POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA?
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
edsonluck
edsonluck
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 584
Pontos : 712
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2012
Idade : 37
Localização : Maua

POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA? Empty POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA?

Qua 4 Jul - 20:26
Boa noite amigos,

Venho com uma mega duvida, extrusada como muitos já postaram é otima e ja aplico mais de 6 meses nos meus alados, eis uma questão, na criação posso deixar só na extrusada direto ou aplico sementes também? Aqui as sementes é muito ruim, a femea pode alimentar os filhotes só com alcon e top life? Fora as frutas, ovo e verduras? Desde já Agradeço a todos.


EDSON OLIVEIRA DA SILVA
Carlos Vinícius
Carlos Vinícius
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2468
Pontos : 2762
Reputação : 126
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro /São Gonçalo

POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA? Empty Re: POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA?

Qua 4 Jul - 20:38
Rapaz...crêio q vc tera aqui, opiniões divididas...sorte.
tiago canarios
tiago canarios
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 920
Pontos : 985
Reputação : 24
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 54
Localização : campinas

POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA? Empty Re: POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA?

Qui 5 Jul - 7:43
eu não abro mão das sementes primeiro vem a semente depois as extrusadas eu particularmente só dou extrusadas quando desmamo os filhotes pois é mais facil para eles comerem do resto eu não uso

o grande problemas é que as grande industrias fazem de tudo para tentar lucrar mais não digo que não seja boa mas tambem confeço que nunca achei nada de estraordinario como disse eles tentam colocar de tudo na nossa cabeça.



AGORA UM ARTIGO DO DR.FELIPE


O mito do uso de sementes em aves
por Dr Felipe Bath em Seg 22 Ago - 23:51

Prezados leitores e amigos! Como sempre ao longo destes anos estou de volta! Já digo que estou empolgado hoje e o tema é extremamente polêmico. Já deixo os meus agradecimentos à diretoria do Clube de Volta Redonda pelo convite da palestra e para o Clube 3C e ACCN pelo convite para integrar a Revista Anual. Sem esquecer o Ademir nosso editor que me atura até hoje. Chega de puxação de saco e vamos para o artigo de hoje! Então se acomodem e boa leitura.

Vejo inúmeros criadores repudiarem o uso de sementes e outros que não a trocam por nada. Afinal quem está certo ou errado na história?! Lembro de minha infância quando meu avo tinha algumas aves em casa. Tinha melro, papagaio, cúrio e por aí vai e lembro que eles comiam de tudo menos ração até porque não existiam na época e viviam uma eternidade.. morriam de velhice e as sementes não tinham o menor controle de nada. O que mudou!? Vejo aves morrerem tão jovens..

Existem veterinários que se omitem, tem veterinários patrocinados e tem veterinários como eu que vai pra ´´guerra´´. Eu falo, mas falo consciente e embasado em mais de 8 anos de estudo e se gera o incomodo de grandes pessoas é porque tenho razão nos meus artigos.. então doa a quem doer eu escrevo.

O uso de sementes na alimentação de aves vem de longa data. É uma cultura disseminada e será que está errada há milênios?! A muito esperava a oportunidade de poder desenvolver uma marca de sementes ao meu modo e essa oportunidade veio com a Birdmix. Uma empresa nova aqui do RJ que me convidou para participar dessa jornada. Hoje eu digo que é uma excelente marca; existem outras marcas de qualidade no mercado que cumprem algumas exigências By Felipe Bath como a Zoofood.

Toda mistura de sementes deve ser limpa e isso se consegue com sopradores que removem as cascas e impurezas. Outro fator seria a qualidade da embalagem que algumas deixam a desejar, mas que de maneira geral são boas. E o principal seria a irradiação UV nestas sementes visando eliminar ou diminuir a carga microbiana.

Ora, mas vocês vão me falar que com o uso de ração sua ave esta livre de toxinas e tal, mas na verdade os riscos são os mesmos. Depende da qualidade dos insumos primários ate porque as toxinas fúngicas em sua maioria não são termolábeis, ou seja, não são destruídas com o emprego do calor.

Vejo inúmeros criadores usando adsorventes de micotoxinas livremente pensando que é a melhor coisa do mundo. Mas vou contar uma historinha. O uso de adosorventes e não absorventes como muitos falam deve ser usado com cautela durante um período específico e não como uso rotineiro. Por que disso!? Pelo simples motivo que com o uso contínuo desses fármacos temos o comprometimento da absorção de micronutrientes como zinco, cobalto, selênio, etc.. e aí vem o relato de inúmeros criadores que as aves não aprontam, macho não gala, não enche ovo e por aí os inúmeros problemas reprodutivos. Soma-se a isso o erro crucial de se usar suplementos reprodutivos na agua de beber. Nunca vi vitamina lipossolúvel (Vitamina ADE) ser usada na agua.. mas enfim.. cada um tem o veterinário que merece. Todo e qualquer suplemento que possua

ADE deve ser usado na comida apesar da bula muitas vezes dizer ao contrário.

Outro tópico polêmico é que se não consegue equilibrar uma mistura de sementes uma vez que a ave comerá o que ela mais gostar, mas no fundo depende do tempo de exposição e da quantidade administrada por dia. Com certeza a ave come as sementes.

Claro que depende de algumas situações como muda de bico onde ela irá preferir as sementes mais macias e irá se alimentar. E com as rações!? Apesar de cada grão/partícula de ração ser teoricamente igual sempre há desperdício assim como nas sementes e quando a ave esta em muda de bico o que fará?! Ate porque o índice de fibras é mais elevado e a extrusada tem menos teor de água.

Aí decorre em outro problema você ve a ave levar a ração para o pote de agua e molhar para amolecer e poder comer; o que suja a agua de beber. Lógico que outros fatores a fazem fazer isso como a pivite que é resultado de uma alimentação dura demais para a ave em questão.. vocês já leram esse artigo aqui.

Outro fato interessante é que a ave realmente come as sementes sem nenhum artifício de fabricação, como o uso de aditivos ou pigmentantes e por fim não há necessidade de conservantes ou estabilizantes ou antioxidantes como temos em algumas extrusadas.

Defendo o uso de sementes. É uma coisa natural. A anatomia do bico da grande maioria das aves foi feito para isso. Basta observar o que essas comem na natureza.

Cúrio, bicudo e coleiro comem sementes por natureza. Trinca ferro, sabia, melro são insetívoros/frugivoros por aptidão. Olha a diferença no bico! O erro no manejo nutricional faz com que surgem problemas de cativeiro como a já falada pivite.

Então Dr. Felipe toda ave come sementes!? Claro que não.. depende de cada ave e você deve respeitar e conhecer melhor sobre a espécie que possui. O Dr. só usa sementes na dieta das aves?! Também não. Tento mesclar com o uso de extrusadas na medida do possível. Afinal ninguém quer uma ave na gaiola. As pessoas querem super aves de torneio ou super galadores e cantores e confesso que as sementes são pobres em

nutrientes e as extrusadas entram neste sentido de somar forças.

Então por que não usar somente extrusada já que é mais rica em nutrientes e equilibrada!? Justamente pelos motivos apresentados e pelo simples fato da ambiência da ave. A ave não come extrusada na natureza. Então meus amigos tentem equilibrar e usem o bom senso na alimentação de suas aves.

Consulte sempre o seu veterinário especializado. Eu continuo na Birdmix e deixo o pensamento do dia:´´ A duvida é o princípio da sabedoria´´. Pensem nisso e até a próxima.

___________________________________________________

Dr. Felipe Victório de Castro Bath

Médico Veterinário CRMV-RJ 8772

Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens

Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ




eu detesto pessoas que falam que é uma coisa da qual ainda não chegou nem perto
Carlos Vinícius
Carlos Vinícius
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2468
Pontos : 2762
Reputação : 126
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro /São Gonçalo

POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA? Empty Re: POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA?

Qui 5 Jul - 8:01
Tiago, na minha opinião esta certo, tambem ñ abro mão das sementes!
edsonluck
edsonluck
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 584
Pontos : 712
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2012
Idade : 37
Localização : Maua

POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA? Empty Re: POSSO CRIAR MEUS CANARIOS SÓ COM EXTRUSADA?

Qui 5 Jul - 8:38
Boa amigos gostei muito da materia, vocês são fera, com certeza não vou abrir mão das sementes, vou deixar uma mistura balanceada de semente e extrusada. Obrigado a todos do forum.


EDSON OLIVEIRA DA SILVA
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos