ANUNCIOS
Últimos assuntos
» Coleiro muda
por dagner Hoje à(s) 11:01

» FILHOTES NÃO EMPENAM
por eliezersuk Hoje à(s) 10:41

» Diga não ao PL 3264
por santosSSt Hoje à(s) 6:49

» DESAFIO QUE PASSARINHO É ESSE ?
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:43

» Aniversariantes do dia 02/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:40

» Aniversariantes do dia 01/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:38

» Filhote de Trinca Ferro
por Eduardo Machado Ontem à(s) 7:22

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

FILHOTE TEM QUE ENCARTA ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FILHOTE TEM QUE ENCARTA ?

Mensagem por vinicius santos simoes em Qua 27 Fev - 16:26

BOA TARDE CAROS AMIGOS QUANDO AGENTE COMPRA UM FILHOTE DE TRINCA FERRO ELE JA VEM COM O CANTO CERTO OU EU POSSO MUDAR , EXEMPLO : COMPREI ELE COM 40 DIAS POSSO COLOCAR UM CD CURRUCUTIL QUE EU TENHO AQUI , MAIS ESSE CURRUCUTIL ELE É RAPIDO , ELE SERVE MUITO PARA TREINAMENTOS PARA RODAS , SERA QUE ELE PEGA ?

vinicius santos simoes
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 425
Reputação : 3

Re: FILHOTE TEM QUE ENCARTA ?

Mensagem por Lucas Humberto em Qua 27 Fev - 16:40

Pode ser que sim mais tambem pode ser que não, mais a grandes chances dele pegar pois ele é um filhote ainda!!!

Lucas Humberto

Pontos : 370
Reputação : 21

Mensagem por Pedro Alencar em Qua 27 Fev - 19:01

Eu não acredito que TF encarte. Pois se fosse assim o "bom dia se chico boi" não seria tão valorizado, pois encartando todos teriam.

Att Pedro Alencar

Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2131
Reputação : 132

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Qua 27 Fev - 20:42

Não é facil encartar um trinca, mais é possivel, 40 dias diria que ja é tarde, ele escutou provavelmente os galadores nesse periodo...
Tem um vizinho aqui, que o trinca dele canta igual a minha grauna, mais foi nascido aki, escutou desde que nasceu, um pouco distante uns 30 metros...
Mais considero um trabalho, com pouca chance de encartar, a não ser que saia da encubadora direto para caixa acustica...

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2495
Reputação : 114

Mensagem por vinicius santos simoes em Qua 27 Fev - 22:12

eu acha igual ao pedro acho muito dificil encarta trinca ferro , acho que o canto ja ta certo desde que ele nasce posso estar errado , mais nunca vi ngm falar em encarta trinca ferro ( falo isso porque esse topico era pra tirar a duvida de um colega meu )

vinicius santos simoes

Mensagem por Lucas Humberto em Qui 28 Fev - 15:06

Mais amigos temos que lembra que existe muitos trincas que apredem mais de um canto, o meu por exemplo da 3 cantos difetentes!!!

Lucas Humberto

Pontos : 370
Reputação : 21

Mensagem por Pedro Alencar em Qui 28 Fev - 17:06

Eles não aprendem novos cantos, apenas tem e usam em momentos diferentes.

Att Pedro Alencar

Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por DAURI WISBECKI em Qui 28 Fev - 17:17

amigão...encarta sim,90% dos trincas encartam canto até um ano,as vezes até mas tarde,detalhe...ele não esquecerá o que já encarto ou seja...o q ele estava ouvindo,poderá levar até mas de ano,mas um dia poderá cantar esse que ele tava escutando,trinca-ferro encarta vários cantos e dependendo do momento ou hora do dia,canta um ou outro,vai la coloque o canto que vc querer que as chances são de 90% pra encartar igual ao que vc escolher,vlw

cante

.. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] MUITO AJUDA QUEM POUCO ATRAPALHA [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] ..

DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Pontos : 1645
Reputação : 36

Mensagem por Pedro Alencar em Qui 28 Fev - 17:21

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:amigão...encarta sim,90% dos trincas encartam canto até um ano,as vezes até mas tarde,detalhe...ele não esquecerá o que já encarto ou seja...o q ele estava ouvindo,poderá levar até mas de ano,mas um dia poderá cantar esse que ele tava escutando,trinca-ferro encarta vários cantos e dependendo do momento ou hora do dia,canta um ou outro,vai la coloque o canto que vc querer que as chances são de 90% pra encartar igual ao que vc escolher,vlw

cante

Manda por mensagem privada um criadouro que não tenha boiadeiro e venda encartado com boi...

Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por DAURI WISBECKI em Qui 28 Fev - 17:40

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Eles não aprendem novos cantos, apenas tem e usam em momentos diferentes.

Att Pedro Alencar
amigão...primeiro q pra usar um canto em determinado momento ele tem de ter encartado esse canto,não nasceu com ele,veja bem...trinca-ferro aprende tudo que escuta...ou quase tudo,isso pra mim já é mas que comprovado,já vi cantar sabiá larangeira,coleiro,bico-de-pimenta,azulão...e por ai vai,no momento tenho 30 trinca-ferro criados por mim e quase todos fazem acima de 4 cantos,todos os cantos aprenderam com os trincas velhos,chegam a emendar 3 cantos diferentes em um só,isso é mas que comprovado...vou postar um canto aqui...canto grego moli com boi,não tinha boiadeiro então mandei o cd pro meu amigo MARCELO alexandre la em erichim rs,ele também é membro aqui e poderá confirmar,ele ancartou com muita facilidade e mandou o trinquinha ppra mim....veja ele ai...encartado com cd,eu em particular não gosto de encartar cantos com cd...os cds vao perdendo a qualidades com o passar dos tempos...temos opições bem melhores...veja ai....esse canto é mas dificio de encarte que o bom-dia-seu-chico-boi
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

.. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] MUITO AJUDA QUEM POUCO ATRAPALHA [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] ..

DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Mensagem por Pedro Alencar em Qui 28 Fev - 17:48

Cantão seu TF tem.

A questão é a seguinte, um filhote que conviva com outros TF e ouve cantos variados. ACREDITO que venha ter variações de cantos no futuro...Ao natural sim.

Mas, o encarte tradicional, onde se coloca uma gravação e nem sempre estão na frequência correta, não soma muito no aprendizado, neste caso somente caixa acústica por longo tempo e mesmo assim ainda não simpatizo com a ideia.
Um filhote que aprende com "mestres" OK, Encarte forçado NÃO.

Att Pedro Alencar

Obs: Qual a idade deste seu TF...muito bom.

Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Qui 28 Fev - 18:14

Os dois disseram duas coisas muito importantes de maneira diferentes...
Cd e frequencia correta, amigos se não tiver 350hz, o canto ficará horrivel, e será muito, muito dificil o aprendizado...
Cartão de memoria esqueçam e pen drive tbm, os dois não servem para encarte, aparelhos e auto falantes sem qualidades idem, por isso , que muitos reclamam que não conseguiu encarte e falam que tal especie não encarta...qualquer passaro encarta qualquer canto, é logico respeitando os limites de cada especie... Umas com mais facilidades e outras com menos...
Temos muitos colegas de renome, fazendo escolas de cantos pelo brasil a fora de muitas especies e todos com sucesso, tendo conhecimento e fazendo o trabalho sem pena de gastar r$ e tempo para observar, o resultado vem em 80% dos casos...

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por vinicius santos simoes em Qui 28 Fev - 18:55

OBRIGADO A TODOS

vinicius santos simoes

Mensagem por DAURI WISBECKI em Sex 1 Mar - 13:27

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Os dois disseram duas coisas muito importantes de maneira diferentes...
Cd e frequencia correta, amigos se não tiver 350hz, o canto ficará horrivel, e será muito, muito dificil o aprendizado...
Cartão de memoria esqueçam e pen drive tbm, os dois não servem para encarte, aparelhos e auto falantes sem qualidades idem, por isso , que muitos reclamam que não conseguiu encarte e falam que tal especie não encarta...qualquer passaro encarta qualquer canto, é logico respeitando os limites de cada especie... Umas com mais facilidades e outras com menos...
Temos muitos colegas de renome, fazendo escolas de cantos pelo brasil a fora de muitas especies e todos com sucesso, tendo conhecimento e fazendo o trabalho sem pena de gastar r$ e tempo para observar, o resultado vem em 80% dos casos...
thiago...vc esta correto em quase tudo,na minha opinião esses recursos citados acima muitas vezes trazem bons resultados sim,vejo curio ganhando torneios de cantos sendo que foi encartado com esses recursos acima citados,logico que temos métodos muito melhores.

pela experiência que tenho com pássaros,pelas amizades que tenho com criadores experiêntes,pelos criadores que conheço com muita capacidades,trinca-ferro é o pássaro mas fácil de encarte,se vc criar um trinquinha e assobiar imitando ele,algumas vezes quando for colocar comida a ele por exemplo,uma vez ao dia,durante um mes +ou-,as chances dele fazer igual quando soltar o canto são enormes,e as vezes até mesmo na mesma altura,e o sabiá laranjeira é o mais difícil de encarte,esse aprende tudo menos cantar direito,pra chegar perto da perfeição vc tem de ter um filhote com um professor apenas,se for mas de um filhote ou mas de uma adulta cantando já estraga tudo,de gravações as chances são minimas....
.....
...Pedro...aquele trinca naquele vidio estava completando 2 anos,não tenho mas ele,não gosto do canto boiadeiro,o grego-mole com boi igual aquele ali até é bem bacana,mas pra quem quer pra canto...no meu caso é velocidade,então eles tem de ter uma boa retomada de canto tipo esse ai,sempre coloco ele cantando para seus filhos e netos.......
.......[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

detalhe...coloco dessa forma ai...em vidios,valeu pessoal,temos de debater os assuntos mesmo pra aprendermos uns com os outros,vlw thiago...passe pra gente em detalhes se possível claro...uma boa forma pra encarte...no momento estou tentando um bom encarte em um sabia laranjeira,aproveitando que os meus adultos estão em mudas e também em um curio...filho de campeão,valeu um forte abraço a todos amigos

DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Mensagem por Franqlim Pereira em Sex 1 Mar - 13:41

amigo dauri não me recordo onde vi uma reportagem que dizia que as sabias criavam seus proprios cantos .e claro baseados nos cantos de sabias

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........

Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 7150
Reputação : 518

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Sex 1 Mar - 14:20

Amigo Dauri, Sabiás só tive uma experiencia em uma Sabia da mata onde foi vetorizada no canto CADE VOVO,PELANCA SÓ com muita repetição...
Bom ela pegou bem o canto, mais como vc disse , não só a sabia ou qualquer outro passaro tem facilidade para aprender o errado....rs
Ela teve no maximo dois dias de contato, com um corrupião que assovia o hino do botafogo, eis que depois de quase 4 anos, ela começou a assoviar, o que ela ouviu , com uns 30 dias de nascido, por dois dias, no maximo e numa grande distancia, chutaria que estava a mais de 50 metros desse corrupião e depois nunca mais ouviu...
Ela sozinha e só cade vovo, mais quando disputa canto canta o mais curto, que é o hino do botafogo...
Bom quanto ao curió, acho um trabalho bem tranquilo, se seguir um trabalho desde o inicio....
Quando faço um filhote( macho galador x femea), nessa crusa , ja sei oq vou fazer com os filhotes, no meu ver essa é a principal observação...
Vou citar um exemplo, tendo duvidas, pode perguntar que tento ajudar...
Filhotes de um Praia Classico sem repetição x femea com genetica de repetidores...
Não deixo em hipótese nenhuma, femea cantando na maternidade, é um ambiente acustico, onde nasce o filhote, não é o mesmo local de gala.
Bom com 35 dias separo os filhotes, que vão para local de aprendizado, só ficam filhotes com a mesma idade e tbm com mesmas caracteristicas...
La tem um professor( vejo muita gente dizendo que tem professor, mais é dificil ter um), e roda o cd(original), com timer e fotocélula, toca por 90 minutos e descansa 30, mais nesses 30 escutam o professor , é um local com meia luz e uma fonte de agua...
Normalmente faço 10(pardos) em cada ambiente, não os deixo churrilhar alto, quando começam a querer berrar vão para outro ambiente com menos luz ainda, até se acalmarem...para então retornarem ao ambiente.
As gaiolas ficam em meia capa ou sem capa( isso mesmo tem vezees que a unica coisa que tenho a fazer é deixar os pardos se verem, assim eles se acalmam, ou se intimidam e voltam a escutar, envés de trepar por cima do cd.
O manejo e acompanhamento nesse momento é o mais importante, tem que ter acompanhamento diario.
Nunca trocar um cd no aprendizado, se o cd que roda no criador é selo prata, vai ser prata sempre...
Os aparelhos que uso, são do Idalécio ou tectron, o cd sempre original.
Não uso caixa acusticas, o ambiente é acustico, mais nada de caixa...
Os filhotees só saem dessa sala para higiene em poucos casos, banho de sol.
Nunca tiro um pardo sem estar cantando para fora, as vezes canta certo as vezes não...digamos que meu aproveitamento seja de uns 90% oq considero bom.
Não faço só classicos tbm vetorizamos liso, ou para alguns clientes outros cantos...
O erro mais comum que vejo , é o dono querer ver sua ave cantar logo, ai fica mexendo e dando fogo na ave...ai amigo abraço....
Quanto ao banho de sol, só tiro se não tiver passaros soltos ao redor, oq é dificil, nem todos tem um ambiente assim...
Perguntas comuns que ouço;
Posso vetorizar um pardo sem ambiente acustico?
sim, pode mais tem que ser isolado e sem escutar outras aves.
Tenho que ter, um aparelho e caixas de som apropriadas?
sim, tem eles são o instrumento de trabalho.
Pardo sem genetica vetoriza?
Pode até vetorizar, mais é dificil, o trabalho começa na escolha do passaro.
bom isso é oq me veio a cabeça, tendo duvidas pode mandar, que tendo ajudar, da maneira que faço...

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por DAURI WISBECKI em Sex 1 Mar - 14:33

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:amigo dauri não me recordo onde vi uma reportagem que dizia que as sabias criavam seus proprios cantos .e claro baseados nos cantos de sabias
não cara,estou com 43 anos e todo esse tempo vejo meu velho criar sabiás,principalmente sabiá-laranjeira,e sei das dificuldades de fazer um sabia de canto perfeito,sem tropeçar em nenhumas das notas e também colocar mais de 20 notas diferentas no canto até a retomada que é o certo,tenho algumas sabias aqui com canto encartado de cd...ela e o cd apenas em um lugar sozinhos,comparando com essas porcarias que vimos ai pela net,até são bons cantos,mas longe muito longe da perfeição...essa ai por exemplo...foi encarte de cd,ela canta melhor que isso ai...ai ela tava encurtando muito o canto com medo de uns urubus q estavam dabdo uns rasantes,mesmo assim de 1 a 10 eu daria no maximo 5 pra ela,e pra mim é melhor que todos os cds que achamos no mercado,tenho em arquivo otimos cantos que na net nunca vimos.vlw posi1 ..
...
...[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]...
..
..
......esse sabia póca ai também encarte de cd...e ficou ferfeito,as laranjeiras é q são complicadas mesmo.............
......
...[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Mensagem por DAURI WISBECKI em Sex 1 Mar - 14:46

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Amigo Dauri, Sabiás só tive uma experiencia em uma Sabia da mata onde foi vetorizada no canto CADE VOVO,PELANCA SÓ com muita repetição...
Bom ela pegou bem o canto, mais como vc disse , não só a sabia ou qualquer outro passaro tem facilidade para aprender o errado....rs
Ela teve no maximo dois dias de contato, com um corrupião que assovia o hino do botafogo, eis que depois de quase 4 anos, ela começou a assoviar, o que ela ouviu , com uns 30 dias de nascido, por dois dias, no maximo e numa grande distancia, chutaria que estava a mais de 50 metros desse corrupião e depois nunca mais ouviu...
Ela sozinha e só cade vovo, mais quando disputa canto canta o mais curto, que é o hino do botafogo...
Bom quanto ao curió, acho um trabalho bem tranquilo, se seguir um trabalho desde o inicio....
Quando faço um filhote( macho galador x femea), nessa crusa , ja sei oq vou fazer com os filhotes, no meu ver essa é a principal observação...
Vou citar um exemplo, tendo duvidas, pode perguntar que tento ajudar...
Filhotes de um Praia Classico sem repetição x femea com genetica de repetidores...
Não deixo em hipótese nenhuma, femea cantando na maternidade, é um ambiente acustico, onde nasce o filhote, não é o mesmo local de gala.
Bom com 35 dias separo os filhotes, que vão para local de aprendizado, só ficam filhotes com a mesma idade e tbm com mesmas caracteristicas...
La tem um professor( vejo muita gente dizendo que tem professor, mais é dificil ter um), e roda o cd(original), com timer e fotocélula, toca por 90 minutos e descansa 30, mais nesses 30 escutam o professor , é um local com meia luz e uma fonte de agua...
Normalmente faço 10(pardos) em cada ambiente, não os deixo churrilhar alto, quando começam a querer berrar vão para outro ambiente com menos luz ainda, até se acalmarem...para então retornarem ao ambiente.
As gaiolas ficam em meia capa ou sem capa( isso mesmo tem vezees que a unica coisa que tenho a fazer é deixar os pardos se verem, assim eles se acalmam, ou se intimidam e voltam a escutar, envés de trepar por cima do cd.
O manejo e acompanhamento nesse momento é o mais importante, tem que ter acompanhamento diario.
Nunca trocar um cd no aprendizado, se o cd que roda no criador é selo prata, vai ser prata sempre...
Os aparelhos que uso, são do Idalécio ou tectron, o cd sempre original.
Não uso caixa acusticas, o ambiente é acustico, mais nada de caixa...
Os filhotees só saem dessa sala para higiene em poucos casos, banho de sol.
Nunca tiro um pardo sem estar cantando para fora, as vezes canta certo as vezes não...digamos que meu aproveitamento seja de uns 90% oq considero bom.
Não faço só classicos tbm vetorizamos liso, ou para alguns clientes outros cantos...
O erro mais comum que vejo , é o dono querer ver sua ave cantar logo, ai fica mexendo e dando fogo na ave...ai amigo abraço....
Quanto ao banho de sol, só tiro se não tiver passaros soltos ao redor, oq é dificil, nem todos tem um ambiente assim...
Perguntas comuns que ouço;
Posso vetorizar um pardo sem ambiente acustico?
sim, pode mais tem que ser isolado e sem escutar outras aves.
Tenho que ter, um aparelho e caixas de som apropriadas?
sim, tem eles são o instrumento de trabalho.
Pardo sem genetica vetoriza?
Pode até vetorizar, mais é dificil, o trabalho começa na escolha do passaro.
bom isso é oq me veio a cabeça, tendo duvidas pode mandar, que tendo ajudar, da maneira que faço...
boa Thiago...valeu pela aula que com certeza servira para muitos,então,estou com um filhote hoje com 70 dias,já soltando algumas notas perfeitas,sendo que é de ótima genética,pai dele o lancaster,acredito q vc não conheça,mas é um ótimo repetidor e com muitos filhotes aprovados,nunca tive nenhuma experiência tipo encartar canto em curio,mas estou tentando...ele esta em um qurto totalmente sem escutar nada...a penas o canto prais liso que era o que seu pai cantava,detalhe...regulo pra cantar as vezes 20 minutos e parar 10..depois canta 10 e para 5 e por ai vai..toca dia e noite em alturas diferentes e tempos tocando e descansando alternados...diferentes tambem...vamos ver no que da,meu amigo fez um irmão dele de temporadas anteriores apenas com cd tocando uma duas horas ao dia,detalhe..no primeiro ano ainda pardo fazei 10 cantos perfeito,e esse ano com dois anos não passa de 3 cantinhos,valeu grande...brigado ai.

DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Sex 1 Mar - 16:38

Quanto a esse relatado, que passava 10 e agora não passa 3, é normal, pode ser manejo diferente ou até o passaro mesmo, certamente ele voltará com o manejo certo.
Tem um curio aki no Rj, que pardo passava 2, 3 cantos mudou de dono e hoje passa mais de 20 samaritas.
não tem do que agradecer...

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por Pedro Alencar em Qua 6 Mar - 14:12

É rapaz, estou me interessando por sabiá....Dauri e Thiago se preparem que vou pedir suporte.

Att Pedro Alencar

Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Qua 6 Mar - 16:30

Pow Pedro sabia é com o Dauri, eu gosto muito de Sabia da Mata, adquiri um casal essa semana para reprodução, só que essa IN é de dupla interpretação, ontem tive a surpresa de não consiguir incluir a especie para comercial, to buscando maneiras de entender isso, a cada ano uma novidade...
Bom isso não vem ao caso, oq eu souber tento auxiliar sem duvida...

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: