ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Ideias para a gestão da postura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ideias para a gestão da postura

Mensagem por juliocgn em Sab 7 Set - 14:40

Num artigo da revista ornitologia pratica, escrito por Diego Crovace encontrei alguma achegas para o meu problema dos fracos resultados obtidos na primeira postura dos meus canários.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
From OS MEUS CANARIOS DE COR


Segundo este autor devemos ministrar as fêmeas reprodutoras uma alimentação rica em vitaminas, durante o período de preparação para a postura. A sua carência provoca uma falta de vitalidade e incapacidade dos embriões para eclodirem. Isto foi comprovado em investigações veterinárias em explorações avícolas. (Pois este ano não dei vitaminas...)


Um tratamento com vitaminas misturadas na água, sete dias durante o acasalamento até a postura do primeiro ovo. As vitaminas solúveis em agua não se acumulam no corpo das aves, porque são eliminadas pela urina. (As vitaminas hidrosolúveis são as do grupo B, C, biotina e acido fólico.)

A casca do ovo tem como função proteger o seu interior. Por isso também nesta fase devemos fornecer aos casais, grit rico em carbonato de cálcio e sais minerais. Assim evitaremos a postura de ovos com casca frágil.


O ovo quando é expulso pela fêmea, esta mais permeável a entrada de bactérias, pois a sua casca esta mole. Só passados uns momentos é que solidifica em contacto com o o ar. O embrião que esta dentro do ovo necessita de receber calor para começar a se desenvolver. Por estas razões os materiais que fornecemos as fêmeas para elas fazerem o ninho devem ser adequados. É importante que sejam limpos e pouco contaminados de bactérias, por isso não devemos aproveitar os materiais caídos no fundo das gaiolas. (Tenho de rever se a erva do monte é o material mais indicado.)

Quando retiramos ou tocamos nos ovos do ninho, devemos previamente lavar e secar as mãos. Porque as mãos sujas são uma fonte de contaminação. Também não devemos lavar ou molhar os ovos pois isso provoca a perda da sua película protectora. (Sabemos lá por onde andaram as mão antes de mexer nos ovos.)

Retirar os ovos rachados ou sujos com fezes, porque podem contaminar os outros ovos existentes nesse ninho. (Num ninho com 4 ovos, não vale a pena arriscar perder 3 ovos sãos por causa de 1 ovo sujo.)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
From OS MEUS CANARIOS DE COR


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
From OS MEUS CANARIOS DE COR


Ao domingo de manhã por vezes faço uma visita a sede do meu clube o Clube Independente Ornitológico de Matosinhos. Em canaricultura estou sempre a aprender, pois gosto de partilhar o que sei e pedir ou ouvir opiniões. É habitual encontrar outras pessoas que já passaram pelos mesmos problemas. O Zé Manel "paulista" criador de agapornis, quando criava canários, também usou a erva do monte e utilizava um método para a higienizar. Colocava num saco plástico a erva que apanhava, depois pulverizava-a com lexívia e deixava o saco fechado durante meia hora. Depois retirava a erva do saco e colocava-a a secar ao sol, para que o cloro se evaporasse. (Ainda não experimentei esta técnica de preparar a erva do monte.)

Vou ter em conta estas sugestões e aplicar as medidas correctivas sugeridas, esperando obter melhores resultados na próxima postura.

juliocgn
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 1034
Pontos : 1571
Reputação : 37
Data de inscrição : 14/06/2013
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ideias para a gestão da postura

Mensagem por Huenio Barreto em Seg 9 Set - 12:34

belo artigo julio.
parabéns


[i]Huenio santos[/i]









Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪

Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 4201
Pontos : 4806
Reputação : 233
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 17
Localização : Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum