ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

MONURIL (FOSFOMICINA) - COLIBACILOSE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MONURIL (FOSFOMICINA) - COLIBACILOSE

Mensagem por luisaugusto em Ter 7 Maio - 20:41

Olá pessoal.
Tive problemas nesta temporada com a morte de alguns filhotes de periquitos ingleses , alguns até os doze dias de vida, e outros não morreram mas apresentaram desenvolvimento atrasado. Procurei veterinário e não deu um diagnóstico definitivo, infecção mesmo ele viu em apenas um filhote que estourou os sacos aéreos e inflou (desprendeu a pela da carne nas pernas e tórax e com bastante pus nos órgaos), alguns filhotes nota-se que já nasceram fracos. o plantel todo aparentemente não tem doença alguma, não houve morte de adultos e o nível de ruído é altíssimo e em periquitos isso é um ótimo sinal.
Pois bem, tudo indica que seja colibacilose, assintomática nos adultos na maioria dos casos e fatal em alguns filhotes menos resistentes. Tenho lido alguns artigos dando conta de que a Fosfomicina (presente no Monuril de uso humano) teria uma eficiencia curativa de 90% dos casos, enquanto os remédios convencionais para aves como amoxilina, tetraciclina, enrofloxacina teriam eficácia em menos de 50% dos casos. A grande questão é que em nenhum lugar é informado a dosagem desse produto, ele vem em um pacote de 8g e em humanos é tomado diluido em 75 ml para uma pessoa adulta, porém nos pássaros não sei como ficaria, certamente esse pacote deve ser dissolvido em uma quantidade bem maior de água. A grande vantagem desse tratamento além da eficiencia de mais de 90% dos casos é que ele é dado numa só vez, não precisando ficar tratando por vários dias seguidos, pois esse produto depois de ingerido fica em altas concentrações na corrente sanguinea por um bom tempo.
Gostaria de saber se alguém já fez esse tratamento e se sabe como funciona???

luisaugusto
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/03/2013
Localização : CANDELÁRIA/RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MONURIL (FOSFOMICINA) - COLIBACILOSE

Mensagem por luisaugusto em Qua 8 Maio - 9:29

eu ate acho que pode ser muito dificil aparecer alguem que dê uma resposta nessa calibragem de dosagem, mas pelo menos vamos ler né gente, todo mundo está sujeito a ter um problema desses um dia...

luisaugusto
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/03/2013
Localização : CANDELÁRIA/RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum