Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!! - Página 6
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!!

+22
Luiz E.C.L
Bruno Melo
cristiano machado vieira
Marcus Evangelista
Carlos Vinícius
Jefferson de O. Barcelos
Caio Leal Rocha
Alexsandro Schincaglia
istefeson Bruno
Thiago Coleiro
Wagner Mattos
fernando tenorio
ENIVALDO
RODRIGOFZ
weslleybomd+
João-Augusto
khroma
Thiago Gonzaga
RicardoAlmeida
Pedro Alencar
Mateus-MG
Mário Lins
26 participantes
Ir para baixo
avatar
Convidad
Convidado

Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!! - Página 6 Empty Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!!

Qua 17 Out 2012 - 0:17
Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal,

Vou falar um pouco sobre nossos queridos coleiros no intuito de sanar algumas dúvidas na criação.
Espero que gostem!

***Genética

A genética é o passo principal para ter bons resultados com os pequenos, principalmente para que cria com intuito de colocar em torneios e badernas. Coleiros com boa genética é 60% certo de futuro brilhante.

***Manejo

Não existe uma forma correta de manejo que irá funcionar em todos os coleiros, mas existe maneiras corretas que concerteza vai ajudar no desenvolvimento do bichinho.

Dicas: Passeios no período da manhã entre 6:00hs e 9:00hs, banhos de sol e banheira sempre que puder, deixá-lo vendo a rua no máximo até as 12:00hs (meio dia) para não adquirir "manias", não colocar fêmea em excesso pois isso pode prejudicar toda preparação do coleiro, sol no período do final da tarde, deixá-lo dormir em paz durante toda a noite e em locais sem muita claridade, forneçer as sementes que ele mais gosta além de algumas frutas, verduras, legumes, osso de síba, areia com grit mineral e capins pendões, não forçá-lo muito em combates na rua e em casa, respeitar e descansá-lo na época de muda de penas, levá-lo ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano, após os passeios coloque-o em um voador sempre que puder para ele se exercitar e pegar resistência e evite deixá-lo em correntes fortes de vento para ele não resfriar.
Bom pessoal, essas dicas são básicas para começar um bom manejo.

***Meu coleiro está gordo, o que faço?

Primeiro olhe os alimentos que está fornecendo. Se tiver painço branco, farinhada e perila, pode suspender pois os mesmos ajudam muito a engordar. Coleiro gordo aconselho que coloque-o em um voador para se exercitar e com comida de um lado e água do outro para ser obrigado a se locomover. Também forneça 2 vezes por semana jiló, pois ajuda da quebra de gordura.

***Meu coleiro não quer aceitar a fêmea, o que faço?

São vários fatores que podem levar um coleiro a não aceitar uma fêmea.
Exemplo: Temos que entender que alguns coleiros realmente não gostam de fêmea, outros preferem vê-las de longe, outros com gaiolas juntas, outros casados (os dois na mesma gaiola), outros preferem ouvir os piados e não vê-la, outros preferem vê-las soltas no mato, outros preferem vê-las soltas em casa, outros de vê-las em curtos períodos principalmente pela manhã, outros gostam de vê-las o dia todo, outros gostam de ouvi-las quando está encapado, outros gostam de vê-las piando dentro da capa pois ficam ansiosos em ver o movimento da capa quando elas voam e sabem que elas estão alí, outros gostam de passar a noite ao lado da fêmea, enfim, existem várias e várias maneira de um coleiro aceitar a fêmea. Só depende saber quando e como ele quer.

***Meu coleiro enfemou demais, o que faço?

Primeiro deixe a fêmea em um lugar em que ele não possa vê-la e nem ouvi-la para facilitar que ele esqueça. Depois passeios, banhos de sol e banheira, nos passeios não deixá-lo próximo a outros coleiros cantando, evite pendurá-lo no prego em que ele era acostumado a vê-la e se possível todos os dias deixe-o encapado no período de 3:00hs da terde até o outro dia de manhã cedo na hora do passeio. Com o tempo ele vai esquecendo, e quando estiver bem melhor, vai mostrando ela aos poucos para ele.

***Meu coleiro canta muito, mas quando vê outro ele para, por que?

Pode ser porque ainda não está se sentindo pronto 100% para combates ou porque não tem o instinto de fibra e combate. Ele pode ser um coleiro "frouxo" para outro.

***Meu coleiro canta bem em casa e em badernas, será que ele consegue também competir em troneios?

Depende muito... alguns coleiros são muito bom em badernas com 3, 4, 5, 6 gaiolas, mas quando chega no torneio que tem dezenas de gaiolas e vários tipos de canto, pode ser que ele se sinta acoado e não consiga entrar ou até entre mas não aguente chegar na final. Coleiro para finalizar bem no torneio precisa ter muita fibra e resistência. Então quem quiser participar de algum, é preciso ter coleiros de muita fibra.

***Meu coleiro entrou na muda de penas, o que faço?

Coloque-o em um local tranquilo, sem barulhos e claridade durante a noite, que não seja um local muito quente e nem muito frio, deixe-o de preferência encapado para não estressá-lo e para fazer a muda mais rápido, se possível dê banho de sol em um curto período da manhã tipo 20 minutos, no banho de sol cuidado com as correntes de vento, se quiser pode ministrar avitrin mudas desde que use conforme a bula indica e forneça as sementes que ele mais gosta além de fruta, verdura, legume.

***Meu coleiro já saiu da muda, como proceder agora?

Primeiro certifique-se que já saiu totalmente da muda de penas e de bico. Depois entre com o manejo que indiquei acima, sem forçá-lo em combates e nem pensar em colocar fêmea agora. Depois que ele já estiver cantando bem (quase pronto), começe a mostrar a fêmea aos poucos que ele vai pegando e chegando no ponto. O segredo é fazer tudo com calma e cautela.

***Meu coleiro fez muda recentemente e agora está fazendo um repasse, por que?

Vários fatores podem levar a acontecer isso.
Exemplo de alguns: manejo errado durante ou após a muda, deficiência de vitaminas, ambientes abafados, falta de manejo, falta de banhos de sol a banheira, stress, susto, rotina sedentária e etc... Repasse está mais voltado a algo de errado no manejo ou com o pássaro.

***Como combater piolhos?

1° dia - Misture 8 gotas de vinagre branco na água.
2° dia - Misture 5 gotas de vinagre branco na água.
3° ao 5° dia - misture 3 gotas de vinagre branco na água.

***Como percebo que meu pássaro está com STRESS?

Normalmente é identificado quando, ao pegar sua gaiola, o pássaro imediatamente defeca.
Além do manejo mais cauteloso, existem vários anti-stress no mercado.

***Meu coleiro faz muda constantemente, o que pode ser?

Podem existir diversas causas, mas as principais são o excesso de vitamina A, rotina sedentária e ambientes abafados.

***Meu coleiro arranca as penas, o que pode ser?

Normalmente são por problemas dermatológicos, deficiências protéicas ou ácaros nas penas. Ácaros em alguns casos, de tanto o pássaro coçar, acaba arrancando as penas. Podem ser inibidos através de medicamentos mas, existem casos que por falta de tratamento tornam-se desvios de comportamento, esses são praticamente incuráveis.

***Como combater ácaro de penas?

3 gotas de desinfetante na banheira, por 5 dias.

Bom pessoal esses foram os assuntos que lembrei aqui no momento. Lembrando de novos assuntos volto a postar sobre.

Obs: Essas dicas são usadas particularmente por mim, se algo interessar aos membros, pode seguir que comigo sempre deu certo.

Espero que tenham gostado e os ajudem em alguma coisa.

Grande abraço a todos








Última edição por Eduardo Júnior em Qua 17 Out 2012 - 10:18, editado 1 vez(es)

ENIVALDO
ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens : 6704
Pontos : 7652
Reputação : 558
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte

Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!! - Página 6 Empty Re: Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!!

Sex 19 Out 2012 - 12:41
Eduardo Junior

Se tratando de genética, nos alados, principalmente coleiros e trincas, qual é o maior erro do criador, lembrando que tem um pássaro fibra e de boa genética?



Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Convidad
Convidado

Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!! - Página 6 Empty Re: Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!!

Sex 19 Out 2012 - 14:07
ENIVALDO escreveu:Eduardo Junior

Se tratando de genética, nos alados, principalmente coleiros e trincas, qual é o maior erro do criador, lembrando que tem um pássaro fibra e de boa genética?


Eu acho que é querer que o pássaro faça além do que pode, não tratando o mesmo como um pássaro, e sim como uma máquina. Genética é uma qualidade muito boa em pássaros que possui, mas é preciso que seja respeitado os limites do pássaro também.

Essa resposta foi de acordo com o que entendi sobre a pergunta!

Grande abraço amigo Enivaldo
ENIVALDO
ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens : 6704
Pontos : 7652
Reputação : 558
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte

Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!! - Página 6 Empty Re: Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!!

Sex 19 Out 2012 - 21:49
Eduardo Júnior escreveu:
ENIVALDO escreveu:Eduardo Junior

Se tratando de genética, nos alados, principalmente coleiros e trincas, qual é o maior erro do criador, lembrando que tem um pássaro fibra e de boa genética?


Eu acho que é querer que o pássaro faça além do que pode, não tratando o mesmo como um pássaro, e sim como uma máquina. Genética é uma qualidade muito boa em pássaros que possui, mas é preciso que seja respeitado os limites do pássaro também.

Essa resposta foi de acordo com o que entendi sobre a pergunta!

Grande abraço amigo Enivaldo


Eduardo Junior

Na verdade era justamente isso que queria saber..

Então pessoal não adiante adquirir um pássaro de genética, e fibra, se nós criadores não tiver a capacidade de respeitar os alados, saber condiciona-lo para render da melhor forma, saber respeitar seus limites e saber estudar cada um de sua forma, pois vejo muitos criadores comprando um pássaro já carimbado, e com eles não rendem, ai colocam em duvida a genética a fibra a culpa nos pássaros, mais a maior culpa muitas vezes e nossas, pois não temos a paciência de esperar, queremos que o alado faça tudo a nossa maneira, que disputa o tempo todo que canta de manha, tarde e noite, que seja o pássaro que todos os amigos queiram ter, que seja o sucesso aonde vai, e respeitar que é bom nada.

Fico feliz muitas vezes que vejo uma pessoa dedicando seu tempo a estudar o comportamento dos pássaros, e observar cada movimento cada maneira, e mais ainda respeitando os limites de cada alado..

Criar pássaros é mais que te-lo em uma gaiola, criar pássaros e saber respeitar, e compreende-los, pois somente assim conseguiremos alcançar o sucesso tanto na reprodução como nos torneios..

Boa sorte a todos..



Última edição por ENIVALDO em Sáb 20 Out 2012 - 8:41, editado 1 vez(es)


Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Convidad
Convidado

Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!! - Página 6 Empty Re: Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!!

Sex 19 Out 2012 - 23:27
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Wagner Mattos
Wagner Mattos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 26
Pontos : 32
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/10/2012
Localização : Simões Filho - Bahia

Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!! - Página 6 Empty Re: Dicas importantes para criação de coleiro. Leiam, é importante!!!!

Dom 21 Out 2012 - 20:20
Show, valeu meu irmão.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos