ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Criação no viveiro dá mais certo!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criação no viveiro dá mais certo!

Mensagem por silvio28bc em Qua 15 Maio - 19:04

Ano passado consegui galar minha femea com um trinca, na segunda postura a gala dele já não funcionou! Daí experimentei outro, e outro, e outro... Conclusão: "O quê pode fazer o mesmo trinca "encher ovo" com a mesma femea ora sim, ora não? Respeitando logicamente os fatores relacionados a alimentação, saude, estress, etc.. Eu particularmente, estou partindo para a criação monogâmica, onde irei deixar o casal o ano todo "direto", não estou esquentando nem em relação aos alados tornarem-se rebeldes.. pois o espaço que eles irão é de uns 3,0 x 1.5 e 3,0 de altura e provavelmente se tornarão bem à vontade o que relaciono diretamente com o "encher" ou "não encher ovo", não quero dizer que criar em voadeiras não dê certo, mas que a possibilidade de dar menos errado num local mais parecido com seu habitat, tendo condições deles estarem +"livres" e saberem exatamente o dia certinho da gala, casadinhos direto, creio dar mais acertos, pelo menos nesse aspecto! O quê os amigos acham? [b][i]

silvio28bc
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 5
Reputação : 0

Re: Criação no viveiro dá mais certo!

Mensagem por Franqlim Pereira em Qua 15 Maio - 19:21

amigo eu acho perigoso pode a ver brigas ;o macho pode querer galar a femea no ninho e ai quebrar os ovos ou ela sair do ninho por conta disso ; o macho mutilar ou matar os filhotes para poder acasalar ou ate a femea mesmo;as possibilidades são grandes por isso se torna tão dificil a criação em casa ; mas não devemos desistir
um dos fatores que deixa as aves estereis são o excesso de vitaminas e medicamentos

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 7150
Reputação : 518

Mensagem por ENIVALDO em Qui 16 Maio - 12:34

Silvio

Tudo nesta vida e dedicação, comprometimento e manejo, então amigo aconselho a deixar somente a fêmea no viveiro por enquanto, e se possivel coloque o macho em um voador, pois sabemos bem que a saúde é primordial para os alados reproduzirem de forma adequada, e quando a fêmea estiver agressiva muito agitada, coloque material para ela construir o ninho, e assim que perceber que ela esta pedindo gala para o macho e machiando muito, mostre o macho e veja a reação dela, se pedir gala, solte-o junto e veja se vai galar, se galar tire o macho, e repita o procedimento algumas vezes, acho complicado o macho ficar junto com a fêmea pelos motivos descritos pelo Franqlim.

Quanto a criar em viveios ou gaiolas, eu optei pelas gaiolas, e não tenho que reclamar, mas as gaiola requer do criador muito mais dedicação, trabalho e esforço, pois o manejo é intenso e eu uso o poligamia..

Boa sorte

Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Pontos : 7652
Reputação : 556

Mensagem por silvio28bc em Sex 17 Maio - 16:46

Amigos, no fundo, no fundo também tenho muito medo que ocorram brigas entre o casal, por isso que vou ver se consigo construir o viveiro com a maior dimensão possivel. Se eles não brigarem no período do acasalamento, penso em deixar eles juntos mesmo, pelo menos até ela entrar no choco, assim que os filhotes nascerem e completarem uma idade que só eu consiga alimentá-los, inclusive gostaria de saber isto; eu vou retirá-los e eu mesmo nutrí-los, isso fará com que eles tornem-se mansos e já libera a femea para o próximo acasalamento, pois eu sofrí com essa situação de ter que soltar o macho para galar a femea com os filhotes no ninho, no gaiolão; digo. Um medo só!! Que o macho pudesse bicar os filhotes, então não quero que eles estejam mais juntos com a femea ao chegar esse estágio. Ano passado perdi várias galas por esse motivo.. A femea ficava com ciúmes dos filhotes e não deixava o macho galar e eu perdía gala direto! Mas voltando ao tema do tópico, meu desejo mesmo é formar um casal só, solto direto no viveiro, sem que hajam brigas, daí tudo fica mais fácil.. Mesmo que não voltem mais para gaiolas. Abraços,,

silvio28bc
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 5
Reputação : 0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: