ANUNCIOS
Últimos assuntos
» Pardal(?) filhote - dúvidas gerais
por sscraul Hoje à(s) 3:24

» Aniversariantes do dia 3/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Ontem à(s) 23:38

» Trinca ferro arisco
por willi souza Ontem à(s) 20:28

» FILHOTES NÃO EMPENAM
por Luan Lacinta Ontem à(s) 14:30

» Diga não ao PL 3264
por Luan Lacinta Ontem à(s) 14:20

» DESAFIO QUE PASSARINHO É ESSE ?
por Julio Cezar Della Torre Ontem à(s) 0:36

» Coleiro muda
por dagner Sex 2 Dez - 11:01

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Coleiro comelão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Coleiro comelão

Mensagem por Otávio P. Martinelli em Qua 23 Jan - 10:45

Adquiri um coleiro pardo há alguns dias, não tem nem um ano de idade ainda, mas uma coisa que notei nele é que ele fica o dia todo no coxo, e a maioria das sementes ele só joga fora ou quebra e não come, as vezes ele acaba com toda a comida do coxo, mas nunca come tudo, tanto que ele está em forma, nem um pouco gordo. O que fazer para tirar essa mania de ficar sempre quebrando as sementes e jogando fora do coxo?

Otávio P. Martinelli
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 22
Reputação : 0

Re: Coleiro comelão

Mensagem por Luiz E.C.L em Qua 23 Jan - 10:49

Cara...

O meu coleiro também tinha essa mania.... Ele quebrava as sementes e ficava escolhendo qual iria comer....

Isso acontecia porque todo dia de manhã eu limpava a gaiola e colocava mais comida nova...

Agora não faço mais isso.... Eu limpo a gaiola e assopro as cascas, mas só coloco mais semente quando realmente está acabando... Com o tempo ele parou com isso de ficar escolhendo.... Ele ainda quebra algumas e joga fora, mas é bem pouco....

Abraços

Luiz E.C.L
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 522
Reputação : 27

Mensagem por Luiz E.C.L em Qua 23 Jan - 10:50

E outra, procure variar a alimentação.... Coloque um jiló, pepino, couve, chicória, milho verde, maçã, banana de 2 em 2 dias....

Abraços

Luiz E.C.L

Mensagem por Otávio P. Martinelli em Qua 23 Jan - 10:53

Obrigado. Vou começar a fazer isso, porque eu sempre trocava todas as sementes todos dias, agora vou começar a soprar e ver o resultado e oferecer uma variedade maior de frutas e legumes. Grande abraço!

Otávio P. Martinelli
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Luiz E.C.L em Qua 23 Jan - 10:59

Otávio...

Só cuidado com o seguinte:

pepino, couve, chicória, milho verde, almeirão, sementes de Braquiária de 2 em 2 dias....

O Jiló e a maçã eu dou apenas de 15 em 15 dias (pois alguns dizem que jiló engorda e a maçã prende);

Coloque um osso de Siba na Gaiola;

Coloque um porta vitaminas com Areia de procedência (com grit). Não use essas areias de construção não.... Já vi nego dando areia da rua para o alado. Compre um pote em um pet shop ou pela net, mas veja antes a procedência.

Coloque um porta vitaminas com Ração Extrusada , para ele começar a se acostumar e é uma ótima ração, supre todas as necessidades do alado.

Se vc tiver facilidade, forneça uns 3 tenébrios por semana.

Casca de ovo moída e torrada, 1 vez por semana no comedouro unha...

É + ou - isso....

Abraços

Luiz E.C.L

Mensagem por Otávio P. Martinelli em Qua 23 Jan - 11:14

Obrigado, Luis. Suas dicas são uma grande ajuda, principalmente pra mim, que estou começando a entender bem os alados, agora.
Forneço areia com boa procedência, bem fininha, que já vem com farinha de ovo.
Tenho que começar a acostuma-lo com as extrusadas, me de alguma dica de qual marca seria melhor? E a que você oferece aos seus?

Otávio P. Martinelli
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Luiz E.C.L em Qua 23 Jan - 11:26

Otávio,

Geralmente as Extrusadas em geral são boas.... Existem 3 que tem uma maior comercialização que são Alcon Club, MegaZoo SM16 e Nutrópica... Aí vai depender da disponibilidade em sua região...

O que acontece, aqui no RJ eu não acho de jeito nenhum a Alcon Club Coleiro... Mas fui orientado por criadores mais experientes á usar a Alcon Club Curió, que é a que eu utilizo hj....

Na própria embalagem vem uma orientação sobre manejo na qual vc pode substituir integralmente as sementes pela Ração.... Eu prefiro manter as sementes e colocar a Ração á parte...

E outra, não se espante se vc colocar a Ração e seu coleiro sair jogando fora....rsrsrs o meu fez isso.... Coloque num copo e quebre um pouco as bolinhas com uma colher....

Abraços

Luiz E.C.L

Mensagem por Otávio P. Martinelli em Qua 23 Jan - 13:24

Muito obrigado, Luiz. Depois dessa aula sobre coleiro, vou mudar alguns hábitos em relação aos meus alados. E tentar a cada vez me aperfeiçoar, fico muito grato.
Um grande abraço!

Otávio P. Martinelli
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por HUGO WATSON em Qua 23 Jan - 13:27

eu tambem sopro as casca se ao vira desperdicio

NÃO COMPREM AVES ILEGAIS , VC ESTARA CONTRIBUINDO PARA O TRÁFICO DE ANIMAIS !!!! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

HUGO WATSON
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 4236
Reputação : 373

Mensagem por Luiz E.C.L em Qua 23 Jan - 13:44

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Muito obrigado, Luiz. Depois dessa aula sobre coleiro, vou mudar alguns hábitos em relação aos meus alados. E tentar a cada vez me aperfeiçoar, fico muito grato.
Um grande abraço!

Que isso cara.... não precisa agradecer não. O pouco que eu sei eu aprendi aqui....Tem amigos aqui que são fera na arte de criar alados... Tenha paciência que o coleiro é meio temperamental...kkkkkkkkkkkkkkk Mas aos poucos e com um bom manejo ele vai pegando jeito.

Abraços

Luiz E.C.L

ração extrusada

Mensagem por lempickamayumi em Sab 9 Fev - 9:58

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Adquiri um coleiro pardo há alguns dias, não tem nem um ano de idade ainda, mas uma coisa que notei nele é que ele fica o dia todo no coxo, e a maioria das sementes ele só joga fora ou quebra e não come, as vezes ele acaba com toda a comida do coxo, mas nunca come tudo, tanto que ele está em forma, nem um pouco gordo. O que fazer para tirar essa mania de ficar sempre quebrando as sementes e jogando fora do coxo?
Tente misturar meio a meio ração extrusada com as sementes. A ração é mais saudável, tem vitaminas, minerais, fibras, pre e probióticos em quantidade balanceada, e na mesma quantidade em todos os "grãos", evitam o desperdício e a necessidade de ficar assoprando. Pode ser da marca Nutral, Nutrópica, Alcon Club, Pet Bird, Nutripássaros... Caso não encontre específica para coleiros, pode ser fornecidda a para Curiós. Deixar só sementes no cocho é ruim, ele vai acabar selecionando só as mais saborosas que são as mais GORDUROSAS, e as sementes são deficientes em vários aminoácidos e vitaminas. Os pássaros NÃO ficam gordos, como os mamíferos, eles acumulam a gordura no fígado, então aparentemente ele pode parecer "em forma", mas está com o fígado gorduroso, que leva à morte prematura. Lembro que coleiros podem viver cerca de 30 anos, são muito longevas. O ideal é que ele coma só a ração como principal alimento, e as sementes seja petiscos, você pode oferecer aqueles Bastões de sementes, assim para comer as sementes ele vai ter que se esforçar arrancando-as, tal como faria na natureza. Aves de gaiola não gastam tanta energia como as de vida livre, assim uma alimentação gordurosa é prejudicial. Varie o cardápio: ofereça como complemento, verduras bem lavadas verde-escuras como almeirão, couve, brócolis (pode ser levemente cozido, eles adoram a maciez), escarola, chicória... Legumes como jiló (corte de forma que as sementes fiquem bem expostas, as sementes do jiló são suculentas para eles, tem muita água e nada de gordura, muito saudável), pepino, cenoura. Quanto às frutas, coleiros não são frugíveros, mas aceitam bem a Maçã (dê um pedaço SEM sementes da maçã, elas são tóxicas aos pássaros). JAMAIS dê abacate (algumas variedades matam os pássaros), nem Alface (dá diarréia). Insetos são gordurosos, por isso eles amam. Como fonte de proteína, você pode cozinhar Ovo de galinha (por uns 8 min em água fervente) e oferecer num pote cortado na metade. Tire parte da gema, pois senão ele vai se deliciar com ela por inteiro, e as gemas contém gordura e muito colesterol.... A Farinhada da Alcon Pet para Insentívorors contém 3 tipos de insetos desidratados, podendo ser oferecida 2x por semana.
Com uma alimentação bem variada e rica, ele fica saudável, e fica menos "viciado" em um só tipo de alimento

lempickamayumi
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 10

Mensagem por Edivan Mizeeski em Sab 9 Fev - 10:07

Só completando coleiros quando novos tem dificuldades para retirar as cascas das sementes, realmente fica mais sementes no chão do que nos comedouros, mais com o tempo isso vai diminuindo. uma dica e todo dia retirar as sementes do chão! pois elas entram em contato com as fezes e se o passaro for se alimentar há uma grande probabilidade de adquirir doenças como o peito seco.

Flw Amigo!

Edivan Mizeeski
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 658
Reputação : 24

Mensagem por FERNANDO C. em Qui 18 Abr - 18:44

Realmente é um grande desperdício colocar sementes novas todos os dias... devemos soprar as cascas, e além disso, devemos fornecer ração extrusada, pois diminui a sujeira, o desperdício e nutre melhor os nossos alados.

FERNANDO C.
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 123

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: