ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Matéria sobre Prolapso de cloaca (interessantíssimo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Matéria sobre Prolapso de cloaca (interessantíssimo)

Mensagem por Marcelo Coelho em Ter 13 Nov - 10:44

PROLAPSO DE CLOACA

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Fique sabendo como ‘prolapso de cloaca’ pode interferir no bem-estar de seu pássaro e saiba como trata-lo caso ele desenvolva essa deficiência.

‘Prolapso de cloaca’ nada mais é que a inversão da cloaca da ave com a exposição da parede interna do intestino. É um problema relativamente comum em criações de aves de gaiola e comete tanto os machos como as fêmeas.
A idade das aves também não influi, portanto, o problema poderá ocorrer tanto em aves jovens como em adultas e senis (velhas). As causas podem ser diversas, dentre elas podemos citar:

Deficiência alimentar (considera a falta de proteínas, vitaminas, fibras e minerais), levando ao enfraquecimento do aparelho digestivo da ave e favorecendo o aparecimento do problema;

Infecções intestinais por bactérias patológicas (que causam doenças), levando a uma aceleração na velocidade de trânsito do alimento, no intestino, favorecendo o desenvolvimento do problema;

Doenças causadas por protozoários, por exemplo, podemos citar a ‘giardíase’ (doença causada por Giárdia sp), que causa uma alteração fortíssima na parede intestinal, podendo ocasionar o problema;

Doenças causadas por vermes, que irritam a parede intestinal levando à aceleração do trânsito intestinal;

Processo alérgico que favoreçam a irritação intestinal com alteração na velocidade do trânsito intestinal;

Doenças genéticas que permitam uma maior fragilidade dos músculos que sustentam o intestino, favorecendo o desenvolvimento do problema.

Alterações traumáticas que favoreçam o problema;

No caso de fêmeas, problemas como: ovo virado, ovo sem casca, ovo muito grande (acima da média de tamanho), posturas seqüências, deficiências minerais (principalmente cálcio), etc.

Normalmente o problema surge por um relaxamento da musculatura de sustentação do segmento intestinal, associado a causas que favorecem um maior esforço e desgaste do segmento intestinal, como os casos de diarréias, inflamações, verminoses, traumas, desnutrição, entre outros. Todos esses fatores contribuem pra o enfraquecimento do segmento intestinal em questão, originando o desenvolvimento do mal.
O diagnóstico é feito através de um simples exame clínico. Já o tratamento é feito por correção cirúrgica, com a redução do prolapso. A redução pode ser efetuada de vários modos, dependendo do grau de comprometimento e a sua extensão.
O problema prolapso fica resolvido pelo procedimento cirúrgico, mas a causa direta não, logo, o criador deve efetuar exames que revelem o diagnóstico de causa. A partir de determinação da causa do problema, deve ser feito o tratamento do mesmo para que não ocorra a reincidência (repetição).
Como prevenção recomenda-se ao criador que tenha um controle intestinal e parasitário do plantel para que não seja surpreendido pelo mal.
Controles periódicos das aves são recomendados justamente para poupar as aves do criatório.
Caso o criador já possua aves com o problema, é necessário que ele procure o auxilio de um medico veterinário.

Dr. Luiz Alberto Shimaoka


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA MATÉRIA..
ABRAÇO A TODOS.

Marcelo Coelho
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 81
Pontos : 93
Reputação : 6
Data de inscrição : 30/10/2012
Idade : 34
Localização : rio de janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum