Últimos assuntos
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
Votação

Votação : Qual o pássaro exótico mais criado no Brasil !

 
 
 
 
 
 
 
 

Exibir resultados

MANEJO DE TRINCA FERRO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MANEJO DE TRINCA FERRO

Mensagem por Roberto de souza em Sab 23 Fev - 12:32

Galera estou começando a criar trinca ferro e queria umas dicas alimentaçao frutas e verduras q eu posso oferecer e quantas vezes,raçao,gaiolas tudo q possam min ajudar neste começo.JA SOU CRIADOR DE PAPA CAPIM E CABOCLINHO

Roberto de souza
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário

Mensagens: 273
Pontos: 538
Reputação: 0
Data de inscrição: 19/08/2011
Localização: bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MANEJO DE TRINCA FERRO

Mensagem por HUGO WATSON em Sab 23 Fev - 12:48

ALIMENTAÇÃO:

O Trinca-ferro (Saltator similis) tem sua alimentação muito diversificada. Alimenta-se de uma grande variedade de sementes (alpiste, painços, girassol, aveia, cártamo, lentilha, sorgo, cânhamo...), diversas. Outro problema é que a ave adquire preferência por certos alimentos, como sementes maiores e mais oleosas, e isso faz com que sua dieta fique desbalanceada, levando a quadros de obesidade e subnutrição.

O ideal seria que o pássaro recebesse uma dieta única, onde ele possa ter todos os nutrientes que necessita (proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e sais minerais). As rações extrusadas facilitarão muito este trabalho e com certeza teremos melhores resultados, como base da dieta, uma farinhada de boa qualidade, grite mineral e suplementação de aminoácidos, vitaminas e mineral ..Alimento Vivo: É necessário fornecer larvas de tenébrio, como fonte de proteína animal para os filhotes. Nos primeiros dias de vida dos filhotes as fêmeas procuram basicamente por alimentos vivos.

Água: A água de beber deve ser filtrada e os bebedouros bem limpos.
Os trincas têm o hábito de levar alimento para o bebedouro, criando assim um ambiente propício para surgimento de bactérias e de fungos. Por isso o bebedouro deve ser bem lavada .

GAIOLAS PARA CRIAÇAO
O tamanho ideal para as gaiolas de criação é de 80 cm de comprimento, 40cm de altura e 30cm de profundidade para as gaiolas das fêmeas e 40x40x30 para os machos. As gaiolas devem ter uma grade móvel no fundo a uma altura maior que 3 cm da bandeja. Com esta grade evita-se que as fêmeas puxem o papel do fundo e diminui o contado direto com as fezes.

POLEIROS

Não podem ser lisos, de preferência frisados, com diâmetros variados.

HIGIENE
A melhor forma para se proceder na limpeza de qualquer utensílio, é seguir esta seqüência:

Primeiro temos que retirar as partículas maiores com jato de água. Isso facilita a ação dos detergentes e desinfetantes nas superfícies.

Em seguida podemos deixar de molho numa solução com detergente por 20-30 minutos e depois com uma escova ou uma bucha esfregar toda a superfície.

Enxaguar bem e depois fazer a desinfecção, que pode ser com uma solução de hipoclorito (cloro), quaternários de amônia etc.

Existem no mercado detergentes clorados, que eliminam a necessidade da desinfecção.

• Gaiolas – As gaiolas devem ser limpas todos os dias, retirando o papel da bandeja, lavando a grade com água e detergente e desinfetando-a com uma solução colorada a 300- 400 ppm (25 ml de cloro a 12% em 10 litros de água). É claro de outros desinfetantes podem ser usados.
O uso do calor para desinfecção das gaiolas é importante e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano. Pode ser usado uma vassoura de fogo ou estufas.

• Poleiros – O uso da grade no fundo da gaiola, diminui muito as sujidades nos poleiros. O criador deve observar bem a posição dos poleiros para que ao defecar o pássaro não suje o poleiro que estiver abaixo.

• Os poleiros devem ser mantidos sempre limpos.

• Bebedouros – Devem ser bem lavados, escovados e desinfetados todos os dias, pois os trincas têm o hábito de umedecer o alimento, criando na água do bebedor um ambiente propício para bactérias e fungos.

• Comedouros – Devem ser limpos pelo menos uma vez por semana, mas o criador deve ficar atento, pois assim como nos bebedouros, o alimento umedecido incrustado cria um ambiente favorável principalmente para os fungos.

• Sala de criação – Não deixar acumular penas e restos de alimentos no chão. O uso de bandejas móveis sob as prateleiras diminui a necessidade de varrer o local todo o dia, estressando menos os pássaros



NÃO COMPREM AVES ILEGAIS , VC ESTARA CONTRIBUINDO PARA O TRÁFICO DE ANIMAIS !!!! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

HUGO WATSON
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagens: 3511
Pontos: 4136
Reputação: 361
Data de inscrição: 26/12/2012
Idade: 27
Localização: Rio De Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MANEJO DE TRINCA FERRO

Mensagem por Oziel Siqueira em Sab 23 Fev - 12:51

O HUGO JA DISSE TUDO
MAIS NUNCA SE ESQUEÇA DE DEDICAR-SE TODOS OS DIAS E TENHA MUITA PACIÊNCIA ABRAÇOS


O MELHOR MANEJO É A DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA

Oziel Siqueira
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagens: 1285
Pontos: 1506
Reputação: 102
Data de inscrição: 25/10/2011
Idade: 29
Localização: BRASILIA DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MANEJO DE TRINCA FERRO

Mensagem por Pedro Alencar em Sab 23 Fev - 22:18

Faça pesquisas aqui no fórum no campo BUSCAR, e coloque as palavras referentes ás suas dúvidas.

Att Pedro Alencar

Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens: 1745
Pontos: 2135
Reputação: 132
Data de inscrição: 03/09/2011
Idade: 29
Localização: Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum