ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

uso da cantaxantina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

uso da cantaxantina

Mensagem por ian lagos em Qui 23 Ago - 23:56

Cantaxantina

Postado por Halisson Alves às 14:59
A cantaxantina é um corante de pigmentação vermelha que é usado na alimentação dos canários para que estes se tornem canários de fator vermelho. A cantaxantina pode ser usada para qualquer cor de canário, independentemente da raça ou do sexo.

Ela pode ser adquirida em lojas de criadores ou pet-shop. Deve ser bem dosada para que não cause danos aos filhotes que forem ingeri-la.

Para se obter um bom resultado, é necessário colocar uma pitadinha de cantaxantina em cima do ovo cozido a cada dia assim que começar a aparecer os primeiros sinais de encartuchamento dos filhotes. Isso acontece por volta do 13º ou 14º dia de vida. Desse modo, os pais irão comer o ovo, fazer a papa e tratar dos filhotes, que consequentemente ficarão com a pigmentação avermelhada ou alaranjada dependendo da genética dos pais. Alguns criadores preferem dar a cantaxantina na primeira muda de pena, misturada na farinhada, pois o corante é um produto muito forte, e muitas vezes pode causar complicações sérias nos filhotes. Uma delas é o ataque à retina do canário, podendo deixá-lo cego. Outra complicação pode se dar com o sistema digestório dos canários, pois o corante ataca a flora intestinal e prejudica na absorção de nutrientes. Porém, se dosado com cuidado e na medida certa, ele só trará benefícios ao seu plantel.

A cantaxantina é usada por criadores que desejam obter o canário mosaico perfeito para as exposições e campeonatos, mas também pode ser usada por aqueles que acham a cor muito bonita. Tudo é uma questão de gosto.

E ae galera ? o procedimento do ovo é correto? como devo ministrar e em quais quantidades e com quanto tempo de vida é indicado o uso dela !

vlw abraços !

ian lagos
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário

Mensagens : 293
Pontos : 376
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 29
Localização : niteroi - rj

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: uso da cantaxantina

Mensagem por jeanvictorbp em Sex 24 Ago - 0:22

achei interessante mesmo . acho que o procedimento no ovo e correto sim mas temos que ter cuidados com a quantidade.
peguei ate um postagem de exemplo.




Modo de usar

A cantaxantina pode ser misturada aos alimentos de diferentes maneiras. A maioria dos criadores prefere misturá-la com a farinhada feita pelo próprio criador ou adquirida em casas de ração. Outros preferem usá-la com a gema do ovo peneirada, entre outras formas. Mas o propósito é o mesmo: pigmentar as aves e deixá-las sempre belas.


Dosagem

A adição de 500 miligramas por quilo de alimento é suficiente para garantir uma ótima pigmentação. Contudo, guardadas as proporções não exageradas na alimentação e os fins para os quais a cantaxantina é empregada, muitos chegam a dobrar a quantidade.

Armazenamento

A cantaxantina deve ser armazenada em local fresco; nestas condições e conservado na embalagem original, mantém a totalidade de sua atividade declarada durante período superior a um ano. Diante de todas essas informações acima citadas, ainda é imprescindível que um criador especializado seja consultado para ajudar no manejo do produto e no fornecimento de informações sobre a criação de aves exóticas.

(Com informações do livro "A criação de canários e seus cuidados" - de Ademir Eugênio Lopes)

jeanvictorbp
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagens : 565
Pontos : 610
Reputação : 21
Data de inscrição : 06/08/2012
Localização : rio de janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: uso da cantaxantina

Mensagem por Leonardo Santtos em Sex 24 Ago - 12:20

Muito bom Very Happy


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

" Ei, as ruas querem mais som, nosso dom não pode ser secreto tipo a sociedade maçom, se é o que cês quer ? toma ! entrego tipo garçom, estourando orelhas como fez o Myke Tyson, ou tio rumo ao gol viu ? fábrica de flow phill, 3 pastores resgatando almas de quem ouviu . verso util, quebrando tabu xil, se seu gosto musical cê aprendeu vendo Raul Gil, seu coração é o seu remédio quando a vida diz tudo passarás, lá terroristas derrubam prédios aqui nóis derrubamos mascarás, eu grito aos 4 cantos o que meu peito me diz, num tempo onde as bases falam mais que os MC's, a raiz não tá no chão, a raiz ta em você, se não ensinaram o que é revolução a pratica é o melhor jeito de aprender ! Olhe pro nóis senhor que nóis olha por cada fãn, hoje é dia dos de bem, falador passa amanhã ! "

Leonardo Santtos
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 1667
Pontos : 1815
Reputação : 72
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 19
Localização : Nova Iguaçu - RJ

http://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: uso da cantaxantina

Mensagem por Itamar júnior em Sex 24 Ago - 12:54

Interessante o texto...

Itamar júnior
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 1588
Pontos : 1674
Reputação : 78
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 16

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: uso da cantaxantina

Mensagem por diegoch em Sex 24 Ago - 14:37

A cantaxantina é um corante de pigmentação vermelha que é usado na alimentação dos canários para que estes se tornem canários de fator vermelho. A cantaxantina pode ser usada para qualquer cor de canário, independentemente da raça ou do sexo.

Acho que tem algo errado ai, pois ja pesquisei um pouco sobre isso e sempre li que, ou o canario tem o fator vermelho ou nao tem...

Não existe isso de dar cantaxantina e o canario virar canario de fator vermelho...

E muitos criadores recomendam nao dar cantaxantina a canarios que nao tem fator vermelho, pois ao invez de deixa-los mais bonito vc pode estragar toda a cor do canario

diegoch
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário

Mensagens : 216
Pontos : 248
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 27
Localização : Sao Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum