ANUNCIOS
Últimos assuntos
» FILHOTES NÃO EMPENAM
por Luan Lacinta Hoje à(s) 14:30

» Diga não ao PL 3264
por Luan Lacinta Hoje à(s) 14:20

» DESAFIO QUE PASSARINHO É ESSE ?
por Julio Cezar Della Torre Hoje à(s) 0:36

» Coleiro muda
por dagner Ontem à(s) 11:01

» Aniversariantes do dia 02/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Ontem à(s) 0:40

» Aniversariantes do dia 01/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Ontem à(s) 0:38

» Filhote de Trinca Ferro
por Eduardo Machado Qui 1 Dez - 7:22

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Melhor manejo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Melhor manejo

Mensagem por Yuri Wandermurem em Qui 18 Out - 14:12

Amigos comprei um curio a pouco tempo mas nao sei como cuidar dele .Sempre cuidei de coleiros queria saber o melhor manejo para o curio ea alimentação dele .
espero a resposta de vcs .

Yuri Wandermurem
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 29
Pontos : 53
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/05/2012
Idade : 22
Localização : rio de janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor manejo

Mensagem por Carlos Vinícius em Qui 18 Out - 14:17

Opa Yuri, de uma passada nesses topicos:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Tem tambem uma serie de topicos fixos em cima da caixa sobre curios...sorte.

Carlos Vinícius
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 2468
Pontos : 2762
Reputação : 126
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro /São Gonçalo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor manejo

Mensagem por Thiago Almeida em Qui 18 Out - 14:19

MUDA (TROCA DE PENAS: acontece entre março e junho (dependendo da região e do pássaro).

O nome Curió na língua tupi guarani significa "Amigo do Homem", pois este pássaro gostava de viver perto da aldeia dos índios. Esta característica de se aproximar do ser humano, a sua elegância, a enorme capacidade de disputar pelo canto quem é o dominador do território, e a enorme qualidade de seu canto, fez do curió um amigo muito estimado entre os criadores e amantes de pássaros em geral. O canto de curiós é tão apreciado que, nos concursos, essas qualidades são muito importantes.

O Curió aprende a cantar desde pequeno com o pai, porém, os "sperts" aconselham que os filhotes ouçam o canto do pai, somente se este canto for perfeito. As aves emitem sons que podem exprimir alegria, tristeza, aviso de alerta, dentre outros. Há uma grande variedade de cantos, e varia de região para região, havendo casos de pássaros que emitem até 40 assobios diferentes.
No Brasil já foram encontrados mais de 128 cantos diferentes e, os mais conhecidos são: Praia Grande , Paracambi, Uberaba, Vi te teu, Mateiro (que é o natural do pássaro). Quanto a repetição pode ser curto (de 1 a 4) ou longo (mais de 5). O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário das praias paulistas e, atualmente, está extinto na natureza, ou seja, os pássaros selvagens não mais o emitem. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto.
No Sul, temos o canto Florianópolis ou Catarina.

O curió além de excelente cantor é um imitador nato, por isso, não é aconselhável criá-lo com outras espécies de pássaros, porque ele aprenderá facilmente o canto delas, perdendo assim a pureza de suas notas musicais características. O melhor tempo para o curió aprender a cantar é quando novo , ainda com 3 meses. Colocando o pássaro para escutar o canto de fita, CD ou de um mestre (pássaro do plantel que tem o melhor canto), mas também pode aprender depois de velho se ele for cabeça mole (nome dado pelos criadores, um curió que ao escutar um canto diferente do seu , troca de canto). Você pode encontrar gravações (CD) de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiço
amento do canto de curiós adultos. Para conseguir informações de como obter esses discos consulte as Associações de Criadores.
ALIMENTAÇÃO

O curió principalmente seus filhotes se alimentam de Tenébrio molitor que devem ser criados em casa. Quando a criação de tenébrios estiver pronta, separa-se algumas, e de coloca em um pratinho com leite em pó. Elas vão se alimentar com o leite e quando consumidas pelo filhotes, se tornarão um alimento duplamente rico em proteínas.

Outros alimentos são os gafanhotos, cupins, pão molhado em água e milho verde, além das misturas para pássaros, alpiste e painço, ovo (clara e gema) cozido.

A alimentação dos filhotes deve ser deixado por conta das mães. Não deve colocar o alimento diretamente no ninho dos filhotes mas sim deixar que os pais façam isso. Nesse momento é importante observar os cuidados que eles dispensam aos curiózinhos. Deixar a disposição da mãe os alimentos de matrizes e adicionar 8 Tenebrios molitores para cada filhote por dia.
Tomar cuidado na compra frutas e verduras, tendo certeza de que não foi passado inseticida na plantação e se estão estragadas. As verduras (almeirão, chicória, espinafre, catalonia) e legumes (milho, abobrinha, jiló) poderão ser dados ocasionalmente durante todas as fases da criação. O grande cuidado a se tomar são com as verduras, pois deverão ser bem lavadas e colocadas pôr 30 minuto em uma solução de água (98%) e vinagre (2%). Evite alface e salsa.
O uso de ração extrusada , por conter todos os ingredientes necessários à boa alimentação, tem sido recomendada por especialistas.

VITAMINAS

As vitaminas são muito importante para os pássaros, mas ela precisa ser complementada com proteínas e sais minerais.

Vitamina "A": Auxilia no crescimento e é indispensável para o organismo defendendo escorbuto e protegendo a epiderme, é encontrada no pepino, na gema de ovo e na cenoura
Vitamina "B": (B1, B2, B6 e B12) ajuda no desenvolvimento dos filhotes e fortalece os nervos, é encontrada no pão, couve, cenouras e gema de ovo.
Vitamina "C": Dá boa condição ao sangue e é preventivo contra moléstia da pele, é encontrada no tomate, laranja e limão.
Vitamina "D": A falta desta vitamina causa raquitismo, é encontrada nos raios solares, na gema de ovo e no leite (apenas em tratamento).
Vitamina "E": Proporciona vigor mental e também estimula e fertiliza os pássaros, é encontrada no germe do trigo, amendoim, agrião e flocos de aveia.
Amido, açucares e gorduras: importante para os pássaros, proporciona energia e bom sono, é encontrada na farinha e na gema de ovo.
Proteínas: necessária para o crescimento e para manter bem os ossos, a pele e o sangue. Ajuda para evitar doenças, é encontrada no leite, ovos, pão, cereais, carne (Tenébrio Molitor)
Cálcio: Para formar os ossos, coagular o sangue, regular a pulsação, contrair e relaxar os músculos, é encontrado no almeirão, na casca de ovo e no osso de Siba.
Ferro: Para produzir sangue e outras células, é encontrado na carne (Tenébrio Molitor), no almeirão e agrião.
Iodo: Importante durante a adolescência e o período de postura, é encontrado no agrião e couve.
Fósforo: Ajuda as funções do cérebro e do sistema nervoso, é encontrado na carne (Tenébrio Molitor), ovos e trigo.
Fonte:http://www.sitiodocurio.com.br

Thiago Almeida
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 2111
Pontos : 2337
Reputação : 90
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 20
Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

http://www.facebook.com/thiago.almeida.7359

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Melhor manejo

Mensagem por fernando tenorio em Qui 18 Out - 18:21

isso aee Thiago c.e.c

fernando tenorio
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Mensagens : 126
Pontos : 163
Reputação : 9
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 25
Localização : rio de janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum