ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Automutilação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Qui 25 Jul - 17:05

Estou passando por isso com o coleiro e gostaria de compartilha ensinamentos com os amigos que possam passar ou jà passaram!Ja fiz de tudo aminosol,aminostresr-iodo;calcio,barbate com salmora,fiapos nas talas da gaiola, alimnetos variados e nada!

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Agenor B S Jr em Qui 25 Jul - 17:24

boa tarde
ultima tentativa
se não funcionar ele ira ficar com isso sempre
como disse pode ser fiapo
canto&fibra curio
DPA - Distúrbios de Plumagem nas Aves
        Conhecemos a saúde de um curió pela sua plumagem, o "DPA" - Distúrbio de Plumagem nas Aves indica desequilíbrio físico e psíquico da sua saúde e do seu comportamento, refletido na plumagem.
Acreditamos que não existe doença sem o seu agente causador, logo a plumagem funciona como elemento indicador de que algo estar errado com a ave, e precisamos identificar o agente causador através de diagnóstico rápido e preciso, o que nem sempre é possível de ser feito.

        No caso específico da AD. Auto Depenação, temos investigado aspectos inadequados de alimentação e manejo bem como a presença de Stress, entretanto a maioria dos casos não se resolveu devido a não identificação do agente causador e a inexistência de medicamentos específicos ao caso, culminando com a morte das aves por terem sido submetidas a tratamentos agressivos e experimentais.

        Não gostaria de dizer "NÃO TEM JEITO", todavia, relacionarei alguns aspectos tratados por nós com relativo sucesso em nossa criação mediante monitorização de Médico Veterinário especializado:
        1. O curió se auto depena por ter desenvolvido hiper sensibilidade ao calor, colocado em ambiente com temperaturas entre 20ºC e 26ºC graus o problema gradativamente tende a se resolver. O agente causador:
Temperatura elevada no criadouro, evitar telhas de fibrocimento no verão.
        2. Colocação inadequada das caixas de tenébrio sobre as prateleiras da criação, o DPA. Instala-se na maioria das aves, sendo que algumas preservam a cauda e azas, e a cabeça por motivos de acessibilidade. O Agente causador são fungos, ácaros e leveduras provenientes do Substrato das caixas, foram feitas comprovações laboratoriais nestes casos. Tratamento, 04 a 06 gotas de vinagre na água do banho durante 15 dias e mais nada. Claro! Remoção das caixas e assepsia das prateleiras e gaiolas, Sol nelas.
        3. O curió possui "FOGO CRÔNICO" o DPA instala-se na região do peito, ventre, dorso e pernas, e intensifica à medida que a ave escuta o canto de outra ave, provocando uma fogosidade com cantar incessante caracterizando um estado de "Distúrbio Neurológico", neste caso o Curió não deve ser utilizado como Padreador pois temos verificado a manifestação após algum tempo do DPA em toda a sua prole, inclusive fêmeas aonde a característica Fogo Crônico também está presente.
        Enumeramos os seguintes procedimentos:
        1. A ave em questão deve ser vermifugada da seguinte forma: Retira-se o bebedouro deixando-a sedenta por 04 horas consecutivas para em seguida oferece-la em um bebedouro 15ml de água e a quarta Parte de um comprimido de CANEX COMPOSTO (princípio ativo Pamoato de Pirantel) dissolvido para que a ave beba a vontade, em seguida retira-se o bebedouro com o vermífugo e retorna-se com água pura. A ave expelirá todos os vermes (Cestódeos) dentro de no máximo 20 a 30 minutos é impressionante o DPA simplesmente desaparece. Repete-se o tratamento com 30 dias. Se o problema for verminose (Caso mais freqüente) o Curió estará emplumado em 60 dias.
        2. Caso não haja infestação por Cestódeos, ministrar por 30 dias consecutivos a quarta Parte, 0.5mg de um comprimido de Polaramine laboratório Schering-Plough uso humano de 2 mg em 25ml de água (principio ativo Meleato de Dexclorfeniramina). Se o problema for alérgico o Curió estará emplumado em 60 dias.
        3. Caso o problema não tenha sido resolvido com os procedimentos anteriores e haja fortes suspeitas de distúrbios neurocomportamentais, com presença de ferimentos nas áreas depenadas, ministrar por 30 dias consecutivos a quarta parte de um comprimido de OCLADIL laboratório Sandoz uso humano de 01 mg. Em 25ml de água (princípio ativo Cloxazolam) se o problema for neurológico o Curió estará emplumado em 60 dias.
        OBS: Os procedimentos preconizados nos itens de n°(s) 01-02 e 03 envolvem o uso de "DROGAS" portanto devem ser usados com parcimônia mediante prescrição e acompanhamento diário de um Médico Veterinário Especializado em pássaros.
Autor
Gilson Ferreira Barbosa
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Tel - 73- 211 8233 613 4442
Rua da Espanha, n° 86.
Itabuna-BA. CEP- 45.605-130

Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagens : 1107
Pontos : 1286
Reputação : 95
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Franqlim Pereira em Qui 25 Jul - 19:48

agenor show esse artigo !!!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 6514
Pontos : 7150
Reputação : 518
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 30
Localização : volta redonda/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por João Pereira em Qui 25 Jul - 20:31

li todo o artigo
muito legal 
um novo aprendizado para mim

João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 8295
Pontos : 9306
Reputação : 557
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 31
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Edson Redivo em Sex 26 Jul - 6:43

Pois bem, tive esse problema recentemente, usei de tudo, o que resolveu foi o barbante com salmoura, durante 04 meses não puxou uma pena, puxava das costas, mas do nada começou a puxar novamente. Talvez qdo o efeito da salmoura passa ele voltava a puxar pena, atento a isso trocava o barbante e tudo bem, ficava brincando com o barbante por uns 04 ou 5 dias, depois começava a puxar pena novamente e assim por diante, de forma que tinha que trocar o barbante a cada 05 dias no máximo, no fim desisti e passei para frente mesmo sabendo que seria um bom pássaro.
Me informei com o criador e ele me disse que o pai dele é exatamente igual, mas com um agravante, na época de cria , qdo quente ficava somente com as penas da cabeça , asas e rabo, o restante do corpo,  arrancava todas as penas.
Não sei se foi fator genético, ou o fogo crônico, pois coincidiu com a saída da muda e qdo começou querer a cantar, ou seja, ao esquentar um pouco, pássaro saudável, limpo, sem fungos ou ácaros, vinagre de maçã na água do banho 3 x por semana e banhos todos os dias, inclusive banho de sol.
Na duvida e pensando em o que poderia ocorrer qdo começasse a cantar para valer, ou seja, esquentar, o passei para frente, devidamente alertando ao novo dono que inclusive levou os 3 m de barbante com salmoura que eu havia feito recentemente.
Complementando, dizem aqui na região, inclusive os criadores de coleiro e trinca que isso é comum em filhotes criados no bico pelo dono e não pela mãe, que foi o caso do meu, foi criado no bico.

Edson Redivo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Mensagens : 122
Pontos : 182
Reputação : 6
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51
Localização : Orleans - SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Seg 29 Jul - 10:47

Show pessoal! o danado entrou na muda,ontem soltou varias penas ,já hoje não vi mais,ele tem esse problema,estou ministrando hemolitan pet e torcendo que volte da muda curado o  que acham?

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Seg 29 Jul - 13:17

PESSOAL ACHO QUE ESSA INFORMAÇÃO PODE AJUDAR EM ALGUM, ELE INICIA A MUDA DE PENAS E TRAVA NÃO CAI MAS NADA,ONTEM ACHEI A GAIOLA CHEIA DE PENAS HOJE NEM UMA PENINHA, COMO FALEI ESTOU MINISTRANDO O HEMOLITAN PET! O QUE ACHAM?

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Ter 30 Jul - 9:32

UP! 

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Bruno Melo em Ter 30 Jul - 9:49

A meteria que o Agenor postou e show mesmo
Edson, não conhecia esse barbante, achei muito legal, obrigado por compartilhar conosco!

Rodrigo, pelo que li sobre esse distúrbio nas aves, em alguns casos, infelizmente elas acabam voltando a ranca penas.
O que resta agora é só esperar e ver como ele vai voltar, continue com a medicação, e vamos torcer, assim que tive resultados, poste-os!


" E Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

Bruno Melo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 1876
Pontos : 2163
Reputação : 105
Data de inscrição : 07/11/2012
Localização : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Ter 30 Jul - 10:10

VALEU BRUNO TO NA LUTA E POSTAREI OS RESULTADOS!
 

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Bruno Melo em Ter 30 Jul - 10:22

Boa sorte irmão!


" E Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

Bruno Melo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 1876
Pontos : 2163
Reputação : 105
Data de inscrição : 07/11/2012
Localização : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Ter 30 Jul - 10:23

posi1

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Qua 7 Ago - 11:29

 BOM DIA PESSOAL FIZ SEGUNDA FEIRA A PRIMEIRA PARTE DESSA MATÉRIA E ATE AGORA NÃO ENCONTREI PENAS MASTIGADAS OU CAIDAS NO FUNDO DA GAIOLA,SÓ TO MEIO CONFUSO POR QUE LE NÃO COMPLETA A QUEDA DE PENAS PARA ENTRA NA MUDA,MAS TO EM FRENTE!

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Franqlim Pereira em Qua 7 Ago - 12:46

Rodrigo poste fotos ou video dele pra gente !!! mesmo sem as fotos ou video darei uma ideia !
amigo eu acredito que o fato dele cair poucas penas deve ser ,as aves fazem muda de pena de acordo com sua necessidade ,como ele ja arranca muitas penas seu organismo não deixa as outras soltarem


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 6514
Pontos : 7150
Reputação : 518
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 30
Localização : volta redonda/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Qua 7 Ago - 13:22

posi1

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Sex 16 Ago - 8:42

Hoje percebi algumas bicadas na parte da coxa,me desanimou mas bola pra frente ainda tem 3 etapas!

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por ENIVALDO em Sex 16 Ago - 8:46

Rodrigo


Que coisa chata em, amigo força e bola para frente..


Boa sorte


Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 6706
Pontos : 7652
Reputação : 556
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 38
Localização : Belo Horizonte

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Sex 16 Ago - 16:50

VALEI NIVAS, O CANEX FOI ATE AGORA O QUE MAIS FEZ EFEITO,REDUZIU BASTANTE,SÓ QUE PERCEBI ELE PASSANDO O BICO NO POLEIRO!

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Sex 16 Ago - 17:14

Carava Rodrigo, ta nessa luta ainda....?

tu fez o antibiograma?

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 2357
Pontos : 2495
Reputação : 114
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 30
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Sex 16 Ago - 17:19

Thiago aqui na região e muito dificil ter veterinario relacionado a aves!por isso ainda bato cabeça meu amigo,melhorou mas ainda tem umas recaidas!

RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 29
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Sex 16 Ago - 17:26

Entendi....pow achei que ele tivesse ficado bom....mas e bola pra frente...torco pela recuperacao...

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 2357
Pontos : 2495
Reputação : 114
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 30
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum