ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Enquanto o veterinario não chega !!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Enquanto o veterinario não chega !!!!

Mensagem por canaril barbosa em Qua 14 Ago - 21:47

Criadores e proprietários de aves. vez ou outra deparam-se com o problema de aves enfermas.
O mesmo ocorre com pessoas que encontram aves caídas dos ninhos ou acidentadas nas ruas, praças e jardins.
O que fazer enquanto procuram o auxilio de um médico veterinário especializado?
O primeiro passo é proporcionar à ave um ambiente calmo sem a presença de cães ou gatos. isolando-a de outras aves, não só pelo bem-estar da ave enferma, como também pelo perigo que pode representar uma ave portadora de moléstia infecto­contagiosa para as demais aves presentes no recinto.
Providenciar para que a temperatura do ambiente esteja em torno de 29,5 a 32,10, para que não haja correntes de vento e para que a luz seja suave.
Retirar poleiros e colocar as vasilhas de água e comida no fundo da gaiola, sem tentar forçar a ave a alimentar-se ou beber água.
Colocar uma folha de papel branco no fundo da gaiola para que se possa observar a cor e a consistência das fezes. pois estes dados serão importantes para que o médico veterinário possa avaliar o envolvimento do trato gastro-intestinal da ave.
Observar a respiração da ave, prestando atenção a espirros, roncos e silvos que possam indicar um comprometimento do aparelho respiratório.
Se a umidade do ar for baixa (época do ano muito seca) e os sinais de desconforto respiratório forem acentuados, providenciar nebulização com soro fisiológico durante cerca de 30 minutos (10ml de soro são suficientes), cobrindo a gaiola com plástico enquanto nebuliza a ave.
Os problemas respiratórios podem levar a ave a morte muito rapidamente.
Verificar as condições dos alimentos, pois podem estar alterados e serem os responsáveis peio problema da ave, nos casos de intoxicações alimentares. Retirar os alimentos suspeitos, porém não veterinário possa examiná-Ios.
A maioria das doenças que afetam os aparelhos respiratório e digestivo das aves, levam-nas a apresentarem posturas bastante semelhantes, sendo a apatia e a forma arredondada do corpo com as penas eriçadas, as alterações mais marcantes, sem entretanto serem indicativas desta ou daquela patologia.
No caso das fraturas deve-se evitar o manuseio. da ave, já que sendo organismos bastante delicados, a tentativa desajeitada de reduzir uma fratura, pode resultar em danos irreparáveis aos tecidos próximos aos ossos envolvidos.
O ideal é deixar a ave em repouso. na penumbra, longe de ruídos ou qualquer outro tipo de movimentação que possa assustá-Ia, até que seja providenciado o socorro adequado.
Alimento e água devem ser colocados no fundo da gaiola, para facilitar a ave enferma.
O uso de analgésicos deve ser visto com cuidado, pois eliminando-se a dor, induziremos a ave a movimentar-se, o que poderá agravar a situação.
Dados estatísticos revelam que 28% das fraturas nas aves são tratadas pela coaptação das partes fraturadas e imobilização do membro afetado; 28% dos casos só podem ser corrigidos cirurgicamente e os restantes 44% são insolúveis devido à extensão ou localização das fraturas, que inviabilizam qualquer tentativa de tratamento com êxito.
Fraturas nos dedos dos pés geralmente consolidam-se sem necessidades de intervenção, a não ser pelo uso de anti-inflamatórios, mas podem produzir alterações anatômicas, que dificultam a locomoção nos poleiros, além do aspecto estético, quando o exemplar destina-se a exposição.
A retenção de ovos é uma situação que também pode causa dissabores ao criador. Vários fatores podem estar envolvidos na patologia, dentre eles a deficiência de cálcio na alimentação, processos infecciosos afetando o útero, fêmea com idade avançada, falta de ninho apropriado para a espécie.
O criador deve separar a ave, isolando-a em um ambiente com temperatura amena, e massagear a região da cloaca com óleo mineral mamo, enquanto aguarda socorro.
Os acidentes em que ocorram laceração da pele ou músculos devem ser avaliados quanto à gravidade, pois às vezes é necessário pressionar o local do ferimento para conter a hemorragia. É fundamental lavar o ferimento com água e sabão e aplicar um anti­séptico. O médico veterinário irá avaliar a necessidade ou não de suturar o ferimento.
Em qualquer dos casos é importante que a pessoa não adote nenhuma medida que possa agravar a situação e colocar em risco a vida da ave. Bom senso e cabeça fria ajudam a avaliar e controlar o problema, enquanto o veterinário não chega.

canaril barbosa
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 77
Pontos : 143
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/08/2013
Idade : 16
Localização : santa catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Enquanto o veterinario não chega !!!!

Mensagem por Franqlim Pereira em Qua 14 Ago - 21:51

amigo ótima materia !!!! mais lembre-se de postar a fonte e autor da materia !!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 6514
Pontos : 7150
Reputação : 518
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 30
Localização : volta redonda/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Enquanto o veterinario não chega !!!!

Mensagem por canaril barbosa em Qua 14 Ago - 22:10

opa desculpe meus tópicos que peguei hje foram de outro fórum que sou moderador !!!!!

canaril barbosa
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 77
Pontos : 143
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/08/2013
Idade : 16
Localização : santa catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Enquanto o veterinario não chega !!!!

Mensagem por Huenio Barreto em Qui 15 Ago - 12:40

excelente matéria muito obrigado!


[i]Huenio santos[/i]









Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪

Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 4201
Pontos : 4806
Reputação : 233
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 17
Localização : Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum