ANUNCIOS
Últimos assuntos
» Transporte de calopsitas
por Pablo1999 Hoje à(s) 20:02

» Casal de pintassilgos
por dinoo Hoje à(s) 18:24

» Transporte de aves
por Pablo1999 Hoje à(s) 17:58

» Ninho de canário belga
por canarios_art Hoje à(s) 16:48

» Ninho de canário belga
por canarios_art Hoje à(s) 16:47

» DESAFIO QUE PASSARINHO É ESSE ?
por Eduardo Machado Hoje à(s) 15:11

» Colocar ovos para canária belga chocar
por SergioSantos(Serginho) Hoje à(s) 14:25

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

principais causas de morte de filhotes !!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Franqlim Pereira em Dom 22 Set - 12:05

A postagem original foi de Agenor B S Jr  somente transferi para essa área para uma melhor visualização  

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


existem muitas causas para a morte de filhotes até o 3 dia do nascimento,para mim a principal é ninho contaminado ou alimentos inadequados.
leia
DIAGNÓSTICO: 
Colibacilose, Salmonelose, Micose. 

Estas bactérias são a causa de inúmeras mortes todas as temporadas, com subsequentes desconforto e impotência do criador. 

Se mandasse-mos investigar as causas, seriamos informados que quase sempre a bactéria Coli ou Salmonela é a causadora da morte, pois vivem constantemente com os pássaros, mesmo que esses as controlem com suas defesas. 

A causa da maioria das mortes é, sem dúvida a falta de água ou de líquidos para digerir a comida, na maioria das vezes muito ricas e indigestas, longe estão os tempos em que os nossos avós criavam de forma natural, com cardo, pão duro amolecido, alpista e maçãs. 

Na primeira semana de vida os filhotes duplicam seu peso a cada dia, e 75% do peso compõe-se de água. 

Crónica da Morte [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

No dia seguinte perderam peso. Encontram-se menores que no dia anterior. Começa o retrocesso. As gorduras acumuladas em torno da cintura desaparecem rapidamente. A cor torna-se avermelhada. 

Pedem insistentes por comida. Não é isso que precisam, mas sim água. No dia seguinte não tem forças para levantar a cabeça. 

A mãe insiste em dar-lhes comida, eles não reagem, não podem levantar a cabeça, a fêmea, ante negativa, deita-se sobre eles, podendo acabar por ela mesmo adoecer de indigestão. 

O ninho fica molhado, pois os excrementos são líquidos e os pais não consegue limpá-lo . É então quando atacam as bactérias coli e salmonela sem que nada se possa fazer, pois os filhotes estão debilitados e tudo ocorre no espaço de um par de dias. 

Esta sintomatologia é evidenciada quando a fêmea salta do ninho e a barriga está húmida e suja. Sempre se disse que se fêmea "suasse" sobre os filhotes, esses morriam, quando na realidade são os excrementos destes mais a febre e o suor que sujam a barriga da fêmea. 

Uma observação lógica de que estes filhotes não estavam doentes é a seguinte: 

Se estivessem contaminados por alguma bactéria, a maioria morreria dentro dos ovos ou nos dois dias seguintes ao nascimento. 

Quando sempre atribuímos ao azar de bactérias, responsabilizando-as por todos os males. Se nos tivéssemos preocupado mais com os devidos cuidados dos reprodutores, não existiria a maioria dos problemas. 



Causas de morte nos filhotes

 

Quando os filhotes morrem até ao terceiro dia, normalmente é porque os pais não os alimentam suficientemente bem, e vão enfraquecendo, acabando por morrer nos três primeiros dias.

Daí ser sempre conveniente, no mínimo, observar de manhã, por volta das 8 horas se já têm o papo cheio, se não teremos que lhes dar a comida. Também é conveniente verificar por volta das 12 ou 13 horas, idem, depois pelo menos à noite, antes cerca de uma hora das luzes se apagarem, ou no caso de ser iluminação natural, antes do anoitecer, que é para eles não passarem a noite toda sem nada no papo. Quando os pais não os alimentam, deveremos dar papas de 2 a 3 horas de intervalo no máximo, nos primeiros cinco dias. É que normalmente após uns dias de termos colaborado na alimentação dos filhotes, entretanto estes já ganharam força suficiente para pedirem a comida aos pais, passando estes a alimenta-los convenientemente. Também, será oportuno lembrar que nesta altura a iluminação deverá ter a duração pelo menos de 15 horas, das 6:30h da manhã, as 21:30 horas da noite.

Existem no mercado especializado, papas próprias para a cria à mão, por palito ou através de seringa, devendo no entanto escolher-se a mais adequada ao tipo de raças que estamos a criar.

A título de exemplo lembro que o valor protéico das papa terá que variar conforme os tamanhos das raças, assim dou alguns exemplos, raças de pequeno porte, como: os Canários de cor, Glosters, fife-Fancy e Lizards, necessitam até ao trinta dias de papas (quer de cria à mão, quer de comedouro), com um valor protéico bruto de aproximadamente 26%. Para canários de médio porte, como: Border, Norwich e Frizado do Sul, cerca de 29%, para grande porte, como: Crest, Yorkshire, Frizado do Norte e Pduano, cerca de 32%, e para raças gigantes, como o: Lancashire e Frizado Parisiense, 38% de proteína bruta. É claro que não encontrará papas no mercado com todas as características, pois ficam muito mais caras, devo dizer que a papa que eu utilizo para os meus Parisienses, deverá juntar à papa de cria à mão Proteínas vegetal e animal, ou seja, por exemplo de soja e lactoalbumina, que contém todos os aminoácidos necessários ao desenvolvimento, devendo ser equilibrada em 45% de proteína vegetal: 55% de proteína animal, acompanhadas de fosfato bicalcico, para um melhor desenvolvimento ósseo.

Nesta altura a Gordura bruta deverá ter um valor máximo de 8%, os minerais que na vida normal são de 3%, nesta altura terão de triplicar, as fibras e cinzas na ordem dos 3%. É conveniente entre a mistura que se fornece a os papas, os Hidratos de Carbono andarem pelos 58 a 60%, o que quer dizer que não se deve fornecer muita aveia juntamente com o alpiste, pois torna-se muito indigesta.

A ambas as papas deveremos juntar um Probiótico à base de lactobacilos, para reposição constante de flora intestinal, e um antibiótico leve, próprio para crias, para prevenção de doenças intestinais. A papa de cria à mão normalmente só é utilizada durante os primeiros 8 a 10 dias, pois a partir dessa altura não a aceitam mais, daí, na papa que se coloca no comedouro para os pais a fornecerem aos filhotes, deverá continuar a possuir as qualidades protéicas e todas as outras acima referidas, pelo menos nos primeiros 30 dias de vida.

Se morrerem após o quinto ou sexto dia, é bem mais grave, pois se passam os 3 primeiros dias, não se trata de falta de alimentação, mas sim de doença, pois, muito embora eles possam morrer em estado de eventual magreza, deve-se ao fato de estarem doentes e os pais ao constatarem isso, na maioria dos casos acabam por lhes deixar de dar comer.

Normalmente a doença que aparecer entre quinto e o décimo segundo dia é a Colibacilose, originada pela bactéria Ech.Coli, que é a que mais mata no ninho, a par eventualmente da Proventiculite.

Se os pais estão aparentemente bem, é Colibacilose. Se os pais estão um pouco abatidos, a ficar gradualmente magros, é bem pior, é Proventriculite, e esta doença praticamente não tem cura.

Vamos começar pela hipótese da Colibacilose; A colibacilose normalmente tem duas vertentes que atacam ao mesmo tempo, que é a de via intestinal e a de via respiratória, daí há necessidade de efetuar um tratamento, 5 dias antes da previsível postura (este tratamento põe-os imunes durante 15 dias a 3 semanas), com um antibiótico que possua a capacidade de prevenir a Colibacilose, Coccidiose, Salmonelose e Micoplasma, que normalmente será necessários associar-se dois antibióticos, que sejam compatíveis, administrar pelos menos 5 dias, sempre com complexo vitamínico-mineral-aminoácido.

Tal como outros grandes criadores nacionais e estrangeiros, eu não aconselho dar legumes na época das criações, pelo menos nos primeiros dias pois embora sejam muito apetecíveis, são a causa da origem da salmoneloses e colibaciloses, já que ou estão mal lavados, ou demasiado indigestos, face à fermentação, para além de nos canários de porte ser um fator de fraco desenvolvimento. Eu próprio não dou legumes aos meus canários há três anos, e tenho casais a criar desde 1995, que nunca estiveram doentes. Claro que, os legumes são ricos em minerais e sódio, que tudo isto é facilmente substituível com um complexo multimineral (eu utilizo um à base de extratos de algas). O sódio resolveremos com uma colher de sopa de sal de cozinha, por cada quilo de papa. O sódio é importante porque evita o picacismo e canibalismo. Quanto à fruta, nesta altura não dar mais que um pouco de maçã e ou cenoura cortada e não ralada, pois a cenoura ralada azeda e fermenta de imediato, uma vez por semana.

Dar menos sementes negras (gordas) e mais papas, devendo 15 dias antes das criações dar dia sim dia não, dar todos os dias durante a época da postura, parar na incubação e recomeçar a dar 2 dias antes do filhotes nascerem, a partir daí dar todos os dias até à sua separação, entretanto os pais no novo ciclo da incubação, continuando os filhotes com papa diária até os 45 dias, retomando depois uma alimentação normal.

Se a papa é de molhar, nunca deve ficar de um dia para o outro, e se a umidade da papa é grande, e a umidade ambiente é mais de 60%, deverá estar disponível para os canários no máximo 2 horas.

À noite convém deixar a chamada papa úmida (de ovo), e para a enriquecer um pouco, deverá juntar-se lhe papa úmida de insectívoros, pois tem mais proteína.





- See more at: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 6514
Pontos : 7150
Reputação : 518
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 30
Localização : volta redonda/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Criador de Pássaros Cdp em Dom 22 Set - 12:09

Show Franklin!

Criador de Pássaros Cdp
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 2724
Pontos : 3055
Reputação : 153
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44
Localização : BRASIL

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Yuri Vargas em Dom 22 Set - 12:11

Muito bom.

Yuri Vargas
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário

Mensagens : 395
Pontos : 474
Reputação : 9
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 22
Localização : Araucaria-PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Franqlim Pereira em Dom 22 Set - 12:17

o mérito e todo do agenor !!!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 6514
Pontos : 7150
Reputação : 518
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 30
Localização : volta redonda/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Dr Felipe Bath em Dom 22 Set - 19:49

OK! Muitos erros, mas perdoado uma vez que não é veterinario. Mas foi bem didatico.

Dr Felipe Bath
Veterinario

Mensagens : 1168
Pontos : 1281
Reputação : 100
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

http://www.niaas.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Dom 22 Set - 20:22

Dr poderia apontar os erros vistos?

Não precisa explicar o correto, aponte apenas os erros....

grato.

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 2357
Pontos : 2495
Reputação : 114
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 30
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Dr Felipe Bath em Dom 22 Set - 23:12

São muitos.. micose não é uma bacteria.. na verdade é a doença causada por fungos. Salmonela não vive constantemente com as aves.. maioria das mortes causada por falta de agua?! Veja só ninguem é dona da verdade de nada. Assim como muitos não gostam dos artigos que escrevo. O meu papel aqui não é apontar erros ou acertos. As pessoas devem ter apenas noção e serem criticos sobre o que leem pela internet isso inclui os meus proprios textos.

Dr Felipe Bath
Veterinario

Mensagens : 1168
Pontos : 1281
Reputação : 100
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

http://www.niaas.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Dr Felipe Bath em Dom 22 Set - 23:13

O problema é que o texto esta postado dentro de um segmento teoricamente sob minha responsabilidade e não posso deixar passar despercebido.

Dr Felipe Bath
Veterinario

Mensagens : 1168
Pontos : 1281
Reputação : 100
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

http://www.niaas.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: principais causas de morte de filhotes !!

Mensagem por Eduardo Machado em Ter 24 Set - 11:31

TÓPICO TRANSFERIDO POR RAZÕES PESSOAIS A PEDIDO DO DR !!! 


TÓPICO TRANCADO E FECHADO !!! 


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 14473
Pontos : 17751
Reputação : 1049
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 34
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

http://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum