ANUNCIOS
Últimos assuntos
» Pardal(?) filhote - dúvidas gerais
por sscraul Hoje à(s) 3:24

» Aniversariantes do dia 3/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Ontem à(s) 23:38

» Trinca ferro arisco
por willi souza Ontem à(s) 20:28

» FILHOTES NÃO EMPENAM
por Luan Lacinta Ontem à(s) 14:30

» Diga não ao PL 3264
por Luan Lacinta Ontem à(s) 14:20

» DESAFIO QUE PASSARINHO É ESSE ?
por Julio Cezar Della Torre Ontem à(s) 0:36

» Coleiro muda
por dagner Sex 2 Dez - 11:01

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

tudo sobre trinca ferro (pixarro)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

tudo sobre trinca ferro (pixarro)

Mensagem por aleffy arnaldo em Sab 15 Jun - 22:18

achei este documentario sobre tf é resolvi abrir um tópico, pois percebi que tem muita jente novata com dificuldade espero ajudar todos


Saiba tudo sobre o Trinca Ferro


O Trinca Ferro verdadeiro, cujo nome Científico é Saltator Similis, é um dos pássaros silvestres mais apreciados e criados no Brasil, na natureza ele é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul. Devido a sua distribuição o Trinca Ferro acabou recebendo outros nomes, como bico-de-ferro, tempera viola, pixarro, pipirão, estevo, papa-banana (SC), titicão, tia-chica, chama-chico, João Velho e Pixarro. Eles vivem à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



Eles têm o corpo de cor olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Ele é onívoro, ou seja, sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. Chegam a ter cerca de 20 cm de comprimento e não apresentam diferenças visuais entre machos e fêmeas. É uma ave extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio, essa característica torna o Trinca Ferro um alvo fácil de traficantes de animais.



Com 01 ano de vida os Trinca Ferros estão prontos para reproduzir, sendo que eles fazem ninhos em arbustos a 01 ou 02 metros do chão usando gravetos e folhas grandes, o período reprodutivo vai de agosto a novembro e as fêmeas botam de 02 a 03 ovos que são encubados entre 10 a 15 dias após o inicio do choco. O Trinca Ferro têm um canto forte e melodioso, muito apreciado por quem gosta de pássaros canoros.



Aprenda a reproduzir com sucesso o Trinca Ferro



















O Trinca Ferro pode ser reproduzido em cativeiro através de duas formas de criação, a monogamia (sistema onde há formação do casal, onde os dois ficam responsáveis por alimentar os filhotes) ou da poligamia (sistema onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea). Independente do sistema que você escolher, existem algumas dicas que são muito úteis.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



O Trinca Ferro é muito territorialista, sendo aconselhável deixar o casal junto apenas na época de reprodução. Antes de juntar o casal, é necessário que o criador realize uma aproximação entre macho e fêmea, o chamado “namoro”. Neste namoro, recomenda-se deixar macho e fêmea se escutando, para que ouçam os ruídos e piados um do outro. A fêmea irá escutar o canto do macho e irá se sentir atraída.



O local aonde for ser feita a criação deve ser bem claro e arejado, evitando colocar a gaiola em locais com cantos retos como nos cantos das paredes, evitando assim acúmulo de poeira, penas e restos de alimentos que podem atrapalhar a saúde e a reprodução dos pássaros. A fêmea realiza de 02 a 03 posturas por temporada, botando de 02 a 03 ovos por postura.Os ovos serão incubados por 13 dias e os filhotes podem ser separados da mãe aos 35 dias de idade.



Existem ninhos prontos que você pode comprar e colocar para a fêmea, basicamente o ninho pode ser feito de bucha ou sisal, com diâmetro de 10,5 cm e 6 cm de profundidade. É importante fornecer raízes, sisal cortado em pedaços de até 8cm ou fibras de folha de coqueiro, para que a fêmea possa melhorar e deixar o ninho do seu gosto. A maioria das fêmeas acaba deixando pouco material no interior do ninho, contudo outras podem encher muito o ninho, deixando um espaço bem pequeno.


Se a criação for feita no sistema da monogamia você deverá deixar o casal junto, eles irão acasalar e ambos irão tratar dos filhotes, mas tome cuidado pois não são todos os machos que querem ajudar a fêmea e nem todas as fêmeas que permitem que o macho as ajude. Se você optar pela poligamia, aproxime o casal com calma, juntando o casal apenas quando você tiver certeza que a fêmea irá aceitar a “gala”. Se você simplesmente juntar o casal, poderá acontecer brigas.

aleffy arnaldo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Mensagens : 138
Pontos : 184
Reputação : 24
Data de inscrição : 23/03/2013
Localização : sorocaba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tudo sobre trinca ferro (pixarro)

Mensagem por MARCELO CORAÇÃO VALENTE em Dom 16 Jun - 1:24

estudar


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MARCELO CORAÇÃO VALENTE
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagens : 7102
Pontos : 7893
Reputação : 464
Data de inscrição : 10/12/2010
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro /RJ, tropa de elite.

http://automobilismo.forumeiro.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum