ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Importância dos Banhos de Sol para os canários.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Importância dos Banhos de Sol para os canários.

Mensagem por Fredson em Qua 20 Fev - 21:12

As aves necessitam de sol regulamente, pois os raios ultravioletas (UV) são essenciais tanto para alimentação, reprodução e imunidade das aves. Em relação à alimentação, sabemos que a captação dos raios UV é fundamental na seleção dos alimentos pelas aves. É por meio dos raios UV que as aves têm a capacidade de distinguir as cores, enxergando os alimentos vermelhos bem mais vermelhos assim como os verdes bem mais verdes, condição fundamental para estimular o apetite das aves.
A grande diferença entre as aves e os seres humanos, é que estas enxergam os raios UV que fazem parte da luz natural do sol. A vida sem os raios UV para as aves seria como se os seres humanos vissem tudo em preto e branco. Em criações de aves em ambientes fechados, os raios UV da luz do sol que entram pela janela são eliminados pelos vidros. Outro agravante é que as fontes normais de iluminação doméstica não emitem os raios UV.
Em relação à reprodução, sabemos que sem os raios UV algumas espécies de aves não conseguiriam diferenciar o sexo entre elas. Sem uma fonte equilibrada de luz, o ciclo endócrino (falta de luz para estimular as glândulas pineal e hipófise) fica comprometido, alterando, assim, a capacidade das aves de diferenciar a noite do dia, condição essencial para a produção de Melatonina, que é a substância que regula o ciclo biológico das aves, e que também afeta a produção e liberação de hormônios essenciais para a reprodução das aves. Outro fator importante que devemos ressaltar é que uma iluminação inadequada pode provocar também sérios problemas de saúde às aves como, por exemplo, desnutrição, problemas respiratórios, digestivos e metabólicos.
Lâmpadas especiais
As aves necessitam da vitamina D3 para o desenvolvimento do esqueleto. Para isso, os raios ultravioleta B (UVB) são necessários para sintetizar a vitamina D3. Recomendamos que qualquer pessoa que deseje criar aves deve adquirir lâmpadas especiais para pássaros e, assim, oferecer a radiação UV artificial às aves. Essas lâmpadas emitem raios UVA e UVB suprindo as necessidades dos pássaros em cativeiro desde que usadas corretamente, respeitando o período de luz diária. Também é importante ressaltar a necessidade de colocar as aves para tomar banho com água e de sol, de preferência no período da manhã, entre as 8 e 9 horas.
Deve-se ter muito cuidado pra não deixar a ave por um período muito prolongado sob o sol. Para maior segurança, recomenda-se colocar sobre a gaiola um pano que cubra uma parte da área, oferecendo sombra, pois o pássaro escolherá o tempo que deseja ficar sob o sol.
William Cardoso Maciel
Professor de Ornitopatologia da Favet/UECE

Fredson
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 99
Pontos : 126
Reputação : 3
Data de inscrição : 26/12/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Importância dos Banhos de Sol para os canários.

Mensagem por kaiquezl em Qua 20 Fev - 21:18

Vou começar colocar meus alados no sol diariamente não sabia disso, muito bom valew.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

kaiquezl
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário

Mensagens : 208
Pontos : 320
Reputação : 10
Data de inscrição : 15/07/2012
Idade : 17
Localização : Bariri-sp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum