ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

curio na muda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

curio na muda

Mensagem por renan lucas em Qui 6 Dez - 21:10

ola amigos eu tenho um curio pardo ele entrou na muda qual e o procedimento que eu devo usar

renan lucas
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 123
Reputação : 0

Re: curio na muda

Mensagem por Marco Mattos em Qui 6 Dez - 22:31

Renan;

Como é um período que exige muito das aves por consumir as reservas de energia para a formação da nova plumagem, é oportuno administrar um polivitamínico
e mantê-los em local sossegado, sem correntes de vento e com temperatura constante em torno de 25º C, sem que haja mudança de
rotina, para evitar a interrupção da muda. Nesse período, normalmente o curió se movimenta pouco e para de cantar, demonstrando claramente estar
debilitado. Assim que terminar a muda, quando a plumagem demonstrar estar com brilho, o curió macho volta a cantar de maneira moderada e vai
aumentando gradativamente a quantidade e qualidade do canto que tenha memorizado.
Tão logo termine a plumagem, o ideal é que você o deixe por uns 20 dias em uma VOADEIRA, afim que possa "ousar" com suas novas penas e aptdões de vôo.

Independente do período ( muda ou não), para os meus curiós, só dou água mineral natural, no entanto, muitos já me disseram que isso é frescura, excesso de zêlo, mas, esquecem-se que vivemos num País onde não existe um padrão de qualidade, que muitas concessionárias de água colocam cloro em excesso, outras em menores quantidades, e eu, prefiro não expor a traquéia dos meus cantadores à uma sensibilização por cloro, ou água contaminada (as piores são as que muitos chamam de água pura de mina...vai saber se no trajeto ela não está sendo contaminada por coliformes fecais até mesmo de outros animais, né?).

Desta forma, caso não opte por água mineral, pelo menos, tem que ser água filtrada. Na dosagem recomendada em bula, administro Aminosol, Orosol e Nalyt Muda(por 7 dias, depois, descanso comágua pura por 5 dias) disponibilizo a farinhada CC 2030 todos os dias, muitos preferem o Aminostress no lugar de Aminosol e Orosol.

Estou te enviando por MP um Manual para criação de curiós, com 153 páginas em arquivo pdf (Adobe Acrobat Reader).

Qualquer duvida adicional, estamos por aqui !!!

Abraço,

Marco Mattos.'.
Serra - ES

Marco Mattos
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 227
Reputação : 18

Mensagem por Marco Mattos em Qui 6 Dez - 22:47

Renan;

Não tem como enviar o anexo, mas, veja a MP que te enviei....
Um abraço,

Marco Mattos.'.
Serra - ES

Marco Mattos

Pontos : 227
Reputação : 18

Mensagem por TELES82 em Dom 27 Jan - 17:06

Poxa Marcos, estou iniciando a criação de Curió e logo de cara meu alado está entrando na muda. Me interessa muito esse seu manual de curiós!! Teria como fazer a gentileza de enviar-me?? Agradeceria muitissimo!! Forte abraço!

TELES82
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 38

Manual para criação de curiós

Mensagem por giovanni léo freire em Qui 11 Abr - 14:39

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Renan;

Como é um período que exige muito das aves por consumir as reservas de energia para a formação da nova plumagem, é oportuno administrar um polivitamínico
e mantê-los em local sossegado, sem correntes de vento e com temperatura constante em torno de 25º C, sem que haja mudança de
rotina, para evitar a interrupção da muda. Nesse período, normalmente o curió se movimenta pouco e para de cantar, demonstrando claramente estar
debilitado. Assim que terminar a muda, quando a plumagem demonstrar estar com brilho, o curió macho volta a cantar de maneira moderada e vai
aumentando gradativamente a quantidade e qualidade do canto que tenha memorizado.
Tão logo termine a plumagem, o ideal é que você o deixe por uns 20 dias em uma VOADEIRA, afim que possa "ousar" com suas novas penas e aptdões de vôo.

Independente do período ( muda ou não), para os meus curiós, só dou água mineral natural, no entanto, muitos já me disseram que isso é frescura, excesso de zêlo, mas, esquecem-se que vivemos num País onde não existe um padrão de qualidade, que muitas concessionárias de água colocam cloro em excesso, outras em menores quantidades, e eu, prefiro não expor a traquéia dos meus cantadores à uma sensibilização por cloro, ou água contaminada (as piores são as que muitos chamam de água pura de mina...vai saber se no trajeto ela não está sendo contaminada por coliformes fecais até mesmo de outros animais, né?).

Desta forma, caso não opte por água mineral, pelo menos, tem que ser água filtrada. Na dosagem recomendada em bula, administro Aminosol, Orosol e Nalyt Muda(por 7 dias, depois, descanso comágua pura por 5 dias) disponibilizo a farinhada CC 2030 todos os dias, muitos preferem o Aminostress no lugar de Aminosol e Orosol.

Estou te enviando por MP um Manual para criação de curiós, com 153 páginas em arquivo pdf (Adobe Acrobat Reader).

Qualquer duvida adicional, estamos por aqui !!!

Abraço,
Marco Mattos.'.
Serra - ES

olá macos, sea que voce pode me envia um manual tanbem? gato.

giovanni léo freire
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 4

Mensagem por Bruno deep em Sab 20 Abr - 12:16

Bom dia a todos. Pessoal, eu não dou vitamina extra nenhuma a meu curió, mesmo na muda, e nunca tive problemas. Ele vai fazer 4 anos em julho. Apenas, dou uma boa alimentação que já tem vitaminas como a alcon e mistura de sementes, osso de siba e grit mineral; não dou vermífugo também, pois sempre limpo bem a gaiola. De vez em quando dou uma chicória e tiririca. Vermífugo só se deve dar se o pássaro realmente tem vermes. Caso contrário, só vai agredir o seu pequeno fígado.

Obs: criei um coleiro que viveu 25 anos só comigo, nesses moldes, ou seja, sem dosagens extras de polivitaminicos, Aminosol, Orosol, Nalyt Muda, Aminostress e tantas outras vitaminas por aí. Nada disso eu dava; só dava pra ele mistura de sementes, milho, água fresca, banho de sol, casca de ovo, grit mineral, jiló e muita atenção e cuidado.

Bem, pessoal, essa é a minha maneira de criar e nunca tive problemas, mas respeito a opinião dos demais que dão várias doses extras de vitaminas a seus pássaros.

abraço.

Bruno deep
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 26

Mensagem por SIDNEI SOAVE DA SILVA em Sab 20 Abr - 13:23

OLÁ MARCOS MATTOS , ESTIVE LENDO O QUE VC ESCREVEU E ME INTERESSEI NO MANUAL DE CRIAÇÃO E GOSTARIA SE POSIVEL QUE VC ME ENVIAR TAMBÉM
MEU E-MAIL - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
desde já agradeço

SIDNEI SOAVE DA SILVA
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 13

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: