acidente ou foi ato voluntário? A confirmação do ato voluntário é dada por pequenas feridas produzida pelo bico do pai que expulsou os filhotes, geralmente causadas numa pata ou asa do filhote. Quando isso acontece, podem-se colocar os filhotes no ninho de outro casal, onde geralmente são bem acolhidos quando nesse novo ninho existem filhotes de idade semelhante. Se os filhotes são recolocados com a mãe, é conveniente retirar-se o macho. Geralmente o macho é o culpado. Para ele, os filhotes no meio dos ovos não eclodidos são tomados como intrusos ou corpos estranhos que precisam ser retirados. Durante a incubação e na semana subsequente os pais vigiam atentamente a limpeza do ninho. É raro que todos os filhotes sejam expulsos; eles não o são quando fica ainda um ou dois ovos no ninho, após sua eclosão.

» O número ótimo de filhotes


Quando existem muitos filhotes num ninho raramente eles se desenvolvem convenientemente. Frequentemente um fica mais atrasado, seja o último a nascer, seja um mutante. Toda a ninhada pode ter seu desenvolvimento retardado porque os pais não conseguem satisfazer a todos os filhotes. Ao contrário, se a ninhada é de apenas um filhote, ela arrisca ser abandonada pelos pais quando desejam recomeçar uma nova ninhada.
 
Existe um número ótimo de filhotes. Ele depende das aves. Para os canários e pequenos exóticos é de três filhotes, raramente quatro. Dessa forma têm-se maiores chances de obter-se pássaros grandes. A procura dos filhotes pelo alimento é muito importante para estimular os pais, mas não deve ser excessiva e, por conseguinte, para que todos os filhotes sejam bem nutridos.
 
É interessante que o criador equilibre as ninhadas, às vezes removendo um ou dois filhotes. Se eles não estiverem anilhados, pode-se marcá-los com um hidrocor. Quando começarem a emplumar fica fácil de identifica-los. Salvo quando houver necessidade, não se deve provocar a saída dos filhotes do ninho. É preciso que saiam por si só. Se forçarmos a saída deles, ficarão mais selvagens, mais tímidos. Ficando mais tempo no ninho, sentem-se mais seguros. É possível que anomalias de comportamento sejam provenientes de uma "má saída" do ninho.


Boa sorte a todos !!


[i]=::=::= A perfeição da própria conduta consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia. =::=::=[/i]
Huenio Barreto
Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 4203
Pontos : 4808
Reputação : 233
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 25
Localização : Bahia

Reprodução - Identificando problemas !! Empty Re: Reprodução - Identificando problemas !!

Ter 17 Dez - 18:49
ótimo tópico!! valeu pelas dicas!!


[i]Huenio santos[/i]









Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪
Matheus bryan
Matheus bryan
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 273
Pontos : 333
Reputação : 12
Data de inscrição : 13/07/2013
Idade : 28
Localização : Df ceilandia

Reprodução - Identificando problemas !! Empty Re: Reprodução - Identificando problemas !!

Ter 17 Dez - 20:56
Muito bom esse topico parabens por compartilhar conosco !
Filipe Bonifácio
Filipe Bonifácio
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 319
Pontos : 416
Reputação : 9
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 37
Localização : Ubaitaba

Reprodução - Identificando problemas !! Empty Re: Reprodução - Identificando problemas !!

Qua 18 Dez - 0:11
Vlw !!


[i]=::=::= A perfeição da própria conduta consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia. =::=::=[/i]
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos