ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Curió em apartamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Curió em apartamento

Mensagem por rafamed em Ter 6 Ago - 18:13

Olá a todos, sou novo no fórum e este é meu primeiro tópico aqui. Já criei curiós há um bom tempo atrás e tinha parado, agora resolvi adquirir um novamente. 

Desejo ter apenas um curió para apreciar seu canto e me fazer companhia. Mas estou procurando um de boa genética em canto, pois antes não tinha como adquirir um bom filhote, agora tenho. Sei que a qualidade do canto nao depende apenas da genética, mas também de vários outros fatores. 

O problema é que agora moro no Rio em apartamento (na verdade "apertamento") sem varanda e com pouco sol, e não sei como fica a criação de pássaros nessas condições. Sei que devo passear com ele, colocá-lo em lugares diferentes ao longo do dia, etc. Mas como fica a criação para os que moram em apartamento e não podem passear todo dia com o pássaro? Tenho lido muito a respeito de passeios de carro, que fazem tão bem quanto passeios a pé. É verdade? É possível eu manter a saúde e bem estar do animal vivendo em apartamento numa grande cidade e passando boa parte do dia fora?

Muito obrigado

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 122
Reputação : 0

Re: Curió em apartamento

Mensagem por HUGO WATSON em Ter 6 Ago - 18:21

rafa sua ave concerteza vai sentir essa mudança , mais ele se adquara ao seu manejo , passear de carro e bom sim , mas a pe e melhor , procure um ponto em seu lar onde bata sol e coloque um prego nesse lokal , e quando tiver a disponibilidade de passear com sua ave , passeie ...concerteza aos poucos vc se adaptara a essa situaçao e achara o melhor ....

NÃO COMPREM AVES ILEGAIS , VC ESTARA CONTRIBUINDO PARA O TRÁFICO DE ANIMAIS !!!! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

HUGO WATSON
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 4236
Reputação : 373

Mensagem por rafamed em Qua 7 Ago - 14:33

Obrigado Hugo pela resposta. Como se dá esse passeio de carro? O pássaro deve ficar preso na janela para que veja o lado de fora ou nao precisa?

Outra coisa, vc tem conhecimento de algum criadouro onde eu possa adquirir um filhote e prepará-lo para o canto apenas? Não procuro um pássaro de fibra, so canto. Obrigado amigo

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Qua 7 Ago - 17:10

amigo o passeio e feito com a ave no banco do carro de inicio com capa, apos pode se retirar a mesma!!
CRIADOUROS, pelas regras do forum nao podemos indicar, depois de uma lida nas regras.....

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2495
Reputação : 114

Mensagem por rafamed em Qua 7 Ago - 20:28

Ah sim amigo, me desculpe! E obrigado pelas dicas

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Bruno Melo em Qua 7 Ago - 22:52

Amigo, você pode fechar a janela, e pendurar a gaiola por dentro, ai o passaro observa a cidade e não corre o risco de um ataque de gavião. más tem que tomar cuidado com o sol.

" E Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

Bruno Melo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2163
Reputação : 105

Mensagem por rafamed em Qui 8 Ago - 2:52

Obrigado amigos, agora que eu vi que é possível, vou começar a estudar melhor sobre o tratamento e o encarte. Na época que eu criava pássaros, uns 12 anos atrás, não tinha tanta informação como hoje e eu usava muito o site da COBRAP para aprender. Mas era garoto e nunca consegui êxito. Vcs podem me indicar um bom site onde eu possa encontrar textos esclarecedores sobre manejo e encarte do curió?

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por João Pereira em Qui 8 Ago - 8:53

amigo  bom dia 
vc pode ta procurando aqui mesmo no nosso fórum 
aqui vc encontra bons topicos falando de encarte e tbm de manejo 

procure na area destinada a curios ....
ali em cima vai ter a caixa "" BUSCAR""  
É so vc colocar   -manejo    ou encarte  q ira aparecer muita coisa a respeito

João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 9306
Reputação : 557

Mensagem por Bruno Melo em Qui 8 Ago - 9:36

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Da uma olhada nesse link, achei muito bom e talvez te ajude!

" E Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

Bruno Melo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Qui 8 Ago - 9:47

Aqui temos otimas materias, qualquer duvida que apareca, fique a vontade, e nao precisa se desculpar, nao pode e ficar com duvidas....

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por rafamed em Qui 8 Ago - 18:28

Obrigado amigos pela atenção. 
Tenho estudado nesses últimos dias e hoje aproveitei as férias para ligar para uns criatórios procurando por um pardo. Uma coisa que vi em comum em quase todos é que estão vendendo curiós recém saídos da muda de ninho, nascidos em janeiro a março, ainda corrichando ou começando a marcar notas. E todos têm a mesma faixa de preço. As opções são muitas e eu nao conheço muito, aí surge a minha dúvida: Vale mais a pena esperar para comprar um pardo mais novo e começar do zero o processo de encarte ou com essa idade (5 a 7 meses) também é possível proporcionar um bom aprendizado? 

Eu conheço um pouco e sei que muitos criadores são na verdade vendedores, e vão tentar me passar um pássaro fraco ou sem perspectiva nenhuma de ser bom cantor, e isso ocorre até em criatórios de boa linhagem.

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por HUGO WATSON em Sex 9 Ago - 19:16

Rafa e por isso que nos do forum nao indicamos ou deixamos nenhum membro indicar criadouros , pois muitos agem de ma fe , e nos nao queremos nos responsabilizarmos por indicaçoes , comprar filhotes filhotes e sorte e depende muito da boa fe , pois o criador experiente sabe indentificar uma boa cria ...eu te aconselho a pesquisar muito bem antes de fazer uma compra ..

NÃO COMPREM AVES ILEGAIS , VC ESTARA CONTRIBUINDO PARA O TRÁFICO DE ANIMAIS !!!! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

HUGO WATSON
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 4236
Reputação : 373

Mensagem por rafamed em Sex 9 Ago - 19:45

Exatamente Hugo, infelizmente acontece. Euliguei para mais de 10 criadores so do rio de janeiro e percebi que muitos se portam diferente e mudam até o tom de voz quando percebem que sou iniciante. O problema é que é uma escolha que deve ser cautelosa, pois os preços são elevados e depois não tem volta, e nós iniciantes acabamos ficando de mãos atadas. O melhor seria visitar criadouros, de preferência acompanhado de quem entende, pois todo criadouro, mesmo idôneo e de boa genética, sempre tem aquela ave que nao se destaca e acaba sobrando, e o vendedor quer empurrar pra alguem a qualquer custo

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Franqlim Pereira em Sex 9 Ago - 19:50

amigo meu conselho que quando for ir no criadouro leve uma pessoa experiente para te orientar na compra !!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 7150
Reputação : 518

Mensagem por Bruno Melo em Sex 9 Ago - 23:07

Amigo, o ideal é ir acompanhado por alguem que entenda de curio.
Se não tiver com quem ir,clique no link e dê uma lida, talvez te ajude!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Bruno Melo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por rafamed em Sab 10 Ago - 16:11

Muito obrigado a vcs Franqlim, Hugo e Bruno pelas dicas. Li esse ultimo link que o Bruno mandou e ja tenho uma ideia de onde comprar. Por favor, só me tirem uma última dúvida. Até que idade o pardo é mais capacitado a aprender o canto e a partir de que idade ele ja fica mais difícil de aprender? 8 meses churriando e passando algumas notas  é uma boa pra eu encartar ou é melhor eu esperar e pegar um mais novo?
Obrigado amigos

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Franqlim Pereira em Sab 10 Ago - 16:36

amigo se adquirir de um criador comercial lá já fazem o processo de encarte e é só continuar fazendo em casa ,então não tem muito com o que se preocupar

.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Sab 10 Ago - 17:19

Amigo o principal é saber para o que quer....

Se quer formar classico, pegue com no máximo 40 dias, o ideal é ter uma aparelhagem de som própria com bons auto falantes indicaria tectron.

Se quiser fibra , praia ou qualquer outro canto essa idade de 6 meses a 7 está legal, da formar um passaro com um canto legal e boa cantoria.

Temos bons criadores aqui no rj, bem confiaveis e hoje estamos com uma mentalidade de só vender após encarte correto, os passaros que não encartam estamos mandando para outras cidades.

Esses passaros que se referiu de 5 a 7 meses se for de criador comercial, não indicaria....

Eu particulamente prefiro os amadores, criam em menor escala, dão mais atenção ao cliente, formam um melhor canto, geralmente vvc ve o pai no ambiente....

Qual é sua ideia, clássico, fibra, passaros com indices de repetição grande, pretende oq com a ave? torneio, baderna, apenas para canto em casa e passeios?

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por rafamed em Sab 10 Ago - 18:27

Thiago, minha pretenção é ter um curió para me servir de companhia mesmo, um pardo para eu ir vendo sua evolução em casa e para passeios. Nada de fibra, um pássaro de canto apenas, um praia clássico (não precisa ser rigorosamente "clássico). Também não pretendo reproduzi-lo. Como posso encontrar esses criadores amadores a que se refere, visto que pelo google o que eu acho na grande maioria são sites de criadouros comerciais?

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Dom 11 Ago - 12:44

Tem um site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] é nosso site é grupo de criadores  do Rj, tem vários anunciantes, uns muito bons, outros nem tanto, o principal é ir sempre acompanhado nas visitas, para se ter uma 2 avaliação.

Pelos o que quer, não será dificil não, pode pegar após a muda de ninho tranquilo que verá evolução e terá uma bela companhia para passeios.

O curió é apaixonante, de inicio não terá a intensão de reproduzir, mais aposto que logo teremos um novo criador....

Sempre tento parar por que as vezes da dor de cabeça demais a burocracia do nosso País, mais nunca consegui me afastar deles....rs

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por rafamed em Seg 12 Ago - 1:20

Thiago, realmente é apaixonante esse pássaro. Já tive alguns há muito tempo atrás, mas todos mudos, rs... Agora vou procurar estudar mais e quem sabe num futuro acabo adquirindo uma fêmea também para tentar. No mais, deixo aqui meu muito obrigado a você e a todos os amigos que me ajudaram. Forte abraço!

rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Seg 12 Ago - 9:35

abraco, fique a vontade para tirar suas duvidas....

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por Franqlim Pereira em Seg 12 Ago - 11:37

forte abraço e sorte com a escolha !!!!!!!!!!!!

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: