ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Pássaros legalizados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pássaros legalizados

Mensagem por José Bittencourt Maia em Sex 8 Nov - 16:35

Pessoal,
Sempre nos deparamos com pessoas querendo obter informação sobre um determinado pássaro silvestre e percebemos que pela conversa se trata de animal fruto de caça, não legalizado o que é não é aceito por todos nós e pelo fórum.
Pensando no assunto, me veio a cabeça uma dúvida, como é que se inicia um criadouro de 1 espécie ou 2 , tanto faz. Aí vem a resposta, compra os pássaros em um criadouro legalizado, certo, mas e o cara que te vendeu, onde ele comprou, e por aí vai, isso vai se afunilando até chegar na questão, que de uma maneira ou de outra o pássaro um dia foi retirado da natureza e de alguma forma foi legalizado junto ao Ibama, como é que funciona isso? Alguém sabe?
Abraços.

José Bittencourt Maia
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 696
Reputação : 4

Re: Pássaros legalizados

Mensagem por Huenio Barreto em Sex 8 Nov - 16:38

kkkk putss!!
eu também tenho essa duvida cara!
acho q eles pegaram do ninho um casal e legalizaram para preservar a especie em um cativeiro!

[i]Huenio santos[/i]

Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪

Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 4806
Reputação : 233

Mensagem por Geraldo Antonio da Silva em Sex 8 Nov - 17:27

Não é bem como vou escrever, espero até que alguém explique melhor.
Em primeiro lugar todos sabemos que retirar pássaros, ou qualquer outro animal da nossa fauna é crime;
Em segundo sabemos que muitas pessoas infringem as leis e capturam animais, tanto em ninhos quanto animais adultos;
Em terceiro lugar ocorrem apreensões destes animais através de órgãos como o IBAMA;
Depois disso os animais podem seguir caminhos diferentes, creio que a depender das  circunstâncias:
Uns podem ser reabilitados e soltos à natureza;
Outros podem não se adaptar mais devido ao grande tempo que passou em cativeiro;
Alguns devido à sua impossibilidade de retornar à natureza podem ser:
Entregues à entidades para fins de pesquisas à cerca da espécie;
Jardim zoológico
podem ser encaminhados à pessoas que tem capacidade de manter a espécie (que disponha de recursos financeiros e físicos);
E creio que em última instância pode ser encaminhado (a) para um criador que possa reproduzir a espécie, sendo que o animal que à ele foi entregue não pode ser vendido, apenas sua prole.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  "Aprenda com seus erros (e mais ainda com os dos outros!!!). Analise... Observe bem e veja que todos temos as mesmas capacidades". 
"Volte pra luta de cabeça erguida..."

Geraldo Antonio da Silva
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 45
Reputação : 0

Mensagem por Criador de Pássaros Cdp em Sex 8 Nov - 18:22

O povo brasileiro tem a cultura de criar pássaros canoros silvestres como animais de estimação. Por muitos anos essa prática foi feita sem controle causando enorme prejuízo à fauna brasileira, porque a população tinha a idéia que a diversidade de nossa fauna não teria fim.
Para minimizar esta situação, em 1976, foi publicada a portaria a Portaria nº 31 que obrigava Clubes e Sociedades Amadorísticas de aves e pássaros canoros a se registrarem no já extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, o IBDF. Esta Portaria estabeleceu a data limite de 31/12/76 para que todas aves registradas estivessem anilhadas.

Daí veio o início de tudo!
Antes até 1966 era permitida a caça era regulamentada, depois veio o IBDF e hoje o sispass sob tutoria do IBAMA órgão do Governo federal mas hj com o decreto IC140 da Presidência da República á partir de 2014 a ficalização e controle de Passeriformes passa para o Estado e não mais a União.

Mas afinal qual a dúvida José, onde quer chegar com esse tópico?

Criador de Pássaros Cdp
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 3055
Reputação : 153

Mensagem por José Bittencourt Maia em Seg 11 Nov - 11:05

Bom pessoal, só para esclarecer, não tenho pássaros silvestres, não compro, não vendo, sou contra o comércio de animais caçados, animais silvestres só de criadores legalizados, só tenho um canário belga, animal este que pode ser comprado em qualquer lojinha de animais  do pais.

Como a finalidade deste fórum é a troca de informações sobre aves e como não nascemos sabendo, e  como eu não sabia como essa questão da legalização começou, criei este tópico buscando informações, como os primeiros pássaros foram legalizados, como foi isso..

Então o colega Geraldo deu sua contribuição e após o Monteiro  Junior nos esclareceu que a portaria 31/76 determinou prazo para que as aves fossem registradas e anilhadas.

Respondendo a pergunta do Monteiro Junior.
"Mas afinal qual é a dúvida José, onde quer chegar  com esse tópico?"

Monteiro, eu é que não entendi a sua pergunta, se você respondeu a minha pergunta com tanta propriedade, é porque a entendeu muito bem.

Mesmo assim, respondo que a intenção da criação do tópico era somente para esclarecer uma dúvida, que poderia ser até uma dúvida de outra pessoa, mas francamente, por mim, tópico encerrado.

José Bittencourt Maia

Pontos : 696
Reputação : 4

Mensagem por Criador de Pássaros Cdp em Seg 11 Nov - 12:46

Sim entendi a questão mas não o sentido, afinal qualquer animal hj criado em cativeiro tiveram um dia um F0, se foi elucidado para vc, ta excelente, se der uma lida mais a fundo ai verá muitas outras coisas que estão melhorando, mas ainda sofremos com a captura infelizmente.

Criador de Pássaros Cdp
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 3055
Reputação : 153

Mensagem por miguel correa em Dom 15 Dez - 9:25

Amigos

Uma dúvida: 
A posse do pintagol está sob restrição do Ibama, mesmo sendo um pássaro híbrido?
Grato
Miguel

miguel correa
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 13
Reputação : 0

Mensagem por brunocoquinho em Dom 15 Dez - 10:56

pelo que eu saiba o hibridismo não é autorizado pelo ibama. Me corrijam os mais entendidos....

Coleiro: Maninho

brunocoquinho

Pontos : 219
Reputação : 9

Mensagem por Franqlim Pereira em Dom 15 Dez - 20:28

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Amigos

Uma dúvida: 
A posse do pintagol está sob restrição do Ibama, mesmo sendo um pássaro híbrido?
Grato
Miguel

amigo hibridos são ilegais !!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 7150
Reputação : 518

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: