ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

O que eu fiz de errado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que eu fiz de errado?

Mensagem por mppimentel em Qua 15 Ago - 13:03

Olá pessoal,

Minha fêmea colocou 4 ovos, porém hoje cedo quando fui limpar a gaiola o ninho estava limpo (sem nenhum ovo), no chão da gaiola estavam cascas dos ovos e algum resto das gemas. Pelo que percebi ela ou ela comeu os ovos, suspeitei dela pois a vi beliscando uma casca.

Como foi minha primeira experiência, peguei algumas dicas na internet porém posso ter errado em alguma coisa. Vou relatar para vocês algumas ações minha que fiquei preocupado de ter resultado nesse problema:

A) coloquei algodão e pedações de estopa no chão da gaiola para que ela fizesse o ninho;
B) Dei um grande mole no inicio e deixei o ninho solto, o primeiro ovo caiu mas não estourou só rachou. Fiquei com medo de jogar fora e voltei com esse ovo para o ninho. Ele durou até ontem de manhã (quando já tinham 4 ovos), foi quando ele amanheceu totalmente rachado e eles o tiraram do ninho;
C) Nessa que eles tiraram o ovo do ninho todo o algodão/estopa também foi retirado, acho que como sujou eles tiraram tudo (são limpinhos...rs). Como vi o ninho vazio eu coloquei algodão novo no fundo da gaiola, inclusive coloquei diretamente no ninho também;
D) Não toquei nos ovos. Preferi deixá-los no ninho sem fazer a troca que o pessoal faz retirando um a um para depois retornar com todos.

O que pode ter ocorrido? Devo arriscar tentar nova ninhada com esse casal ou separo?

Abr.
Márcio Pimentel

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 83
Reputação : 0

http://dicasbacanas.blogspot.com.br

Re: O que eu fiz de errado?

Mensagem por diegoch em Qua 15 Ago - 13:08

Talvez a femea tenha jogado os ovos pra fora, pois nunca ouvi falar de canario que come ovos...

Pode acontecer do algodao ou estopa ter enroscado no pe dela e ela saiu puchando tudo...

Mas ainda acho mais provavel que ela tenha jogado os ovos pra fora, algumas femeas sao chatas e fazem isso quando se meche muito na gaiola

diegoch
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 248

Mensagem por mppimentel em Qua 15 Ago - 13:12

Vlw pela Resposta Diego!!

Mas seria quase que impossível, pois nessa segunda vez (devido a limpeza do primeiro ovo que quebrou), só tinha algodão no ninho, logo não dava para puxar, principalmente todos. Além disso as cascas estava em vários pontos da gaiola não só em volta do ninho.

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por ian lagos em Qua 15 Ago - 13:29

entao meu camarada, nam inha opiniao , troca o algodao e os pedaçoes de estopa por pedaços de 5 cm de barbante, ou pegue sua estopa e desfie pra ficar em fios de 5cm, pode ter ocorrido da unha ter agarrado na estopa ou no algodao ... e na gaiola, ponha areia de grit e um OSSiBA ( vende em petshop ) que é rico em calcio, pode ter ocorrido tambem do seu canario estar sentindo falta dessa vitamina e comecou os ovos ... dee para eles tambem, 1 vez por semana, ai fica a seu criterio ( so nao pode dar muito por que vai fazer mal ) ... ovo cozido, com casca e tudo, corta na metade o ovo cozido e coloque naquela vasilha especifica pra ovo.... isso pode ajudar . E se eles estam normais, sem brigas, fazendo o ninho tudo certinho, pode tentar tirar sim, poem os materiais que falei e deixe la denovo q ela fara o ninho . Fica minha dica, os mais experientes pódem te ajudar mais q eu certamente, mas fica a minha opiniao pra te ajudar.

Grande abraço a todos , vlwwwwwwwwww !

ian lagos

Pontos : 376
Reputação : 9

Mensagem por edsonluck em Qua 15 Ago - 14:47

Nunca tive esse problema de a fêmea comer ovos sempre dei cálcio nas minhas ninhada, coloque barbante com 5 cm, quando a fêmea esta com ovo eu deixo sempre osso de siba disponível, e dou cálcio na água todos os dias, nunca tive problemas com canário comer ovo.

EDSON OLIVEIRA DA SILVA

edsonluck
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 712
Reputação : 18

Mensagem por mppimentel em Qua 15 Ago - 15:53

Eu fiquei mega chateado, sempre tive vontade de voltar a criar canários (eu criei a muito tempo atrás) e poder tirar filhotes (aquele sonho de infância) e consegui isso em 3 meses, agora me acontece isso.

Vamos aguardar possíveis novas sugestões. Mas as respostas já ajudou bastante. Vlw pessoal.

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Convidado em Qua 15 Ago - 16:13

Eu acho que isso conteceu pelo fato de você ter c olocado um ovo rachado, e ela te estourado, como ela viu que a choca não tinha sido sucesso, acabo tento essa reação, o mais adequado era ter trocado o ovo por um de index. pode ser tbm a falta de calcio.

Convidado
Convidado

Mensagem por mppimentel em Qua 15 Ago - 16:55

Diego, essa foi a única coisa mais concreta que eu me apeguei que acredito ter motivado essa reação dela.

Vc acha que eu devo mantê-la na gaiola com ele e tentar reinicio da nova ninhada?

Abr.

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por roberth vidaloka22 em Qua 15 Ago - 17:43

olha vc deve nao ter cortado a estopa e deve ter embaraçado no pe dela vc deve corta a estopa com uns 5 cm para nao acontecer de novo

roberth vidaloka22

Pontos : 277
Reputação : 6

Mensagem por mppimentel em Qua 15 Ago - 20:42

Acabei de chegar em casa e fui dar aquela conferida e para ficarmos mais confusos a mocinha está deitada no ninho linda e bela. Agora mesmo é que não entendi nada.

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por wellington reis da silva em Qua 15 Ago - 21:14

Amigo, aconteceu comigo isso! 3 vezes! Exatamente a mesma coisa. Tanto que perdi a temporada. Pensando coisas do tipo:
O erro foi eu ter colocado estopa;
entao tentei fazer com sinzal.
Isso é o comportamento da femea,
e nada deu certo.
Levei o casal no veterinario, após exames. Comprovada falta de cálcio na femea e no macho.

Pensei, ele deve estar loco, foi passado polivitaminico pra eles antes da reprodução. Ainda deixei osso de sibá!

Falei com Portugueses em um fórum de Portugal, eles me confirmaram o que o veterinário disse e me derão uma sugestão que funcionou 100%!

Trata-se de uma farinhada.
se quiser passo a receita a baixo, não custa tentar.

Também fiquei muito surpreso na hora que ele me falou, pensei que era do comportamento da femeá mais a real é que eles não comem o ovo no ninho e sim no fundo da gaiola Por isso desfazem o ninho e jogão os ovos fora!

Receita da farinhada:

6 cascas de ovo: ( só as cascas, cruas não de ovo cozido )
3 colheres de aveia em flocos.

modo de preparo:

torre as cascas em um forno elétrico ou de fogão não torra no micro-ondas.
Depois triture com um pilão ou no liguidificador. Mas deixe proximo a aveia, não faça ficar igual uma farinha de trigo.

Misture na aveia, e sirva em um comedor limpo. Depois de 10 dias comece o namoro. Denovo. Essa farinhada os tratadores incluirão no manejo por 25 dias.

Resolve mesmo, e não custa tentar. Espero ter ajudado!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

wellington reis da silva

Pontos : 308
Reputação : 6

Mensagem por diegoch em Qua 15 Ago - 21:15

segue o conselho do pessoal, corta os fios em 5cm, de calcio e espera uma nova postura

diegoch

Mensagem por jeanvictorbp em Qua 15 Ago - 21:26

sempre coloco o algodao isso depende de cada femea . ou o ovo nao estava galado mas nao desiste nao coloque o barbante ou algodao e tente novamente mas da um calcio para ela vlw

jeanvictorbp
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 610
Reputação : 21

Mensagem por mppimentel em Qua 15 Ago - 21:55

Vlw galerinha, o pessoal aqui é show. Postei a dúvida hoje a tarde e tive diversas respostas.

Muito obrigado pela atenção de todos.

Abr.

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por ian lagos em Qua 15 Ago - 22:16

nao tenho nada contra o seu manejo de por algodao nao, é que ja vi varias vezes o algodao agarrado na unha dos passaros, por outro lado é bom que aquece bem e é fofinho Very Happy hehehehe ..

aBraçossss !

Obs : da areia de fundo de gaiola pra ele em um potinho, tem farinha de ostra, algo assim que tambem é muito bom pra eles e pra sua digestao, e tambem deve ajudar no problema do calcio.
VLWWWW !

ian lagos

Mensagem por diegoch em Qui 16 Ago - 1:21

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:nao tenho nada contra o seu manejo de por algodao nao, é que ja vi varias vezes o algodao agarrado na unha dos passaros, por outro lado é bom que aquece bem e é fofinho [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] hehehehe ..

Concordo... Algumas femeas forram somente a lateral do ninho com algodao, assim dificilmente enrosca... Mas ja vi muitas forrar o ninho todo e o algodao enroscar na unha delas... ai qndo ela sai do ninho vem puxando o algodao no pé

diegoch

Mensagem por mppimentel em Sab 18 Ago - 19:57

Galera, desculpe-me dar um up nesse tópico, porém estou preocupado com a seguinte situação: Depois dos ovos comidos ainda assim ela não sai do ninho, fica a maior parte do tempo deitada lá, mas ainda sem novos ovos.

O que v6 acham? Mantenho ela no ninho?

Abr.
Márcio Pimentel

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por diegoch em Sab 18 Ago - 20:20

retira o ninho por 3 ou 5 dias, depois volte com ele pra gaiola...

Eu costumava deixar ateh ela botar novamente, porem alguns amigos experientes aqui do forum, disseram que se vc retirar por 5 dias e depois voltar com o ninho vc acelera a nova postura

diegoch

Mensagem por mppimentel em Sab 18 Ago - 20:23

Diego,

Mantenho o casal junto ou separo também?

Abr.

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por ian lagos em Sab 18 Ago - 22:08

eles estam brigando ??? se eles estam em armonia e sem brigar pode deixar juntos, ai depois de uns 3, 5 dias voce volta com o ninho, se nao estiverem bem, tira o macho, dexa ele perto pra eles se ouvirem, e faça o q falei em cima, deixa ela sem ninho us 3,5 dias , depois volta com o ninho, quando ela comecar a fazer o ninho voce poem o macho na divisoria e depois de uns 3 dias junta eles se tudo correr bem ok ? abraçoss

ian lagos

Mensagem por mppimentel em Qua 29 Ago - 22:14

Pessoal,

Perdoe-me, precisei dar um up nesse tópico.

Fiz o que os amigos indicaram, deixei o casal separado por uma semana, inclusive sem ninho. Nesse período dei ovo por 3 vezes e incluí o cálcio na dieta, principalmente dela.

Após uma semana juntei o casal e foi tiro e queda, com 5 minutos juntos já estavam cruzando. Hoje quando cheguei do trabalho lá estava o primeiro ovinho. Porém enquanto eu limpava a gaiola e trocava comida ela foi lá e furou o ovo e começou a comê-lo. Simplesmente fiquei paralisado vendo a cena.

Nem sei o que fazer, fiquem a vontade com as dicas. O que me deixa mais triste é que com certeza tem mais ovinho vindo por aí.

Abr.
Márcio Pimentel

mppimentel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por GUSTAVO MOREIR em Qua 29 Ago - 23:44

MARCIO, ACREDITO Q VC FEZ ERRADISSIMO COLOCAR OVO TRINCADO NO NINHO, MELHOR PASSO É VC SEPARAR O CASAL E DAR AVITRIN CALCIO,
(20 GOSTA EM 50 ML) AGUA TEM QUE SER LIMPA E FILTRADA TROCADA TODOS DIAS, ACREDITO QUE VC NAUM DEU CALCIO SUFICIENTE,CERTO SERIA FAZER ESSE APREPARO 30 DIAS ANTES DE ENCASALAR OS PASSAROS. PEGUE CASCA DE OVO DE GALINHA LAVE,SECA DEPOIS COLOCA EM UMA PANELA FOGO BAIXO, VAI TORRANDO MOEDO COM UM SOCADOR DE ALHO, ATE FICAR UM PÓ, SIRVA PRO CASAL,FARINHA DA OSTRA TAMBEM AJUDA IMEDIATO.

DEPOIS SEGUNDO PASSO COLOQUE O NINHO E AMARRE ELE BEM NA GRADE PARA Q NAUM SE MOVA E COLOCAR PEDAÇOS DE FITAS OU PODE SER MESMO JORNAL EM PIQUENOS PEDAÇOS, A FEMEA CONFEITARÁ O NINHO NAUM PRECISA DE MUITA COISA SO PRA ESTIMULAR ELA BOTAR. O RESTO A NATUREZA FAZ.

BOA SORTE COM SEUS ALADOS

NASCIDO PARA CANTAR...
...NÃO CRIE CASO,CRIA CANTADOR.

by.GUSTAVO

GUSTAVO MOREIR

Pontos : 249
Reputação : 7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo